Arqueólogos descobrem na Amazônia uma imensa rede de cidades de 2.500 anos

arqueólogos descobrem na amazônia uma imensa rede de cidades de 2.500 anos

Arqueólogos descobrem na Amazônia uma imensa rede de cidades de 2.500 anos

No coração da Floresta Amazônica, cientistas descobriram uma vasta rede de cidades densamente povoadas, de 2.500 anos, onde vivia uma civilização agrária até então desconhecida, segundo um estudo.

O local, que se estende por mais de mil quilômetros quadrados no vale de Upano (Equador), na base da cordilheira dos Andes, inclui cerca de vinte cidades, interligadas por estradas.

Trata-se de uma estrutura urbana em escala nunca vista em período tão antigo na Amazônia. “Não se trata apenas de uma aldeia, mas de toda uma paisagem domesticada pelo homem”, explica à AFP Stéphen Rostain, diretor de pesquisa do CNRS (a maior organização pública francesa de pesquisa científica) e um dos autores do estudo publicado esta semana na revista Science.

Já se passaram 25 anos desde que este arqueólogo francês detectou os primeiros vestígios desta civilização chamada “Upano” através de escavações no solo, e avistou algumas centenas de montes de terra.

Em 2015, uma empresa contratada pelo escritório de patrimônio equatoriano se comprometeu a sobrevoar a região com um Lidar (“Laser Imaging Detection and Range”), uma pequena máquina de sensoriamento remoto a laser a bordo de um avião, que permite passar entre as folhas das árvores da floresta densa.

“Ao eliminar a cobertura vegetal, é possível restaurar a verdadeira forma do solo nestas centenas de quilômetros quadrados, o que não era possível em terra”, explica Stéphen Rostain.

“Como em Nova York”

As imagens revelam mais de seis mil pequenos montes, plataformas retangulares de terra que serviam de base para as casas, para protegê-las do solo úmido.

“Não esperava algo tão espetacular. Para um arqueólogo, é um verdadeiro Eldorado científico”, confidencia o pesquisador.

As primeiras plataformas terão sido erguidas entre 500 anos a.C. e 300 e 600 anos depois, abrangendo assim a época do Império Romano.

Outras aldeias pré-hispânicas foram descobertas na Amazônia, mas mais recentemente, entre 500 e 1500 DC. E nada tão vasto.

Mais notável ainda: as cidades descobertas são cortadas por grandes ruas escavadas, retas e em ângulo reto – “como em Nova York”, comenta o arqueólogo – que ligavam as aldeias. Para fins comerciais, mas também cerimoniais, segundo o especialista.

Algumas cidades têm um grande beco central, semelhante ao do sítio arqueológico de Teotihuacan, no México, para reunir as pessoas das aldeias. Porque estas eram “densamente povoadas”, com “vários milhares de habitantes”. Agora está em curso um estudo estatístico para se ter uma estimativa mais detalhada.

Sociedade nômade “estratificada”

Montes de 8 a 10 metros de altura testemunham a construção não de casas, mas de espaços coletivos para rituais ou festas. Os pequenos campos mostram também que se tratava de uma sociedade agrária que “aproveitava o menor espaço vazio para fazê-lo dar frutos”, analisa o cientista, que trabalha no laboratório de Arqueologia das Américas.

Ao vasculhar as casas, ele já havia desenterrado inúmeros restos domésticos: sementes, pedras de amolar, ferramentas, potes de cerâmica para beber cerveja de milho.

“Não estamos no contexto de uma sociedade nômade, mas de uma sociedade estratificada, provavelmente com autoridade e engenheiros para traçar rotas”, resume Stéphen Rostain.

Essa descoberta demonstra, segundo ele, “que não existiam apenas arcaicos caçadores-coletores indígenas na Amazônia, mas também populações urbanas complexas”, enquanto uma “certa arrogância ocidental tende a classificar as civilizações dos povos da floresta como selvagens”.

“É hora de reconsiderar essa opinião depreciativa da Amazônia”, acredita.

(Com informações da AFP)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World