Morar sozinho: casas de nova construção para começar uma vida "a solo"

Ir viver sozinho é, sem dúvida, um dos maiores desafios de uma pessoa. Mas também um dos mais estimulantes. Se pretendes ir morar sozinho/a, convém que, antes disso, avalies determinados fatores e te preparares psicologicamente e financeiramente para esta nova fase.

Se tens a possibilidade de comprar casa com ou sem ajuda, podes começar a escolher a casa que mais te enche as medidas entre os vários empreendimentos de nova construção de tipologia t0 e t1 à venda no idealista com preços que começam nos 80 mil euros.

Morar sozinho: dicas e aspetos a ter em conta

Há diversos aspetos que deverás ter em conta ao ires viver sozinho. Essa decisão, embora seja boa, implica uma grande mudança nas tuas rotinas diárias, como mais responsabilidades, por exemplo, e importa que tenhas tudo bem clarificado na tua mente.

Saúde pessoal e bem-estar

Mantém uma rede de apoio social: Nunca é demais cultivar relacionamentos significativos com amigos, familiares e colegas. Isto é vital para te ajudar a lidar com os desafios emocionais. E para que não te sintas só.

Tem uma rotina de treinos e alimentação saudável: Muitas pessoas quando vão morar sozinhas acabam por se “desleixar” com alguns cuidados físicos, sobretudo na alimentação. Seja por preguiça de cozinhar apenas para si ou por falta de tempo. Mas é importantíssimo que mantenhas uma dieta equilibrada e tentes reservar um tempinho do teu dia para alguma atividade física.

Gere o stress e a ansiedade: Deves estar atento a qualquer sinal de stress e ansiedade e, caso te apercebas de que isso acontece regularmente, adota a prática de técnicas como a meditação e exercícios de relaxamento.

Casas para viver sozinho

idealista

Medidas de segurança essenciais

Investe num sistema de segurança residencial: É verdade que, nesta fase, evitar muitos gastos é importante na gestão do orçamento. Mas investir num sistema de segurança poderá proporcionar-te mais tranquilidade, como alarmes ou, simplesmente, fechaduras de alta qualidade.

Evita partilhar informações pessoais: Aconselhamos-te a que não partilhes determinadas informações da tua vida, como rotinas diárias ou planos de viagem em redes sociais. Isto é importante para proteger a tua privacidade e segurança.

Cultiva uma boa relação com a vizinhança: Desenvolver um relacionamento amigável com os vizinhos vai ajudar-te a criar uma rede de apoio.

Casas novas à venda

idealista

Organização financeira

Prioriza despesas: Identifica as despesas essenciais e não essenciais. Isso vai-te ajudar a distinguir as tuas prioridades e a perceber onde podes poupar.

Negocia mensalidades: Deves estar disposto a renegociar as tuas mensalidades, como com o comercializador de energia e o operador de telecomunicações. Estas pequenas economias vão, no entendo, fazer uma boa diferença no final do mês.

Cria uma reserva de emergência e planeia o futuro: É igualmente necessário que tenhas uma rede de segurança financeira em caso de despesas inesperadas. Um bom “colchão financeiro” é essencial nesses momentos. Além disso, poupar irá ajudar-te também a teres uma maior estabilidade na reforma e, antes disso, a aproveitares melhor a juventude com viagens e outras atividades do teu interesse.

O desafio de pedir um crédito habitação sozinho

Desafios de morar sozinho

idealista

Se vais morar sozinho e a tua escolha é compra casa ao invés de arrendar, terás, muito provavelmente, de recorrer a um crédito habitação. Mas antes disso, deves analisar as tuas poupanças e perceber o quanto vais poder dar de entrada (tem em atenção ainda as despesas no ato da escritura), para que saibas o quanto precisas de pedir ao banco.

Para ajudar nesse processo há várias empresas de mediação de crédito. No entanto, a maioria delas não têm acordo com todos os bancos, o que significa que não te irão dar as opções de todos os bancos no mercado português. A vantagem é que não tens de te preocupar com nada, apenas lhes fornecer os dados solicitados e analisar as propostas no final.

Contudo, se quiseres ter um leque de opções mais vasto, podes dirigir-te a vários bancos à tua escolha e obter de cada um as simulações e as condições que te dão, relativamente ao teu caso e ao tipo de imóvel que pretendes comprar.

Resumidamente, pedir um crédito habitação sozinho exigem uma abordagem criteriosa, mas com uma preparação adequada é possível realizares o sonho de ter casa própria de um modo financeiramente sustentável.

Processo de mudança de casa

Casas novas com varanda

idealista

Mudanças são sempre cansativas. Ter de “empacotar” tudo numa casa e voltar a “desempacotar” na nova. Mas é algo a que não podes fugir. Para te ajudar nesse processo, atenta nas nossas dicas.

Seleciona criteriosamente os teus pertences: Esta nova fase é a ideal para simplificares a tua vida, ao fazeres uma revisão cuidadosa dos teus pertences e decidires o que queres levar para a casa nova e o que queres deitar fora ou doar.

Pondera contratar serviços profissionais: Isto será uma boa ajuda no sentido em que não serás tu a fazer esforços desnecessários. Além disso, as empresas de mudanças possuem grandes carrinhas com capacidade para levar tudo ou quase tudo de uma vez.

Lembra-te de atualizar a documentação: Quando fizeres a escritura da tua nova casa, não te esqueças de atualizar a morada nas Finanças, alterar também a documentação automóvel, pedir a transferência de centro de saúde (caso mudes de localidade), entre outras coisas.

Vantagens de ir morar sozinho

Empreendimentos com apartamentos novos

idealista

Para finalizar, e de modo a incentivar-te um pouquinho mais para esta nova fase, deixamos aqui algumas vantagens de ir morar sozinho.

Autodescoberta

Morar sozinho pode ser uma situação aliada na jornada da autodescoberta, pois terás um espaço íntimo para refletir sobre valores e metas pessoais, promovendo um maior entendimento de ti mesmo.

Crescimento pessoal

Assumindo a total responsabilidade pelo próprio lar, vais acabar por fomentar o desenvolvimento de habilidades práticas e emocionais, como a gestão financeira e tomada de decisões diárias que te ajudarão no teu crescimento pessoal.

Flexibilidade e espontaneidade

Morar sozinho permite-te uma grande flexibilidade na gestão do teu tempo. Poderes tomar decisões espontâneas e adaptares a rotina de acordo com as tuas próprias necessidades é uma grande vantagem de morar sozinho.

Personalização do lar

O teu lar deve ser o espelho da tua personalidade. E ao morares sozinho podes personalizá-lo e torna-lo acolhedor. Usa as tuas cores favoritas e escolhe os móveis unicamente ao teu gosto. Vais ver como te sentirás bem na tua nova casa.

Encontra aqui a tua casa dos sonhos

No Idealista não te faltam opções de casas de nova construção para ires morar sozinho. Basta que escolhas a casa ideal, que corresponde às tuas necessidades, seja um T0 ou um T1. Descobre agora:

 

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World