Antes do Verstappen vs. Hamilton: oito últimas corridas da temporada em que aconteceu um pouco de tudo

A época de 2021 está a ser animada, Max Verstappen e Lewis Hamilton partem para a último corrida do ano empatados, mas o que não falta na Fórmula 1 são histórias de últimas corridas do ano cheias de eventos, acidentes, reviravoltas e polémicas. Estas são algumas das mais emocionantes

Antes do Verstappen vs. Hamilton: oito últimas corridas da temporada em que aconteceu um pouco de tudo
© Grand Prix Photo/Getty

Vamos a factos históricos: a luta pelo título de 2021 já é uma das mais animadas de sempre, com Max Verstappen e Lewis Hamilton empatados em pontos à entrada da derradeira corrida, o que acontece apenas pela segunda vez em mais de 70 anos de Fórmula 1 – a primeira tinha acontecido em 1974.

Além disso, está em jogo um potencial oitavo título para o britânico, que ultrapassaria assim Michael Schumacher na lista dos maiores campeões da história. Para Max Verstappen, que desde a sua estreia em 2015, com apenas 17 anos, tem batido recordes atrás de recordes de precocidade, será uma estreia, em plena era de domínio da Mercedes.

No domingo, em Abu Dhabi, será dia de winner-tales-it-all. Ou seja, quem vencer a corrida, é campeão. Terminar à frente do rival em posição pontuável significa também levar o título para casa. Mas como este Mundial já teve de tudo, polémicas, grandes corridas, corridas que nem aconteceram, incidentes entre os dois favoritos, também aqui há uma exceção e uma exceção que nos levaria a mais um cenário inédito neste 2021: caso Hamilton termine em 9.º e Verstappen em 10.º, mas com a volta mais rápida, os dois terminariam o Mundial empatados – algo que nunca aconteceu – mas o título iria para o neerlandês, por ter mais uma vitória que Hamilton ao longo do ano.

O último Grande Prémio da temporada promete, assim, emoções forte, palpitações, batimentos irregulares. Algo que não é assim tão incomum. Estas são algumas das mais emocionantes últimas corridas da temporada da história da Fórmula 1.

1976 – Dilúvio no Japão

Esta é daquelas que até quem não acompanha Fórmula 1 conhece, já que foi retratada no filme “Rush” sobre a rivalidade entre o boémio James Hunt e o cirúrgico e metódico Niki Lauda. O austríaco chegou a Fuji em três pontos de vantagem para o britânico, isto mesmo tendo falhado duas corridas da temporada, depois do devastador acidente em Nurburgring que deixou Lauda com graves queimaduras e lesões nos pulmões. Lauda chegou até a receber a extrema-unção no hospital, mas era tão obstinado que não só fintou a morte como voltou a correr e lutou pelo campeonato até ao fim.

Mas o carácter forte do então piloto da Ferrari também fazia dele um tipo que se recusava a pensar por algo mais que não fosse a sua cabeça. Lauda só precisava de terminar à frente de Hunt, mas o temporal que se abateu sobre a pista japonesa trouxe reminiscências daquilo que tinha acontecido na Alemanha, onde as pobres condições meteorológicas haviam sido decisivas para o seu acidente. Lauda fez duas voltas, encostou o carro na box e recusou-se a correr. As condições estavam demasiado perigosas, disse. E isso era mais importante que um título.

As portas ficaram assim abertas para Hunt, mas não sem drama: o britânico precisava apenas de um 4.º lugar, liderou boa parte da corrida, mas com o piso a secar os seus pneus de chuva deixaram-no rapidamente em dificuldades. A três voltas do fim furou, veio à box e regressou à pista em 5.º, mas duas ultrapassagens nas derradeiras voltas colocaram-no no pódio. Venceu o seu único Mundial com apenas um ponto de vantagem para Lauda.

Antes do Verstappen vs. Hamilton: oito últimas corridas da temporada em que aconteceu um pouco de tudo
© Bernard Cahier/Getty

1984 – A margem mais curta de sempre

Tal como este ano, em 1984 também uma das corridas (GP Mónaco) apenas distribuiu meios pontos e foi por meio ponto que Niki Lauda chegou ao terceiro título mundial, batendo o seu colega na McLaren, um então jovem Alain Prost.

Não que o GP Portugal, no Estoril, que fechou a época, tenha sido a mais emocionante das provas, mas meio ponto é ainda hoje a diferença mais curta a decidir um título (um recorde que até pode ser riscado este ano). Lauda precisava de um 2.º lugar em caso de vitória de Prost e acabou por ser um pião de Nigel Mansell à volta 52 que elevou o austríaco à posição que precisava.

Antes do Verstappen vs. Hamilton: oito últimas corridas da temporada em que aconteceu um pouco de tudo
© GABRIEL DUVAL/Getty

1986 – Malditos pneus

O Mundial chegava a Adelaide, na Austrália, onde durante anos e anos se realizou a última prova da época, e três pilotos podiam ainda chegar ao título: Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. Mansell entrou no fim de semana como líder e fez a pole. Parecia encaminhado para a glória, já que o britânico só precisava de terminar em 3.º, mas arrancou mal e caiu para 4.º.

Lá na frente, Keke Rosberg liderava, mas a 20 voltas do fim furou um pneu, o que colocou de novo Mansell como virtual campeão. O problema é que esse não seria o único incidente com pneus do dia: logo na volta seguinte também um dos pneus do Williams do dono de um dos bigodes mais portentosos da Fórmula 1 explodiu e Mansell ficou fora da corrida.

Agora era o brasileiro Piquet o virtual campeão, mas a Williams temeu uma repetição do drama e chamou-o à box. Já Prost arriscou e manteve-se em pista. Foi até ao fim, pneus praticamente a chorar pela vida, mas viu a bandeira de xadrez em primeiro, levando assim o título mundial para França.

1994 – Sobrevivência ou mau perder?

A temporada de 1994 ficou indelevelmente marcada pela morte de Ayrton Senna e pela confirmação de um novo talento geracional: Michael Schumacher. O alemão da Benetton tomou as rédeas da temporada, mas na fase final ressurgiu Damon Hill, o britânico que se viu de repente como líder da Williams depois do desaparecimento do brasileiro.

Hill venceu em Suzuka e ambos chegaram a Adelaide separados por um singelo ponto. Schumacher esteve sempre na dianteira, Hill logo à espreita, mas à volta 36 o germânico cometeu um incaracterístico erro, ao sair largo numa da curvas do circuito citadino, embatendo ao de leve no muro. Hill aproveitou a distração e tentou ultrapassagem, com o alemão a reentrar de forma impetuosa em pista, embatendo no carro do filho de Graham Hill.

Schumacher desistiu logo ali, Hill ainda tentou levar o carro até ao fim, em busca do ponto que lhe faltava, mas os danos na suspensão eram demasiados. Desistiram os dois, o alemão não foi sancionado e venceu assim, com muita polémica, o primeiro de sete títulos, por apenas um ponto.

1997 – A vingança da Williams

A última prova do Mundial de 1997 até estava para se realizar no Estoril, mas o atraso nas obras na pista portuguesa (que nunca mais voltaria ao Mundial) levaram a decisão do título para Jerez, em Espanha. De novo Michael Schumacher como protagonista, já na Ferrari, que liderava o Mundial por apenas um ponto face a Jacques Villeneuve, da Williams.

O alemão liderou grande parte da corrida, mas à volta 48 o canadiano tentou a ultrapassagem, que estava prestes a ser concluída com sucesso quando Schumacher, vendo-se a perder posição, deliberadamente atirou o seu carro para cima do Williams do rival. Mas desta vez, ao contrário do que havia acontecido em 1994, a Williams saiu por cima: Schumacher desistiu após a colisão, mas o filho de Gilles Villeneuve continuou, apesar dos danos no radiador. Mesmo com um carro a um ritmo bem mais lento que os restantes, Villeneuve ainda conseguiu terminar no pódio e roubar o título a Schumacher, por três pontos.

2007 – Quando o Ice Man fez uma careta aos dois McLarens

Este foi o ano da chegada de Lewis Hamilton à Fórmula 1 e o britânico esteve muito perto de se sagrar campeão logo na estreia. Hamilton chegou à última prova do ano, no Brasil, com quatro pontos de vantagem para o colega de equipa na McLaren, Fernando Alonso, e sete para Kimi Raikkonen, da Ferrari, mas um problema de caixa de velocidades desde logo hipotecou as hipóteses do jovem.

Vivia-se então uma guerra interna entre Hamilton e Alonso e quem aproveitou foi Raikkonen, que com uma reta final fantástica de campeonato roubaria um título que parecia nas mãos da McLaren. Venceu em Interlagos, o seu colega Felipe Massa foi 2.º e Alonso terceiro. Hamilton, depois de uma corrida azarada, ainda escalou posições até ao 7.º posto, mas Raikkonen era campeão com um ponto de vantagem para o britânico.

Antes do Verstappen vs. Hamilton: oito últimas corridas da temporada em que aconteceu um pouco de tudo
© Clive Mason/Getty

2008 – “Is that Glock??”

Parecia impossível que uma decisão de título fosse mais emocionante que a de 2007, mas eis que um ano depois o título decidiu-se não na última volta, mas sim na última curva do ano, quando na garagem de Felipe Massa já se festejava.

O primeiro título de Hamilton é também o momento mais cruel da carreira do brasileiro, que pensava ter o Mundial na mão quando cruzou a linha de meta em primeiro lugar, e logo em casa, São Paulo.

Mas 30 segundos depois, a desilusão.

Com a chuva a massacrar a última fase da corrida, Hamilton precisava de um 5.º lugar para ser campeão e era 6.º à entrada da última volta. Timo Glock batalhava então para manter em pista o seu Toyota com pneus macios e já com a reta da meta praticamente à vista foi ultrapassado por Vettel e Hamilton, que se tornou assim aos 23 anos no mais jovem campeão do Mundo da história (um recorde entretanto já batido), com apenas um ponto de vantagem.

As imagens do desespero de Massa no pódio ainda hoje são dolorosas, mais sabendo que o brasileiro, campeão durante 30 segundos, nunca mais conseguiu ficar tão perto da glória.

2012 – Vettel de trás para a frente

Mais uma vez Interlagos a trazer uma emocionante decisão do título, num GP Brasil com chuva, muitos incidentes e um Sebastian Vettel a fazer uma corrida de trás para a frente para bater Fernando Alonso no Mundial.

O alemão foi tocado ainda na primeira volta, caiu para último e daí até final foi um festival de ultrapassagens que o devolveram aos primeiros lugares. Terminou em 6.º e Alonso, então na Ferrari, não conseguiu melhor que o 2.º lugar – e foram apenas três os pontos que separaram os dois no final.

News Related

OTHER NEWS

Guia FE 2021/22: Sette Câmara quer colaboração com Giovinazzi por evolução da Dragon

Sérgio Sette Câmara parte para sua segunda temporada completa na Fórmula E em 2022, novamente na Dragon e bem mais acostumado à correria dos finais de semana da categoria de ... Read more »

Nas notícias lá fora: Hong Kong, “chips” e NFT

© Swipe News, SA volta ao mundo, revista internacional Hong Kong poderá continuar isolada devido à Covid até 2024, enquanto a escassez de chips está a colocar empresas norte-americanas em ... Read more »

Da moda às casas de luxo: este condomínio tem a marca Karl Lagerfeld

© Karl Lagerfeld casas de luxo A marca Karl Lagerfeld, considerada uma das mais influentes e prestigiadas no mundo da moda, apresenta agora o seu primeiro projeto arquitetónico e residencial de ... Read more »

IRS 2022: senhorios têm de comunicar rendas até ao fim de janeiro

© Foto de Ron Lach en Pexels Comunicar recibos de renda Os senhorios que estão dispensados ou que ainda não optaram por emitir recibos de renda eletrónicos têm até ao ... Read more »

Vai a leilão. Mercedes-Benz C63 AMG Estate que foi de 'Schumi' está à venda

Ainda hoje recordado como um dos maiores e melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, o alemão Michael Schumacher teve à sua disposição, durante o período em que ... Read more »

VÍDEO: Neemias marca seis pontos na derrota dos Kings em Boston

© Maisfutebol VÍDEO: Neemias marca seis pontos na derrota dos Kings em Boston Neemias Queta voltou a jogar pelos Sacramento Kings na NBA e conseguiu seis pontos, dois ressaltos e ... Read more »

Habitação, a estrela do imobiliário em 2021: 190 mil casas vendidas

© Photo by R ARCHITECTURE on Unsplash Casas vendidas em Portugal Dois anos após o início da pandemia, o imobiliário continua a surpreender tudo e todos – e a bater ... Read more »

Cinco alimentos que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer

É fã? © Shutterstock É fã? Sabia que a alimentação protege a memória do seu natural declínio? Sim, aquilo que coloca no seu prato também faz a diferença e pode ... Read more »

Promoção imobiliária será um dos setores mais promissores em 2022

© Photo by R ARCHITECTURE on Unsplash Falta de oferta de habitação O “apetite” para a aquisição de terrenos e ativos de desenvolvimento em Portugal está a crescer e a ... Read more »

EDP Renováveis soma 2,6%. Bolsa de Lisboa no “verde”

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online A bolsa de Lisboa arrancou a terceira sessão da semana em “terreno positivo“, com as cotadas do setor da ... Read more »

Bolha imobiliária em Portugal? Futuro depende da evolução dos juros

© Foto de Andrea Piacquadio en Pexels Bolha imobiliária em Portugal Uma escalada sem fim à vista. É assim que estão a evoluir os preços das casas em Portugal. Há ... Read more »

Chanceler alemão manifesta apoio a António Costa nas eleições

O chanceler alemão manifestou na terça-feira o seu apoio a António Costa nas próximas eleições legislativas, caracterizando o secretário-geral socialista como um “solidário e incansável defensor da justiça social” que ... Read more »

“Investimento nas políticas de igualdade tem de ser contínuo”

Há ainda um longo caminho a percorrer em Portugal quando o tema é igualdade de género. Dúvida houvesse, a pandemia veio revelar essa desigualdade no que toca ao mundo do ... Read more »

Vacina não afeta mulheres submetidas a tratamentos de fertilidade

A vacinação contra a Covid-19 não afeta a taxa de fertilidade nas mulheres submetidas a tratamentos de fertilização in vitro, revela um estudo realizado nos Estados Unidos e divulgado na ... Read more »

MP acusa ex-vereadora da Câmara do Porto de difamação de Rui Moreira

O Ministério Público (MP) acusou a antiga vereadora da Câmara do Porto Matilde Alves de difamação agravada, por escrever na sua página de Facebook mensagens “ofensivas da imagem, credibilidade e ... Read more »

Aprovada liquidação do Banco Efisa

© Swipe News, SA Agência do Banco Português de Negócios, Porto, 19 de janeiro de 2011. JOSE COELHO/LUSA A liquidação do Banco Efisa foi aprovada em assembleia geral pela Parparticipadas, ... Read more »

Fundo de viagens tem sete milhões para pagar reembolsos caso empresas falhem

© Swipe News, SA turismo, turistas, viagem, viajar, aeroporto, passaporte Desde o início do ano que os consumidores podem reclamar o reembolso dos vales que não utilizaram e que receberam ... Read more »

Simulações. Saiba qual será o valor da sua pensão com tabela de retenção corrigida

O Governo decidiu retificar as tabelas de retenção na fonte de IRS de modo a garantir que os pensionistas aos quais foi garantido um aumento bruto à boleia da inflação ... Read more »

Portugal é o 4.º país da União Europeia com mais casos de Covid, mas o 13.º em mortes

Com as infeções por Covid-19 a dispararem, Portugal é atualmente o quarto país da União Europeia (UE) com maior número de casos por milhão de habitantes a sete dias. Contudo, ... Read more »

Portugal faz recolha porta a porta de boletins de eleitores positivos à Covid-19

© AP Portugal prepara-se para as eleições legislativas antecipadas neste domingo. As autoridades unem esforços para que a pandemia não diminua a afluência às urnas. Funcionários da Câmara Municipal de ... Read more »

Ministro diz que cobrança de portagens na circular de Maputo é "incontornável"

O ministro das Obras Públicas de Moçambique, João Machatine, considera “incontornável” a cobrança de portagens na estrada circular de Maputo, a partir de 1 de fevereiro, porque vão servir para ... Read more »

Simulações. Governo corrige retenção de IRS para garantir aumentos das pensões

O Governo decidiu retificar as tabelas de retenção na fonte de IRS de modo a garantir que os pensionistas aos quais foi garantido um aumento bruto à boleia da inflação ... Read more »

“Investimento nas políticas de igualdade tem de ser contínuo”, diz secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

Há ainda um longo caminho a percorrer em Portugal quando o tema é igualdade de género. Dúvida houvesse, a pandemia veio revelar essa desigualdade no que toca ao mundo do ... Read more »

Governo de Macau nomeia nova presidente do Instituto Cultural

© D.R. O Governo de Macau nomeou para a presidência do Instituto Cultural (IC) Leong Wai Man, que até aqui desempenhava as funções de vice-presidente, de acordo com o despacho ... Read more »

Covid-19: Pessoas infectadas e vacinadas adquirem “superimunidade”, diz estudo

© Arquivo/Agência Brasil Os especialistas concluiram que os grupos infectados e vacinados geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo que foi vacinado sem infecção Arquivo/Agência Brasil As ... Read more »

Oshkosh Defense mostra carro blindado militar com propulsão híbrida

© Fornecido por Tech Break Oshkosh Defense mostra carro blindado militar com propulsão híbrida A empresa americana Oshkosh Defense revelou o eJLTV, um blindado militar equipado com um conjunto motriz ... Read more »

Está resolvido o bloqueio do PS: Câmara de Lisboa aprova orçamento municipal

© TVI24 Está resolvido o bloqueio do PS: Câmara de Lisboa aprova orçamento municipal A Câmara de Lisboa aprovou esta terça-feira o orçamento municipal para 2022, que prevê uma despesa ... Read more »

Com a carteira recheada? Eis a chave desta terça-feira do Euromilhões

Estão em jogo 29 milhões de euros. © Reuters Estão em jogo 29 milhões de euros. Já é conhecida a chave do sorteio 007/2022 do Euromilhões, desta terça-feira. Em jogo ... Read more »

Venezuela: 910 funcionários das forças de segurança acusados de violação dos Direitos Humanos

© Fornecido por Lusa Military presence increases in Chavez state prior to repeat elections Caracas, 26 jan 2022 (Lusa) – As autoridades da Venezuela acusaram formalmente, entre agosto de 2017 ... Read more »

Morreu Maria Amélia Canossa, a mulher que dá voz ao hino do FC Porto

A intérprete tinha 89 anos. “Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade. Diz à gente o que é ser nobre e leal. Teu pendão leva o escudo da cidade. Que ... Read more »

Covid-19: estudo conclui que pessoas infetadas e vacinadas adquirem “superimunidade”

© TVI24 Covid-19: estudo conclui que pessoas infetadas e vacinadas adquirem “superimunidade”  As pessoas com infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem uma “superimunidade” que é muito superior ... Read more »

PDT aciona TSE contra aplicativo da família Bolsonaro

© Reprodução O aplicativo foi anunciado faltando menos de 10 meses para as eleições presidenciais Reprodução O PDT (Partido Democrático Trabalhista) solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (25), ... Read more »

Construtora de Setúbal arrebatou igreja leiloada em Bragança

Uma construtora da zona de Setúbal, a Pb- Sociedade Imobiliária Lda, arrematou hoje a igreja do Convento de São Francisco de Bragança, um imóvel classificado como “monumento” que foi leiloado ... Read more »

Lobo Xavier diz que CDS está "cercado" mas "vai resistir"

O antigo líder parlamentar do CDS-PP António Lobo Xavier fez hoje um paralelo entre a situação atual e o cerco ao congresso do Palácio de Cristal, considerando que o partido ... Read more »

Covid-19: Taxa de transmissão aumenta para 1,78 no Brasil

© Pixabay O Brasil bateu o 8° recorde consecutivo na média móvel de casos de Covid-19, nesta terça Pixabay A taxa de transmissão de Covid-19 aumentou para 1,78 nesta semana, ... Read more »

General Motors investe cerca de 6,3 mil ME para mobilidade elétrica no Michigan

© Fornecido por Lusa GM results Detroit, Estados Unidos, 26 jan 2022 (Lusa) – A General Motors (GM) anunciou terça-feira que planeia investir sete mil milhões de dólares (cerca de ... Read more »

Costa alerta que “há gato” escondido no programa eleitoral do PSD (E não, não é o Zé Albino)

© TVI24 Costa alerta que “há gato” escondido no programa eleitoral do PSD (E não, não é o Zé Albino) O secretário-geral do PS recusou esta terça-feira entrar num “pingue-pongue” ... Read more »

Portugal felicita diretor-geral da OMS por nomeação para segundo mandato

Portugal felicitou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pela sua nomeação para um segundo mandato, após os membros Executivos da organização terem validado formalmente ... Read more »

Legislativas: Pedro Nuno Santos faz ataque a todos os partidos de direita e esquece Bloco e PCP

© Fornecido por Lusa Legislativas/PS: António Costa em Aveiro Aveiro, 25 jan 2022 (Lusa) – O dirigente socialista Pedro Nuno Santos fez hoje um ataque aos conceitos de liberdade e ... Read more »

Benfica vence Boavista nos penáltis e está na final da Taça da Liga

O Benfica apurou-se hoje para a final da Taça da Liga de futebol, ao derrotar o Boavista no desempate por grandes penalidades 3-2, depois de um empate 1-1 no tempo ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic