Após embates na CPI da Covid, senadores se preparam para batalhas eleitorais em 2022

Asia's Tech News Daily

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Os capítulos finais da CPI da Covid, cujo relatório final deve ser apresentado nesta segunda-feira (18), devem marcar o apagar dos holofotes para membros da comissão e virar a chave para as duras batalhas que os senadores devem enfrentar na eleição do próximo ano.

Dos 11 titulares da CPI da Covid, 8 serão candidatos em 2022. Dois deles disputam a reeleição. Outros seis, em meio de mandato, miram voos mais altos: são pré-candidatos a governador.

Entre os que vão concorrer à reeleição está o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD). Ele disputará um novo mandato no Senado em situação adversa, cenário oposto ao de 2014, quando foi eleito com forte respaldo popular após cinco anos como governador do Amazonas.

Aziz vive um momento de baixa desde a eclosão da operação Maus Caminhos, em 2016. A investigação apontou suspeitas de irregularidades na área da saúde no período em que ele governou o Amazonas, entre 2010 e 2014. O senador nega envolvimento em ilícitos.

Em 2018, o senador foi testado nas urnas ao concorrer ao governo do estado, mas terminou em quarto lugar. Foi eleito o jornalista Wilson Lima (PSC), que disputava a sua primeira eleição.

Ao longo da legislatura, Aziz e Lima ensaiaram uma aproximação, movimento que acabou criando fagulhas com um antigo aliado, também membro da CPI da Covid: o senador Eduardo Braga (MDB).

Antecessor de Omar Aziz no governo do Amazonas, Braga quase sucumbiu à onda antipolítica de 2018, mas conseguiu retornar ao Senado na segunda vaga com uma diferença de pouco mais de 25 mil votos para o terceiro colocado.

Três anos depois, seu objetivo é voltar ao governo do Amazonas. Começou a percorrer o estado inaugurando obras financiadas com emendas parlamentares e fazendo articulações com prefeitos.

Também tenta ganhar popularidade em Manaus, onde teve um de seus piores desempenhos em 2018. Para isso, intensificou o corpo a corpo com eleitores e até dançou zumba com apoiadores na periferia da capital amazonense.

Depois de um período de baixa, Aziz e Braga voltaram a ganhar os holofotes com a participação na CPI da Covid e retomaram o protagonismo na política do Amazonas, um dos estados mais castigados pela pandemia, inclusive com falta de oxigênio nos hospitais em janeiro.

Em julho, Braga e Aziz chegaram a bater boca em uma sessão da CPI sobre possíveis investigações da gestão da pandemia no Amazonas. Na votação de requerimentos, Braga disparou contra Aziz e pediu que ele não transformasse a comissão em palco eleitoral.

“Esta comissão não é uma questão de disputa regional. (…) Vossa Excelência quer trazer para essa discussão a disputa de 2022 para o estado do Amazonas. Não faça isso, senador”, afirmou.

O embate chegou a trincar o chamado G7, grupo dos sete membros da CPI independentes ou de oposição a Bolsonaro. Mas a tensão arrefeceu e prevaleceu uma espécie de pacto de não agressão entre os senadores, que disputarão cargos diferentes em 2022.

Além de Eduardo Braga e Wilson Lima, a eleição para o governo do Amazonas terá outro candidato competitivo: o ex-governador Amazonino Medes (DEM), que já comandou o estado por quatro mandatos.

O cenário também não é simples para Omar Aziz, que terá dois concorrentes de peso: o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) e o Coronel Menezes (Patriota), amigo próximo de Bolsonaro.

Dentre os demais membros da CPI, além de Aziz, apenas o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, também concorrerá à reeleição em 2022. Mas este tende a ter um caminho de menos percalços.

Com uma sólida base no interior da Bahia, onde o partido tem 1 de cada 4 prefeitos, Otto fará parte da chapa capitaneada pelo senador Jaques Wagner (PT), pré-candidato ao governo.

Com um perfil incisivo na CPI, o senador ganhou notoriedade e viu crescer o número de seguidores nas redes sociais. Aproveitou o período em evidência para anunciar apoio ao ex-presidente Lula (PT) mesmo se o seu partido tiver candidato à Presidência.

Além de Eduardo Braga, outros cinco membros da CPI estão em meio de mandato e devem ser candidatos a governador.

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede) será candidato ao Governo do Amapá. Com atuação de destaque na comissão, onde protagonizou duras críticas ao governo Bolsonaro, o senador passou a ser assediado pelo PDT.

A aproximação, contudo, esbarra no cenário local: Randolfe faz oposição acirrada ao governador Waldez Góes (PDT). Nacionalmente a migração para o PDT é estimulada pelo presidente do partido, Carlos Lupi.

Dentre os 4 senadores da CPI da Covid alinhados a Bolsonaro, 2 se destacam pela defesa enfática do presidente na comissão e ganharam pontos com o Planalto.

Pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) protagonizou discussões ásperas com o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Também atuou como uma espécie de anteparo na CPI para um potencial aliado em seu estado: o empresário bolsonarista Luciano Hang, cotado para concorrer a uma vaga no Senado.

Com esses movimentos, se cacifou como principal aliado de Bolsonaro em Santa Catarina. Deve ter primazia junto ao núcleo duro do bolsonarismo, que começa a abandonar o barco do governador Carlos Moisés (sem partido).

O cenário é parecido em Rondônia, estado com viés bolsonarista que viu o senador Marcos Rogério (DEM) se tornar o líder da tropa de choque do presidente na CPI. Ele avalia ser candidato a governador.

“Temos que ver o que é melhor para Rondônia. O apoio do presidente é muito importante, mas nem eu mesmo sei ao certo se o caminho será ou não uma candidatura ao governo”, afirma o senador, que vive um imbróglio partidário com a fusão entre DEM e PSL.

A criação da União Brasil fará com que ele passe a dividir o mesmo partido de seu potencial adversário: o governador Marcos Rocha (PSL). A reportagem apurou que, por ser governador, Rocha terá primazia na condução da União Brasil em Rondônia.

Marcos Rogério afirma que ainda não há definição sobre o comando do novo partido em Rondônia e disse que eventual plano B para sua candidatura ao governo só será cogitado se for rompido o vínculo de confiança com o DEM.

Também são pré-candidatos aos governos de seus estados os senadores Eduardo Girão (Podemos), do Ceará, e Luis Carlos Heinze (PP), no Rio Grande do Sul.

Para se consolidarem como candidatos da base bolsonarista, contudo, ambos terão que conseguir unir os aliados do presidente em seus respectivos estados.

No Rio Grande do Sul, Heinze lançou sua pré-candidatura ao governo em junho, mas enfrenta a concorrência direta do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, que deve trocar o DEM pelo PL para concorrer ao mesmo cargo.

A possível filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PP, por outro lado, pode fazer o senador gaúcho ganhar espaço na peleja contra o ministro.O PP tem força eleitoral no Rio Grande do Sul, onde elegeu 143 prefeitos em 2020.

Eduardo Girão, pré-candidato ao governo do Ceará, afirma ter posição de independência, mas atuou alinhado a Bolsonaro na CPI.

Seu principal entrave é a pré-candidatura ao governo do deputado federal Capitão Wagner (Pros), que tem a simpatia do presidente e maior aproximação com os bolsonaristas do estado.

O outro cearense membro da CPI da Covid, senador Tasso Jereissati (PSDB), não deve concorrer a cargos eletivos em 2022. Ele deve deixar a política após 36 anos.

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Mousse de chocolate e laranja

© TeleCulinária Mousse de chocolate e laranja – TeleCulinária Qual é o miúdo que resiste a uma mousse de chocolate e laranja? Não são apenas os miúdos que ficam loucos ... Read more »

Arrendamento “vivo” em Lisboa e com número recorde de novos contratos

© idealista/news Arrendamento em Lisboa No primeiro semestre do ano, foram celebrados 9.065 novos contratos de arrendamento no concelho de Lisboa, “um recorde desde que há registos”, revela em comunicado ... Read more »

UNITA suspende três membros da Comissão Política entre os quais ex-candidato

© Fornecido por Lusa UNITA realiza XIII congresso até 04 dezembro  Luanda, 02 dez 2021 (Lusa) – A direção da UNITA suspendeu três membros da Comissão Politica  entre os quais ... Read more »

Quattro Teste: País Basco e Itália unem-se em bar no coração de Lisboa

Fica numa antiga tasca típica perto do Castelo de São Jorge. © DR Fica numa antiga tasca típica perto do Castelo de São Jorge. Alf del Portillo e Marta Premoli ... Read more »

O superalimento que reduz (e muito) o 'mau colesterol'. É fã?

O consumo de uvas beneficia a microbiota intestinal e ajuda a manter o colesterol. © Shutterstock O consumo de uvas beneficia a microbiota intestinal e ajuda a manter o colesterol. ... Read more »

Fátima Lopes elege elegante vestido branco para a Gala dos Sonhos

A apresentadora apresentou a primeira gala da Associação Sara Carreira na noite de quarta-feira, dia 1 de dezembro. © Instagram_fatimalopesoficial A apresentadora apresentou a primeira gala da Associação Sara Carreira ... Read more »

Portugal realiza número recorde de testes desde o início da pandemia

Foram feitos cerca de 117 mil rastreios à Covid-19 na passada terça-feira. © Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images Foram feitos cerca de 117 mil rastreios à Covid-19 na passada terça-feira. ... Read more »

Empréstimo da bazuca para apoiar empresas só será decidido pelo próximo Governo

© Swipe News, SA Pedro Siza Vieira, ministro da Economia O Governo pretende recorrer aos 2,69 mil milhões de euros de empréstimo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que ... Read more »

Mercado: Julián Álvarez, ¿Tras los pasos de Lautaro Martínez?

© Getty Images Julián Álvarez es el nombre de moda en Sudamérica. El atacante de 21 años continúa celebrando su primer título de liga con River Plate mientras Europa espera ... Read more »

Las acciones europeas caen arrastradas por las empresas tecnológicas y el sector de viajes

© Reuters/STAFF El índice de precios alemán DAX en Fráncfort 2 dic (Reuters) – Las bolsas europeas caían el jueves, siguiendo la caída de las acciones estadounidenses durante la noche ... Read more »

Los precios mundiales de los alimentos suben y se mantienen en el máximo de los últimos 10 años -FAO

© Reuters/MIKE HUTCHINGS FOTO DE ARCHIVO: Campos de cebada y trigo a las afueras de Caledon, Sudáfrica ROMA, 2 dic (Reuters) – Los precios mundiales de los alimentos subieron por ... Read more »

Doncic y Antetokounmpo se desbordan en la NBA

© Jonathan Bachman Luka Doncic pasa el balón ante Herb Jones durante el partido de la NBA entre los New Orleans Pelicans y los Dallas Mavericks disputado el 1 de ... Read more »

Yolanda Díaz: "Yo no quiero estar a la izquierda del PSOE, eso es muy marginal"

© EFE Nadia Calviño, junto a Yolanda Díaz. (EFE/Juan Carlos Hidalgo) Ni de izquierdas, ni de derechas, transversal. Yolanda Díaz rehuirá en su proyecto político de los ejes ideológicos clásicos ... Read more »

La canción de Shawn Mendes está totalmente dedicada a la ruptura con Camila Cabello

© James Devaney – Getty Images La razón que propició la ruptura de Camila Cabello y Shawn Mendes se empieza a esclarecer, y la canción que acaba de lanzar el ... Read more »

Kast: "Boric ha ido dejando la izquierda radical (..) pero sigue siendo el representante legal del PC"

© 24horas.cl Kast: “Boric ha ido dejando la izquierda radical (..) pero sigue siendo el representante legal del PC” El candidato presidencial del Frente Social Cristiano, José Antonio Kast, valoró ... Read more »

“Solo es Disneyland. Es un hermoso lugar para visitar, pero probablemente no querríamos vivir allí”: Facebook se arriesga a un meta fracaso, dicen desarrolladores del metaverso

© Tyrone Siu Visitantes en una instalación de arte inmersivo titulada “Machine Hallucinations – Space: Metaverso” en Hong Kong. Foto: Reuters Facebook corre el riesgo de no entender el metaverso ... Read more »

El número de positivos por la variante ómicron en Portugal sube a diecinueve

© Proporcionado por Agencia EFE Lisboa, 2 dic (EFE).- El número de positivos covid de la variante ómicron en Portugal ha subido hasta los diecinueve casos, todos pertenecientes a la ... Read more »

La OMS advierte de un ‘coctel tóxico' por baja vacunación y la circulación de la variante ómicron

© Proporcionado por Semana Hay preocupación por la expansión de la variante ómicron por la baja vacunación en Europa Hay emergencia en todo el mundo por el aumento de casos ... Read more »

El COI repite llamada a Peng, insiste en que está bien y concierta cita en enero

© Proporcionado por Agencia EFE Madrid, 2 dic (EFE).- El COI ha mantenido un segunda videoconferencia con la tenista china Peng Shuai en la que le ha ofrecido “apoyo a ... Read more »

Erdogan elige a un defensor de los tipos bajos como ministro de Economía y la lira cae de nuevo

© Reuters/MURAD SEZER FOTO DE ARCHIVO: El presidente turco Tayyip Erdogan habla durante una rueda de prensa en Estambul Por Ezgi Erkoyun ESTAMBUL, 2 dic (Reuters) – El presidente turco, ... Read more »

Naciones Unidas advirtió que en 2022 habrá un nuevo récord de personas necesitadas

© Proporcionado por ADN Radio Naciones Unidas advirtió que en 2022 habrá un nuevo récord de personas necesitadas La Organización de las Naciones Unidas (ONU) avisó que necesitará al menos ... Read more »

La OPEP+ sopesa sus niveles de producción ante el temor a la repercusión de ómicron en los precios

© Reuters/LEONHARD FOEGER FOTO DE ARCHIVO: El logotipo de la Organización de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) fuera de su sede en Viena LONDRES, 2 dic (Reuters) – La OPEP ... Read more »

Javier Marías, elegido miembro de la Royal Society of Literature

© Proporcionado por Agencia EFE Madrid, 2 dic (EFE).- El escritor Javier Marías ha sido elegido miembro internacional de la Royal Society of Literature (RSL), la organización benéfica del Reino ... Read more »

Con el pretexto de la pandemia Covid, transportistas de Puebla no mejoraron las unidades de transporte

Puebla, Pue. La Red Mexicana de Franquicias (RMF), urgió al gobierno del estado a verificar el estado en el que se encuentran las unidades del transporte público. El vicepresidente experto ... Read more »

Moderna podría ser demandada por las vacunas contra el COVID-19 por un conflicto de patentes

© Redacción Vacuna de Moderna contra el coronavirus Moderna podría ser demandada por las vacunas contra el COVID-19 por un conflicto de patentes Moderna, fabricante de una de las vacunas ... Read more »

Atacante Ramires deixa o Bragantino e retorna para o Osasco Audax

Artilheiro do RB Bragantino no Campeonato Brasileiro Sub-23, o atacante Ramires deixou o clube na última segunda-feira, 29. O jogador chegou a Massa Bruta por empréstimo até o dia 31 ... Read more »

Homem de 21 anos que desapareceu após show sertanejo é encontrado morto

Um jovem de 21 anos que desapareceu após viajar para assistir a um show sertanejo em Ouro Branco, na Região Central de Minas, foi encontrado morto nesta quarta-feira (1º/11). O ... Read more »

Luz deve subir 19% em 2022, diz levantamento; seca é maior responsável

© Fornecido por IstoÉ AFP/Arquivos A conta de luz deve sofrer, em média, um reajuste de 19% em 2022, de acordo com cálculos da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada ... Read more »

Cayó ‘Cris', el terrorista que participó en la matanza del Vizcatán

© Sociedad Cayó ‘Cris’, el terrorista que participó en la matanza del Vizcatán Fue un trabajo de inteligencia de casi seis meses lo que permitió identificar y ubicar al presunto ... Read more »

Bruno Pacheco recibió depósitos de origen desconocido

© Política Bruno Pacheco recibió depósitos de origen desconocido El secretario general de la presidencia, Bruno Pacheco Castillo, tiene en su cuenta bancaria más dinero del que corresponde a su ... Read more »

Coronavirus en Perú: ómicron adelanta restricciones para los no vacunados

© Sociedad Coronavirus en Perú: ómicron adelanta restricciones para los no vacunados La variante ómicron, calificada como una de “preocupación” por la Organización Mundial de la Salud (OMS), ya está ... Read more »

Provías del MTC dio contrato a empresario que pagó coima

© Política Provías del MTC dio contrato a empresario que pagó coima Luis Pasapera Adrianzén, quien durante el juicio por corrupción contra el exgobernador de Cajamarca Gregorio Santos admitió haber ... Read more »

Precio del dólar en Venezuela hoy, 2 de diciembre, según DolarToday y Dólar Monitor

© Mundo Precio del dólar en Venezuela hoy, 2 de diciembre, según DolarToday y Dólar Monitor El precio del dólar es de 4,62 bolívares a la primera hora de este ... Read more »

Luis Almagro: El presidente está comprometido a trabajar con todas las fuerzas políticas

© Política Luis Almagro: El presidente está comprometido a trabajar con todas las fuerzas políticas Tras reunirse con el presidente Pedro Castillo, el secretario general de la Organización de Estados ... Read more »

Biden endurece acciones contra variante Ómicron con vacunas de refuerzo y restricciones a viajeros

© Drew Angerer El presidente Biden busca reducir el impacto de la variante Ómicron en EE.UU. Ante el primer caso de contagio en Estados Unidos con la variante Ómicron de ... Read more »

Irán presenta borradores sobre la eliminación de sanciones y cuestiones nucleares

© Reuters/Leonhard Foeger FOTO DE ARCHIVO: La bandera iraní ondea frente a la sede del Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) en Viena VIENA, 2 dic (Reuters) – Irán ha ... Read more »

Uma noite de verdadeiras emoções! Foram angariados mais de 200 mil euros na Gala dos Sonhos

A primeira gala da Associação Sara Carreira realizou-se esta quarta-feira, 1 de dezembro. © Fama Show Lágrimas e sorrisos. A noite desta quarta-feira, 1 de dezembro, foi uma noite cheia ... Read more »

ANA quer aviões maiores para libertar Lisboa. Taxas de estacionamento vão ser alteradas

Em Lisboa, o objetivo é incentivar o uso de aeronaves maiores num aeroporto com problemas de capacidade, segundo o “Jornal de Negócios”. Em Faro, as tarifas pagas pelas companhias aéreas ... Read more »

Empresas portuguesas resistem à crise e reinventam-se no mercado angolano

© Fornecido por Lusa FILDA arranca hoje em Luanda com 558 expositores de 15 países Luanda, 02 dez 2021 (Lusa) – As empresas portuguesas resistem à crise, reinventando-se no mercado ... Read more »

Moçambique/Ataques: Caravana jurídica leva 2.200 documentos de identificação para deslocados

© Fornecido por Lusa REPORTAGEM: Moçambique/Ataques: Apoio internacional dá esperança a quem sonha voltar a casa nos centros de acolhimento Maputo, 02 dez 2021 (Lusa) – O governo moçambicano, Nações ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic