Moçambique. Movimentação de alegados terroristas deixa população em pânico

moçambique. movimentação de alegados terroristas deixa população em pânico

A movimentação de suspeitos elementos terroristas deixou em pânico a população do distrito de Ancuabe, província moçambicana de Cabo Delgado, disseram hoje à Lusa fontes da comunidade local.

Um grupo não especificado de alegados terroristas foi visto pela população a atravessar a estrada Nacional 1 (N1) este domingo, a escassos metros da sede do posto administrativo de Metoro, no distrito de Ancuabe.

“Passaram perto da aldeia, ali nas bombas saíram do lado do distrito de Chiùre para o norte, todo o mundo abandonou o seu posto de trabalho. Aqueles que vendem cerveja e os guardas das bombas de combustível também fugiram”, disse uma jovem de 32 anos, vendedora em Metoro.

Acrescentou que a distância entre o local da travessia e a sede do posto administrativo de Metoro é de 300 metros, o que aumentou o medo face a um possível ataque: “Sabem que 300 metros é mesmo na aldeia. Todo mundo fugiu para ir dormir. Mas acredite, eu pelo menos não apanhei sono”.

Algum populares veem esta movimentação dos terroristas, do distrito de Chiùre, sul da província, para a zona norte de Cabo Delgado como resultado dos ataques das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique e das congéneres do Ruanda, no terreno, aos grupos insurgentes.

“Não é comum, mas acho que as FDS e do Ruanda estão a trabalhar sem piedade, espero que isso mude para o bem da população, que já não aguenta mais”, lamentou a mesma fonte, a partir de Metoro.

A nova vaga de ataques terroristas em Cabo Delgado causou 58.116 deslocados em pouco mais de duas semanas, segundo estimativa divulgada hoje pela Organização Internacional das Migrações (OIM).

Em causa, de acordo com o boletim semanal daquela agência intergovernamental, estão ataques entre 08 e 25 de fevereiro, sobretudo nos distritos de Chiùre e Macomia, respetivamente com 54.534 e 2.626 deslocados naquele período, mas sobretudo crianças (35.295).

“Os ataques e o receio de ataques por parte de grupos armados” verificou-se sobretudo em Ocua, Mazeze e Chiùre-Velho, no distrito de Chiùre, com os deslocados a fugirem para a vila de Chiùre (15.354) ou para Erati, na vizinha província de Nampula (33.218), acrescentou.

Os registos da OIM apontam para 11.901 famílias deslocadas em pouco mais de duas semanas de fevereiro no sul da província de Cabo Delgado.

No mesmo boletim, a OIM refere que entre 22 de dezembro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024, “ataques esporádicos e medo de ataques” em Macomia, Chiure, Mecufi, Mocímboa da Praia e Muidumbe já levaram à fuga de 15.470 famílias, num total de 71.681 pessoas.

A polícia moçambicana disse na segunda-feira à Lusa que está a “filtrar” o movimento de deslocados provocado pela nova vaga de ataques terroristas dos últimos dias, sobretudo no distrito de Chiùre, à procura de eventuais insurgentes nesses grupos.

“Estamos a trabalhar com as comunidades, tendo em conta que temos de filtrar para poder perceber se neste grupo de regressados no distrito de Chiùre se encontram lá alguns infiltrados, alguns que podem estar associados ao terrorismo”, disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Cabo Delgado, Aniceto Magome.

Vários ataques terroristas no sul de Cabo Delgado provocaram mortos entre a população nas últimas duas semanas em aldeias do distrito de Chiùre, levando à fuga de pelo menos 13.000 pessoas só para a vila de Chiùre, concentrados em campos de reassentamento instalados em três escolas, mas também em casas de familiares, segundo fonte da autarquia local.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou nas últimas semanas vários ataques e vítimas mortais, sobretudo no sul da província de Cabo Delgado, após um período de vários meses de acalmia.

A província enfrenta há seis anos alguns ataques reivindicados pelo EI, o que levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos do gás.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World