Após 20 anos, Hungria de Orban é vista como "ovelha negra" e "rufia"

A Hungria assinala quarta-feira 20 anos na União Europeia (UE), mas a data não é celebrada em Budapeste, onde analistas e oposição lamentam que o país seja “a ovelha negra” e “rufia” pelo controverso posicionamento do primeiro-ministro.

Nas ruas de Budapeste, os cartazes relativos às campanhas eleitorais para as eleições europeias e regionais de junho ‘ofuscam’ o 20.º aniversário de adesão ao bloco comunitário, mas a data não passa despercebida na histórica Ponte da Liberdade, onde largas bandeiras dos países da UE e publicitárias anunciam o festival “Hello Europa” com eventos culturais em toda a cidade.

Mas apesar dos festejos e dos ganhos com a entrada na UE em 01 de maio de 2004, o percurso europeu da Hungria não é hoje feito de celebração, dadas as controversas posições do primeiro-ministro, Viktor Orbán, que causam tensões entre Budapeste e Bruxelas devido ao desrespeito pelos direitos dos homossexuais e dos migrantes, ao reforço do controlo do Estado sobre associações, tribunais e meios de comunicação social e, recentemente, à oposição ao apoio europeu à Ucrânia.

As posições deste que é já o primeiro-ministro há mais tempo em funções na UE, num total de 14 anos, têm vindo a causar vários impasses, deixando muitas vezes a Hungria isolada, mas tal isolamento é visto com orgulho pela ala conservadora húngara e condenado pelas restantes.

“Quando vou a uma festa e digo às pessoas que sou húngaro, sou sempre olhado de lado. A Hungria é a ovelha negra, a má voz da Europa, está sempre isolada”, assume à Lusa, com um sorriso, o diretor executivo do Colégio Mathias Corvinus em Bruxelas, Frank Füredi.

Antigo comunista e hoje populista democrático, como se descreve, o responsável pelo grupo de reflexão da instituição de ensino apoiada pelo governo húngaro diz à Lusa que “a Hungria é um problema para a Comissão Europeia” por se opor em dossiês como migrações e metas ‘verdes’.

Se Frank Füredi passou do comunismo para o populismo, a agora investigadora Zsuzsanna Szelenyi começou a sua carreira como membro do partido nacional-conservador Fidesz, mas deixou-o “quando Viktor Órban o radicalizou”, conta a especialista à Lusa em Budapeste.

Tal como não esconde o seu passado político, a atual responsável do Instituto de Democracia da Universidade Central Europeia (instituição financiada por George Soros, filantropo e rival de Órban), também não se acanha em designar o chefe de governo húngaro como “um rufia” e “sem escrúpulos”.

“É uma espécie de pioneiro da extrema-direita, mas isso não significa que seja o único, significa que há muitos rufias, mas ele é o mais forte deles, e a mensagem que quero transmitir é que isto pode ser muito prejudicial para a UE”, alerta.

“É um primeiro-ministro autocrático e penso que, se Órban não estivesse presente, a Hungria voltaria muito rapidamente à normalidade europeia”, adianta Zsuzsanna Szelenyi à Lusa.

Opinião semelhante manifesta o especialista em extremismo do Instituto de Capital Político em Budapeste, Bulcsú Hunyadi, que apesar de ver nos ganhos económicos a principal vantagem da UE para a Hungria, deixa avisos ao nível político: “o governo húngaro quer exportar valores iliberais e práticas iliberais para outros países e a UE terá um problema muito maior se isso acontecer”.

“Seria muito importante e aconselhável que a próxima Comissão Europeia continuasse a exercer pressão sobre o governo húngaro”, refere o especialista deste centro independente de investigação, sem esconder preocupação sobre o que diz ser uma “saída inimaginável” da UE, pelo “colapso” económico que isso causaria ao país.

Enquanto o governo húngaro celebra a data com críticas às lideranças europeias, partidos da oposição ouvidos pela Lusa criticam a relação que Viktor Órban tem tido com as instituições comunitárias.

Péter Magyar, que foi diplomata e fez parte do círculo interno de Viktor Órban, defende à Lusa, numa rara entrevista a jornalistas internacionais, “uma discussão honesta e crítica, mas construtiva, com as instituições europeias” com vista a, futuramente, “encerrar o processo contra a Hungria no âmbito do Estado de direito”.

“Gostaríamos de trabalhar em conjunto para uma UE forte, incluindo uma Hungria forte”, salienta Péter Magyar.

Ágnes Vadai, do socialista DK que estava no poder quando a Hungria realizou o referendo que ditou o ‘sim’ à UE, fala numa “atitude militar” de Órban face às instituições europeias, enquanto Gábor Harangozó do também socialista MSZP, que estava no poder quando ocorreu a integração, diz que, “em Budapeste, a maioria das pessoas tem vergonha”.

Segundo Marietta Le, do satírico Partido Húngaro do Cão de Duas Caudas, “é muito frequente ouvir dizer que a Hungria é a ovelha negra e isso é muito triste”.

Márton Gyöngyösi, eurodeputado e presidente do partido de centro-direita Jobbik, afirma à Lusa que o país tem “zero credibilidade” na UE, ao passo que Márton Tompos, vice-presidente do Momentum, lamenta este posicionamento e fala “laboratório político com um dos populistas mais fortes do planeta”.

Pelos Verdes da Hungria, Örs Tetlák critica o “desperdício de tempo e de dinheiro da UE”.

Já o partido de extrema-direita e eurocético A Nossa Pátria diz à Lusa, pela voz de János Árgyelán, que “há vida fora da União”.

Neste 20.º aniversário, a Hungria não festeja as bodas de porcelana e assiste com cautela às próximas.

Leia Também: UE. A turma de 2004 – da boa aluna Estónia à problemática Hungria

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

OTHER NEWS

21 minutes ago

Surgeon: The five health 'red flags' your eyes are giving you - and the huge mistakes that can lead to vision loss and cancer

21 minutes ago

Beloved couple finally set for a reunion as they spend the night together in EastEnders

21 minutes ago

Germany's military aid for Ukraine to rise by 3.8 billion euros, source says

21 minutes ago

BBC MasterChef viewers slam show as the ‘real winner’ is sent home in semi-final

21 minutes ago

France: Strike over Olympics bonuses disrupts Paris trains

21 minutes ago

Arsenal eye move for 49k-p/w "great talent" who turned down Man Utd twice

21 minutes ago

Donald Trump social media post says his victory will bring 'unified Reich' amid fears of 'dictator rule'

21 minutes ago

Washington (WIAA) high school softball state tournament schedule, game times, predictions

21 minutes ago

Jamaal Bowman is a pathetic excuse for a congressman

23 minutes ago

Singapore Airlines passenger dies after Boeing jet hits severe turbulence

23 minutes ago

Inquiry Seeks Source of Ketamine That Caused Matthew Perry’s Death

24 minutes ago

Kane fit for Euros after back injury, says Southgate

26 minutes ago

Daniel Radcliffe “Excited To Watch” Max’s Harry Potter TV Series & Reveals If He Would Guest Star

27 minutes ago

Judge calls halt to sex, lies and a video tape

27 minutes ago

Transgender teen booed after winning girls’ track race at state championship

27 minutes ago

Coronation Street star 'taking break' from ITV soap as they swap cobbles for rival channel

27 minutes ago

Survey reveals how female small business owners measure success

27 minutes ago

Rylan Clark admits he suffered behind-the-scenes 'trauma' on The X Factor and struggles with PTSD after being forced to perform songs that were beyond his ability

27 minutes ago

Steve Clarke to name 28 players in provisional Scotland squad... leaving two players to sweat over Euros fate

27 minutes ago

Video: Incandescent Woman! Kelly Rowland furiously scolds a security guard while walking the Cannes Film Festival red carpet - weeks after storming out of the Today show

27 minutes ago

Video: Kaley Cuoco pushes a stroller while filming Based On A True Story season 2... as she considers moving 'away from Los Angeles' for her family

27 minutes ago

Video: 90 Day Fiance's Stephanie Matto claims she was FIRED by a 'very high-profile' sports star after he sent her inappropriate messages

29 minutes ago

Buy these ASX shares and get 6% and 7% dividend yields

29 minutes ago

Crowds Intercept Almost All Aid Sent Over US-Built Pier in Gaza

29 minutes ago

Snyder's Soapbox: Hitters are only hurting themselves by trying to slide into first base instead of running

29 minutes ago

Why you should ditch your ‘lucky numbers’

29 minutes ago

QLD declares public health alert over wellbeing of teens

29 minutes ago

Catherine Tyldesley's new show suddenly axed after good renewal news

29 minutes ago

Mother shows tears of joy as son suprises her with a Mercedes Benz

29 minutes ago

'There is no famine in Gaza'

29 minutes ago

Florida secretary of state, lawmakers go on island mission to free Orlando woman, 4 others

29 minutes ago

Rep. Jasmine Crockett Trademarks Her Viral Clapback to MTG

30 minutes ago

Prince Harry got ‘goosebumps’ seeing plans for an injured army veterans’ recovery centre

30 minutes ago

First German writer wins International Booker Prize

30 minutes ago

IndyCar Weekly: Team Penske sweeps front row for Indy 500

30 minutes ago

Southern Charm star Kathryn Dennis arrested and charged with DUI

32 minutes ago

Family of man killed when crane collapsed on his cement truck during Houston derecho storm files lawsuit

32 minutes ago

Why does one volleyball player wear a different color jersey at the Olympics?

32 minutes ago

Cramer's Lightning Round: Lazard is a buy

32 minutes ago

Lowe's CEO explains why the company is partnering with Big Tech

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch