A trágica história por trás da Imagem do Ano do World Press Photo 2024

a trágica história por trás da imagem do ano do world press photo 2024

A trágica história por trás da Imagem do Ano do World Press Photo 2024

“Foi um momento muito forte e triste”.

Foi assim que o fotógrafo palestino Mohamed Salem descreveu o instante em que capturou a “Imagem do Ano” do World Press Photo 2024, o principal prêmio de fotografia jornalística do mundo.

A organização do World Press Photo anunciou nesta quinta-feira as imagens premiadas, selecionadas de uma lista de mais de 61 mil trabalhos enviados por cerca de 4 mil fotógrafos, de 130 países.

O momento foi registrado por Salem em 17 de outubro do ano passado, apenas uma semana após o ataque do Hamas ao território israelense que deu início à atual guerra em Gaza.

Naquele momento, Israel realizava os primeiros ataques aéreos à Faixa de Gaza em retaliação à incursão do Hamas.

A imagem foi feita na localidade de Khan Yunis, no sul da Faixa, para onde muitas famílias tinham ido para se refugiar dos bombardeios à Cidade de Gaza.

Inas e a sobrinha Saly

a trágica história por trás da imagem do ano do world press photo 2024

A foto vencedora da “Imagem do Ano” do World Press Photo 2024

No início da guerra, Israel deu ordens para que os habitantes da Cidade de Gaza se deslocassem para o sul, por segurança.

Em meados de outubro, no entanto, o país bombardeou algumas localidades no sul, incluindo Khan Yunis.

O fotógrafo da agência Reuters foi ao necrotério do Hospital Nasser, onde os palestinos iam em busca dos parentes desaparecidos em meio ao caos gerado pela ofensiva israelense.

Lá ele encontrou Inas Abu Maamar chorando, inconsolável, segurando nos braços o que parece um pequeno corpo sem vida envolto em um lençol.

Era sua sobrinha de 5 anos, chamada Saly, Inas contou à Reuters.

A casa em que Saly vivia com seus pais em Khan Yunis tinha sido atingida pela artilharia israelense, e Inas foi imediatamente verificar o estado de seus familiares.

Lá soube que o pior tinha acontecido.

Saly, a irmã, a mãe e dois outros integrantes da família foram mortos no ataque.

Inas foi então ao necrotério, onde encontrou o corpo da sobrinha.

“Perdi a consciência quando vi a menina, levei-a nos meus braços”, disse à Reuters.

Ela contou, ainda, que o médico pediu que ela devolvesse o corpo ao necrotério, “mas eu disse para deixá-la comigo”.

Segundo a Reuters, Saly era a sobrinha favorita de Inas, que carrega no celular diversas fotos e vídeos da menina.

Saly costumava passar todos os dias pela casa da avó no caminho para o jardim de infância e pedia que a tia tirasse fotos suas com o celular.

Ela tinha um irmão de 4 anos, Ahmed, que sobreviveu ao ataque, pois estava fora de casa quando aconteceu.

Órfão, ele agora vive com a tia Inas.

Na postagem abaixo estão algumas das fotos que Inas fez da sobrinha falecida.

O fotógrafo

O autor da imagem descreveu-a como um “momento muito forte e triste que resume o sentido mais amplo do que estava acontecendo na Faixa de Gaza”, de acordo com o site oficial do World Press Photo.

E disse que era um momento particularmente sensível para ele, já que poucos dias antes sua esposa tinha dado à luz.

Nascido em 1985, Mohamed Salem é um fotojornalista palestino radicado na Faixa de Gaza.

a trágica história por trás da imagem do ano do world press photo 2024

O fotógrafo palestino Mohamed Salem

Formado em Comunicação na Universidade de Gaza, ele trabalha para a Reuters desde 2003 documentando o conflito entre palestinos e israelenses, além de outros acontecimentos na região.

Após mais de 7 meses de guerra, a ofensiva israelense já deixou mais de 34 mil mortos em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.

Cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 250 sequestradas no ataque realizado em 7 de outubro pelo Hamas – considerado uma organização terrorista pelos EUA e pela União Europeia – que deu início à guerra.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World