Alimentos caros impedem gastos dos mais pobres com serviços e agravam inadimplência

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

RIO – O corte de impostos reduziu os gastos das famílias com combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, mas o encarecimento dos alimentos segue pesando no orçamento doméstico, especialmente nos lares mais pobres. O gasto maior com a alimentação, item de primeira necessidade, reduz o espaço das famílias brasileiras de renda mais baixa para o consumo de serviços e de bens não essenciais, além de dificultar o pagamento de dívidas e contas em atraso.

As famílias de renda mais baixa puxaram a inadimplência recorde no País em agosto: um ápice de 33,1% dos lares com renda mensal de até dez salários mínimos tinham contas ou dívidas em atraso, ante uma fatia de apenas 13,7% de famílias inadimplentes no grupo que recebia mais de 10 salários mínimos mensais. O endividamento também foi recorde no grupo de menor renda, com 79,9% dessas famílias com contas a pagar, contra uma fatia de 75,9% de endividados na faixa de maior renda. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em janeiro de 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“A inflação tem realmente pesado mais no orçamento dessas famílias de menor renda. Sobra menos dinheiro na verdade para poder pagar as dívidas e o resto das contas, e ainda manter o nível de consumo. Então a inflação é, sim, um dos postos-chave que explica essa alta do endividamento e também da inadimplência”, disse Izis Ferreira, economista responsável pela pesquisa da CNC. “A gente ainda tem um nível muito alto de inflação de alimentos, de alimentação no domicílio, que representa uma parcela muito significativa do orçamento das famílias de renda média e baixa no Brasil. Então, certamente esse é um dos fatores que explicam essa alta na necessidade de buscar crédito para manter seu nível de consumo, mas também uma dificuldade de pagar tudo.”

alimentos caros impedem gastos dos mais pobres com serviços e agravam inadimplência

Produtos alimentícios subiram 13,43% em um ano; gasto maior com a alimentação reduz espaço de famílias de renda mais baixa para consumo de serviços e de bens não essenciais Foto: Celso Junior/Estadão

Alta de 13,43% nos alimentos

No período de um ano, os produtos alimentícios subiram 13,43%, após já terem ficado 13,94% mais caros no ano anterior, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os alimentos para consumo no domicílio, aqueles comprados em supermercados, subiram ainda mais: a alta foi de 16,59% nos 12 meses terminados em agosto de 2021, seguida de nova elevação de 15,63% nos 12 meses seguintes, ou seja, de setembro de 2021 a agosto de 2022. “É uma inflação de dois dígitos na alimentação no domicílio, e ela vai continuar, grosso modo, sendo o dobro da inflação como um todo”, previu Fábio Romão, economista da LCA Consultores. “Isso acaba afetando a família de mais baixa renda.”

Romão espera que o IPCA encerre o ano de 2022 em 6,2%, o que inclui um aumento de 12,40% projetado pela LCA para os alimentos consumidos no domicílio. Ele espera uma trégua mais consistente dos preços dos alimentos apenas em meados de 2023.

O encarecimento da alimentação respondeu por 42% (ou 3,88 pontos porcentuais) da inflação de 9,24% percebida pelos mais pobres nos 12 meses até agosto, calculou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para os mais ricos, o encarecimento dos alimentos significou menos de 19% (1,70 ponto porcentual) da taxa de inflação de 9,11% percebida em 12 meses, apontou o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda.

A faixa de renda mais baixa se refere às famílias com renda domiciliar mensal menor que R$ 1.726,01, enquanto o grupo mais rico recebe mensalmente mais de R$ 17.260,14. Para os mais pobres, a forte pressão do grupo alimentação e bebidas sobre a inflação em 12 meses é decorrente de altas expressiva nos preços de produtos como: farinhas e massas (19,9%); tubérculos (18,9%); hortaliças (15,7%); frutas (32,0%); leite e derivados (39,2%); aves e ovos (16,2%); panificados (18,3%); e óleos e gorduras (19,3%).

Entre as famílias de renda mais alta, apesar da trégua recente dos combustíveis e da energia elétrica, houve aumentos no transporte por aplicativo (43,9%), passagens aéreas (74,9%), seguro veicular (43,6%) e automóveis novos (15,1%).

VEJA TAMBÉM

    Auxílio Brasil

    A ampliação do valor do Auxílio Brasil, a partir de agosto, pago às famílias de renda mais baixa deve favorecer o consumo de alimentos e produtos farmacêuticos, mas não chega a estimular o consumo de serviços, especialmente num ambiente de endividamento e inadimplência elevados, avalia Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

    Impulsionado por uma demanda reprimida, o consumo de serviços pelas famílias brasileiras cresceu por cinco meses consecutivos, de março a julho, mas já sinaliza perda de fôlego. O volume de serviços prestados às famílias avançou 0,6% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. O avanço sucede altas em junho (0,5%), maio (2,2%), abril (2,8%) e março (3,3%).

    “(A perda de fôlego) Tem a ver com a inflação e tem a ver com o orçamento das famílias, que ainda está muito apertado”, afirmou Tobler. “O mercado de trabalho reagiu, mas com renda ainda muito baixa, salários muito baixos.”

    O segmento de serviços às famílias ainda opera 5,7% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de covid-19. “Os principais fatores que podem influenciar de uma maneira decisiva o aumento dos serviços prestados às famílias são o nível de rendimento da população e o nível de preços. De maneira que, quanto maior o nível de preços, mais difícil será o volume de serviços prestados às famílias crescer. E, quanto maior o rendimento das pessoas, mais chance de despender uma proporção maior da sua renda em serviços”, corroborou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

    Lobo lembra ainda que, por não terem caráter essencial e dependerem de renda sobrando no orçamento doméstico, os serviços prestados às famílias são essencialmente consumidos pelos brasileiros de renda mais elevada. “Talvez a questão da desigualdade de renda ainda seja uma variável relevante para a gente entender essa maior morosidade dos serviços prestados às famílias em alcançar o ponto mais alto da série, ocorrido em maio de 2014?, lembrou Lobo.

    Segundo a pesquisa do IBGE referente ao mês de julho, o volume de serviços prestados às famílias ainda estava 14,1% abaixo do pico alcançado em maio de 2014.

    As famílias de renda mais baixa, com orçamento pressionado, já não estão usufruindo do consumo de serviços. O setor segue aquecido pela demanda de uma pequena parcela mais rica da população, que fez uma espécie de poupança forçada durante as restrições impostas pela pandemia, acrescentou Fábio Romão, da LCA Consultores. “Tem uma parcela grande da população que não pode, evidentemente, usufruir disso”, lembrou Romão, que prevê ainda desaceleração na demanda por serviços ao longo de 2023 mesmo entre os mais ricos. “A poupança forçada tem algum fôlego, mas ele termina”, concluiu.

    News Related

    OTHER NEWS

    Colunista do A Tarde é Sua revela que Globo adotou medidas extremas para melhorar clima entre Patrícia Poeta e Manoel Soares; Funcionários teriam sido demitidos

    A emissora teria contratado assessores para evitar novos transtornos entre os jornalistas O suposto desentendimento entre Patrícia Poeta e Manoel Soares, apresentadores do programa Encontro, continua sendo assunto no mundo ... Read more »

    Apple Music ultrapassa Spotify e chega a 100 milhões de músicas na plataforma

    Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! AP – Na última segunda-feira, 3, a Apple Music atingiu um grande marco, ... Read more »

    Correios começam a contar sábado como dia útil para Sedex 10 e 12

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os Correios vão começar a considerar o sábado como dia útil para entrega de Sedex nas modalidades 10 (pedidos feitos na véspera com entrega até ... Read more »

    Flamengo e Internacional empatam em noite dos goleiros no Maracanã

    Flamengo e Internacional empatam em noite dos goleiros no Maracanã Na briga pelas primeiras posições da tabela do Brasileirão, Flamengo e Internacional disputaram uma partida aberta no Maracanã, com mais ... Read more »

    Bolsa engata 4ª alta seguida e ganhos de outubro já somam 6,5%

    Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! O Ibovespa estendeu a série positiva pelo quarto dia e fechou em alta ... Read more »

    Yuri Alberto lamenta falta de concentração do Corinthians e evita falar da final da Copa do Brasil

    O centroavante Yuri Alberto apareceu mais uma vez para marcar pelo Corinthians – seu oitavo gol, o terceiro seguido com a camisa do clube. No entanto, dois erros individuais minaram ... Read more »

    Ancelotti elogia Rodrygo após vitória do Real Madrid na Champions League: 'Pode jogar em qualquer lado'

    Ancelotti elogia Rodrygo (Foto: JAVIER SORIANO / AFP) Após a vitória do Real Madrid sobre o Shakhtar Donetsk na Champions League, o treinador Carlo Ancelotti falou acerca da atuação de ... Read more »

    Giovanna Ewbank celebra aniversário com festa anos 2000

    ***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 08.11.2019 – Retrato da apresentadora Giovanna Ewbank. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress) SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A apresentadora Giovanna Ewbank e o produtor teatral Léo Fuchs aproveitaram a ... Read more »

    Com Bolsonaro ou Lula no Planalto, parlamentares já se articulam pelo comando do Congresso

    Prédio do Congresso Nacional em Brasília Por Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – Mal acabaram as eleições para o Legislativo, e ainda há pela frente disputas de ... Read more »

    Índices futuros dos EUA operam em baixa após forte rali

    Índices futuros dos EUA operam em baixa após forte rali Por Scott Kanowsky Investing.com — Os índices futuros dos EUA operam em baixa em Wall Street nas negociações de pré-mercado ... Read more »

    Celso Portiolli fará tratamento até 2023 para prevenir novo câncer

    Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! Celso Portiolli revelou que iniciou um novo tratamento médico para evitar outro câncer, ... Read more »

    Idosa acredita estar namorando Johnny Depp e perde mais de 200 mil reais para golpista

    A aposentada acreditava que iria morar em Los Angeles, nos Estados Unidos Eu namoro ele, mas eu não sei se ele me namora! Johnny Depp nem sabia, mas tinha uma ... Read more »

    Manifestantes do Greenpeace interrompem discurso de Truss

    Duas manifestantes do Greenpeace interromperam nesta 4ª feira (5.out.2022) o discurso da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, na conferência do Partido Conservador. Segundo o jornal The Guardian, o ato ... Read more »

    Deputadas trans eleitas querem discutir além de pautas identitárias

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “A estrutura preconceituosa quer nos limitar a discutir somente as chamadas pautas identitárias”, afirma a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), uma das primeiras parlamentares transgênero ... Read more »

    Greve do Metrô em BH: população é pega de surpresa com paralisação

    Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) paralisa atividades completamente nesta quarta (5/10) e quinta-feira (6/10) Muitas pessoas foram pegas de surpresa na manhã desta quarta-feira (5/10) com a greve total do metrô ... Read more »

    Jogador do PSG abre o jogo sobre problemas de vestiário entre Neymar e Mbappé

    Jogador do PSG abre o jogo sobre problemas de vestiário entre Neymar e Mbappé O Paris Saint-Germain ficou no empate por 1 a 1 contra o Benfica em Lisboa nesta ... Read more »

    Chefe da defesa civil dos EUA ganha canal com Biden e equilibra disputa política

    WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Em quase três décadas trabalhando em resposta a emergências, a chefe da defesa civil dos EUA, Deanne Criswell, aprendeu lições úteis para lidar com os impactos ... Read more »

    Escolas e universidades viram novos focos de protestos no Irã

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As forças de segurança do Irã foram mobilizadas em universidades em várias cidades nesta quarta-feira (5), intensificando os esforços do governo para reprimir mais de ... Read more »

    Harry Potter e a Câmara Secreta ganhará exibição especial nos cinemas

    Harry Potter e a Câmara Secreta ganhará exibição especial nos cinemas A nostalgia continua sendo um dos principais motores do cinema contemporâneo. Dessa vez, o público que prestigiou a primeira ... Read more »

    The Economist: Lula deve se aproximar do centro se quiser ganhar as eleições

    Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! A tradicional publicação britânica The Economist publicou nesta terça-feira, 4, na sessão de ... Read more »

    Bolsonaro recebe apoio de bancada ruralista e parlamentares eleitos

    Bolsonaro recebe parlamentares e aliados eleitos no Palácio da Alvorada Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quarta-feira o apoio da bancada ruralista e ... Read more »

    Lula ganha apoio de bispo que integrou cúpula da Universal e usará vídeo em campanha

    SAO PAULO, SP, 05.10.2022: PODER – CAMPANHA POLÍTICA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com senadores e governadores de diversis partidos, no hotel Jaraguá, na tarde ... Read more »

    Petróleo em alta limita atuação da Petrobras em campanha e joga pressão sobre diretoria

    RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A alta do petróleo nos últimos dias limita a atuação da Petrobras na campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, nas últimas ... Read more »

    MPMG faz operação contra sonegação fiscal de frigoríficos em Janaúba

    Empresas são investigadas por crimes contra a ordem tributária Mandados judiciais de busca e apreensão e o bloqueio de bens contra cinco empresas frigoríficas e uma transportadora foram cumpridos na ... Read more »

    Entenda como funciona a gravidez independente por reprodução assistida

    Você estuda, começa a trabalhar, inicia uma pós-graduação, termina um relacionamento longo e, de repente, percebe que está passando dos 35 anos e aquela vontade antiga – ou nova – ... Read more »

    Copa do mundo: O roubo da taça Jules Rimet na copa de 1946

    Copa do mundo: O roubo da taça Jules Rimet na copa de 1946 A copa do mundo no Catar se aproxima então vamos relembrar algumas histórias curiosas dos mundiais passados. ... Read more »

    Sesc Jazz traz a música da diáspora africana e outras frentes criativas

    Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! Herdeiro do antigo Jazz na Fábrica, o Sesc Jazz retoma seu caráter presencial ... Read more »

    De headset a DualSense: Otimize seu console com os melhores acessórios

    O que falta para o seu jogo ficar ainda mais imersivo? Investir em acessórios para console pode ser a resposta que você está procurando. Para te ajudar nessa, o IGN ... Read more »

    BH tem pancadas de chuva até 8h de quinta-feira (6/10)

    Belo Horizonte sob chuva A leve trégua de chuvas que apareceu em Belo Horizonte nesta quarta-feira (5) não deve durar muito. A Defesa Civil Municipal emitiu novo alerta climático, preparando ... Read more »

    Pai do Neymar fala sobre a preparação do jogador para a copa do mundo no Catar

    Pai do Neymar fala sobre a preparação do jogador para a copa do mundo no Catar Em contagem regressiva para a copa Neymar pai abre o jogo em entrevista. O ... Read more »

    União Brasil declara apoio a Tarcísio de Freitas no 2º turno em SP

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O diretório estadual do União Brasil em São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (5) apoio ao candidato ao governo de São Paulo do Republicanos, ... Read more »

    Desempenho no Mundial coloca seleção brasileira no topo do ranking da Federação Internacional de Vôlei

    Desempenho no Mundial coloca seleção brasileira no topo do ranking da Federação Internacional de Vôlei O Brasil começou muito bem o Mundial de vôlei feminino. Na última terça-feira, venceu a ... Read more »

    Lindsay Lohan volta ao cinema após 15 anos e diz que atuar é 'como andar de bicicleta'

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Queridinha de Hollywood nos anos 1990 e 2000, Linsay Lohan, 36, estava sumida da tela grande. Desde 2007, quando ela lançou “Ela é a Poderosa” ... Read more »

    Governo Bolsonaro eleva bloqueio em emendas de relator a R$ 6,8 bi e irrita Lira

    BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Um novo bloqueio de R$ 2,6 bilhões sobre as emendas de relator, usadas como moeda de troca em negociações políticas, deixou o presidente da Câmara, Arthur ... Read more »

    Brasileirão, Champions League, Série B... Onde assistir aos eventos esportivos desta quarta

    Brasileirão, Champions League, Série B… Onde assistir aos eventos esportivos desta quarta A quarta-feira será bastante movimentada por jogos da série A do Campeonato Brasileiro e UEFA Champions League. Seis ... Read more »

    Com Mineirão lotado, Cruzeiro mira recorde de público contra o Ituano

    Com Mineirão lotado, Cruzeiro mira recorde de público contra o Ituano O Cruzeiro tem tudo para fazer uma festa histórica nesta quarta-feira, no Mineirão. O time verá pela primeira vez ... Read more »

    STU Open Rio: Antes de último treino, Pedro Barros dispara sobre World Skate: 'Descaso muito grande'

    STU Open Rio: Antes de último treino, Pedro Barros dispara sobre World Skate: ‘Descaso muito grande’ Falta pouco. Na véspera do início da categoria Park no STU Open Rio, realizado ... Read more »

    Rihanna fala pela primeira vez sobre Super Bowl e participação de A$AP Rocky

    Es navy estão contando os minutos para assistir o retorno triunfal de Rihanna aos palcos com o show no intervalo do Super Bowl 2023 e a cantora falou pela primeira ... Read more »

    Pesquisa diz que 40% dos latinos independentes estão indecisos para eleições nos EUA

    O Capitólio americano em outubro de 2022 Cerca de 40% dos latinos que não se identificam claramente com nenhum partido não sabem se votarão democrata ou republicano nas eleições de ... Read more »

    Suco engorda? Entenda por que isso é um mito e aprenda o jeito certo de consumir a bebida

    Você já ouviu por aí que suco engorda? É muito comum encontrar até listas de quais são os tipos da bebida consideradas vilões das dietas. A verdade, porém, é bem ... Read more »
    Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network