O Robalo está aqui! Uma viagem por terra, rio e mar em Esposende

O rio Cávado dá início ao roteiro entre a terra e o mar em Esposende. De Ofir à Apúlia, conheça os encantos do Parque Natural do Litoral Norte, observe os moinhos de vento que são postal da região, usufrua das praias, conheça a história do sargaço e prove os melhores sabores do oceano, com a certeza de que “O Robalo está aqui!” Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Esposende – Moinhos de Apúlia

Praias com extenso areal, dunas, recifes, pinhal e carvalhais. Este é o cenário entre o Atlântico e o rio Cávado, numa língua de terra que forma o Parque Natural do Litoral Norte. Estende-se ao longo de 16 km de costa, entre a foz do rio Neiva e a zona sul da Apúlia, no concelho de Esposende. A paisagem é também marcada por vários moinhos de vento, tão característicos da zona, e transformados atualmente em casas de veraneio. São um verdadeiro bilhete-postal da região.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Esposende

No areal virado para o mar encontra-se o cordão de dunas atlânticas mais extenso e melhor conservado do norte de Portugal. Assumem vital importância na barreira que formam, impedindo o avanço das águas do mar para os muitos terrenos agrícolas desta zona e que têm a particularidade de serem fertilizados com o sargaço, as algas marítimas que o mar traz para as praias. Aliás, a apanha do sargaço foi ao longo dos tempos uma atividade fundamental nesta região costeira. Recolhido de junho até ao final do ano, e seco ao sol, ainda hoje é empregue como fertilizante orgânico. Na Apúlia pode visitar o Museu do Sargaço e saber mais sobre esta atividade.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Esposende – Orla_costeira

A banhos nas praias de Ofir e Apúlia

O Parque Natural do Litoral Norte representa uma das principais zonas balneares do norte do país, com praias quase desertas banhadas por águas cristalinas. As de Ofir e Apúlia são as que maior número de banhistas atraem. Encantadora com as suas barraquinhas coloridas, a praia de Ofir está rodeada de pinhais e vegetação dunar rasteira, atravessada por passadiços em madeira. A partir do areal, quando a maré está baixa é possível admirar as formações rochosas conhecidas como Cavalos de Fão. De uma outra perspetiva, a partir do miradouro da restinga do Cávado, situado na duna mais alta, pode observar essas mesmas rochas no mar, mas também o estuário e todas as praias existentes. Este miradouro apenas é acessível a pé, através de um passadiço. Na margem sul o estuário é separado do mar por uma longa restinga, a montante da qual se encontra a principal área de sapal do estuário.

Afastando-se do mar, desfrute do aroma dos pinhais de Ofir e siga o percurso pedestre indicado e sugerido, já junto às margens do rio Cávado, onde poderá observar aves migradoras como a garça-real, a andorinha-do-mar, o pato-real, ou a gaivota-argêntea.

A praia da Apúlia, que culmina nos encantadores moinhos de vento, é acessível através de passadiços em madeira que permitem um fácil acesso ao areal. Aqui, pratica-se windsurf e kitesurf, mas existe também a Ecovia do Litoral Norte, percurso pedonal e ciclável, para quem gosta de passeios junto ao mar. Com cerca de 70 km, esta ecovia liga os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende. Os coloridos barcos do porto de pesca, que divide a zona norte e sul da praia, utilizados para a pesca artesanal e para a recolha do sargaço, é outra das atrações da praia da Apúlia. Com um areal extenso, bem servida por infraestruturas de apoio, muito frequentada nos meses de verão e reconhecida com diversas distinções como Bandeira Azul, é ainda recomendada por médicos por ser extremamente rica em iodo.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Esposende

Diversão no rio Cávado

O Cávado é local de exceção para a prática de atividades náuticas diversas. A Proriver – Atividades Turísticas (tel. 960354032), é uma das várias empresas locais que se dedica a proporcionar bons momentos a quem aprecia divertir-se dentro de água. Caiaque, Stand-Up Paddle e Big SUP são algumas das atrações. Mas a principal atenção vai para os passeios de barca. Com duração de quase duas horas, a réplica da antiga Barca do Lago, um dos melhores locais de passagem do rio, desde o tempo dos romanos, até aos peregrinos que se deslocavam para Santiago de Compostela. Aqui, pode usufruir de um agradável passeio pelas margens do rio. Além do diverso e interessante património paisagístico, repleto de deslumbrantes paisagens naturais, detenha-se na observação das diferentes espécies de aves que habitam a região.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Barca do Lago – Esposende

Descobrir a cidade

A igreja da Misericórdia faz parte de um complexo de edifícios que inclui também a Casa da Misericórdia, cuja confraria foi instituída em 1595. No interior da Igreja da Misericórdia, está construída a Capela do Senhor dos Mareantes, classificada como Monumento Nacional. Visite o Museu Marítimo, instalado num edifício de 1906, que acolhe igualmente a Estação de Socorros a Náufragos de Esposende, e observe o forte de S. João Baptista, que se ergue junto à foz do Cávado. Para conhecer a história e as tradições da região, considere uma visita ao Museu Municipal de Esposende.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Robalo

O Robalo está aqui!

Ao longo de todo o mês de abril, os restaurantes aderentes à iniciativa “O Robalo está aqui!” vão servir à mesa variadas sugestões gastronómicas confecionadas com esta espécie de peixe, tão apreciada pelos portugueses. “Com cor prata e um sabor e frescura inigualáveis”, o robalo é rei em três dezenas de restaurantes. Escalado e grelhado na brasa, assado no forno, com arroz ou em receitas mais ousadas, “o Robalo de Esposende traduz-se num legado gastronómico verdadeiramente único e singular!”, garante a autarquia. Pode consultar AQUI a listagem de restaurantes e pratos de robalo servidos até ao final do mês de abril. Esta iniciativa enquadra-se num amplo conjunto de ações de promoção, dando continuidade à campanha de divulgação de Esposende como território de excelente gastronomia de mar.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

A Cabana, na Apúlia

Boa Mesa em Esposende

O Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 selecionou dois restaurantes no município de Esposende. O restaurante A Cabana (tel. 253982065) instala-se numa antiga barraca de sargaço, situada em frente às dunas e aos moinhos da Apúlia. Aqui, serve qualidade e frescura desde 1982. A decoração respeita a temática marítima e os animados convívios são uma constante. Da grelha chegam a “Espetada de lulas com gambas” e vários peixes, do rodovalho ao robalo. No tacho, as especialidades são o “Arroz de marisco” e o “Arroz de gambas com tamboril”. Há marisco variado, como perceves, amêijoas, lavagante e santiagos (cavacos).

Outra opção, na bonita zona da Barca do Lago, é o restaurante Sra. Peliteiro (tel. 936438384), onde a criatividade de Paula Peliteiro se faz notar em criações de assinatura, como o “Polvo à Sra. Peliteiro”, a “Tagine minhota” ou o “Magret de ganso com risoto de cogumelos”. Na ementa brilham os clássicos, como o “Bacalhau à Braga” e o “Pernil de porco fumado no forno”. O restaurante também funciona como ateliê de cozinha. Ao almoço, durante a semana, há buffet. Ambos os restaurantes ostentam também o selo de qualidade Recheio.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Pastelaria Clarinhas

Clarinhas de Fão

Chegaram a ser anunciadas como remédio – à época era costume oferecer doces para ajudar à convalescença – e até afrodisíaco. A receita secreta continua nas mãos da mesma família, atravessando gerações e é já a quarta a confecioná-la tal como foi registada pelas três irmãs Clara, Rosália e Amália, em 1947, embora se acredite que a origem das Clarinhas de Fão remonte ao século XIX. Além dos pastéis de massa fina, recheados com doce de chila, fritos e envoltos em açúcar glacé (€1,40), também aqui encontra Cavacas. A Pastelaria Clarinhas (Tel. 936221741) Localiza-se em Fão.

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Dormir em frente ao mar

O Axis Ofir Beach Resort Hotel remonta aos anos 60. Ao longo das décadas foi crescendo e ganhando vivência. Recentemente foi remodelo e melhorado. São seis pisos e 192 quartos na linha da praia de Ofir. Uma imensa praia, rica em iodo, e o pinhal são elementos marcantes na paisagem, de onde se ouve a constante sinfonia do oceano. A praia de areia fina e tendas no areal, apela às corridas matinais ou aulas de surf para os mais aventureiros. Nas zonas comuns e exteriores do hotel nada falta para quando a nortada pede uma alternativa ao areal: campo de futebol, dois courts de ténis e piscina, enquanto dentro de portas asseguram entretenimento para toda a família, o bowling com três pistas, a sala de jogos e o Spa. Em 2018 todos os quartos foram renovados, assim como as áreas comuns. Quartos acolhedores, com uma vista deslumbrante para a praia de Ofir ou para o jardim. Espaço e panorâmica voltam a impressionar no restaurante Atlântico.

Axis Ofir Beach Resort Hotel, Av. António Veiga, Esposende. Tel. 253989800

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

Moinhos da Apúlia

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

o robalo está aqui! uma viagem por terra, rio e mar em esposende

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World