Empresas e grupos de tecnologia alertam UE contra regulação excessiva de modelos fundamentais de IA

empresas e grupos de tecnologia alertam ue contra regulação excessiva de modelos fundamentais de ia

Letras AI (de Inteligência Artificial) em cima de placa mãe de computador 23/06/2023 REUTERS/Dado Ruvic

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) – Empresas e grupos de tecnologia alertaram a União Europeia nesta quinta-feira contra a super-regulamentação de sistemas de inteligência artificial (IA) conhecidos como modelos fundamentais, pois isso poderia prejudicar startups incipientes ou levá-las a deixar a região.

O apelo ocorreu à medida que os países da UE e os parlamentares do bloco entram na reta final de negociações sobre regras para a IA que podem estabelecer um padrão para outros países.

Uma das maiores controvérsias são os modelos fundamentais, como o ChatGPT da OpenAI, que são sistemas de IA treinados em grandes conjuntos de dados, com a capacidade de aprender com novos dados para realizar diversas tarefas.

“Para a Europa se tornar uma potência digital global, precisamos de empresas que possam liderar a inovação em IA também usando modelos fundamentais e IA de propósito geral (GPAI)”, disse a DigitalEurope, cujos membros incluem Airbus, Apple, Ericsson, Google, LSE e SAP, em carta.

“Como representantes da indústria digital europeia, vemos uma grande oportunidade nos modelos fundamentais e em novos players inovadores emergindo nesse espaço, muitos deles nascidos aqui na Europa. Não vamos regulamentá-los até que tenham que deixar de existir antes que tenham a chance de expandir, nem forçá-los a sair.”

Trinta e duas associações digitais europeias também assinaram a carta. GPAI refere-se à inteligência artificial de propósito geral.

Os signatários, que afirmaram que apenas 3% dos unicórnios de IA do mundo vêm da UE, apoiaram uma proposta conjunta da França, Alemanha e Itália para limitar o escopo das regras de IA para modelos base aos requisitos de transparência.

Eles também afirmaram que o escopo amplo atual das regras de IA poderia entrar em conflito com a legislação existente em setores específicos, como o da saúde.

“Estamos cada vez mais frustrados com o que vemos como falta de interesse nos efeitos sobre o setor médico. Nossa impressão é que as pessoas não se importam mais com o conteúdo, elas só querem que seja feito. Somos apenas danos colaterais”, disse porta-voz da Siemens Healthineers, Georgina Prodhan.

As empresas também rejeitaram apelos das indústrias criativas para que as regras de IA abordem questões de direitos autorais.

“O abrangente quadro de proteção e aplicação de direitos autorais da UE já contém disposições que podem ajudar a lidar com questões relacionadas a direitos autorais da IA, como a isenção de mineração de texto e dados correspondentes”, disseram.

(Reportagem de Foo Yun Chee)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS PVB IV

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World