Não aprendas com os erros, aprende a decorar a casa com Ana Rita Soares

não aprendas com os erros, aprende a decorar a casa com ana rita soares

Ana Rita Soares, fundadora do Atelier Ana Rita Soares – Design de Interiores

Antes de ser designer de interiores, Ana Rita Soares é uma mulher resiliente, persistente, mãe dedicada e uma viajante aficionada. Aprecia a vida em slow motion, bem planeada e organizada e ai de quem lhe altere os planos. Para a balança estar bem equilibrada, só uma há coisa que falta na vida de Ana Rita Soares: fazer aquilo de que gosta todos os dias e, quanto a isso, já lá vão 18 anos.

Começou por estudar Arquitetura em Portugal, depois Design de Interiores em Madrid e foi em 2006 que fundou por cá o próprio projeto, o Atelier Ana Rita Soares – Design de Interiores.

A ex-decoradora do programa televisivo Querido Mudei a Casa aplica toda a formação e experiência adquirida ao longo da carreira no seu atelier, no qual desenvolve projetos de design de interiores ‘chave na mão’, com um toque de luxo. No portefólio conta com projetos como a Casa na Junqueira e o apartamento Liberdade, em Lisboa, ambos distinguidos com ouro nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores.

Mas o que define uma decoração de luxo?

“Uma decoração de luxo caracteriza-se por um conjunto equilibrado de vários fatores. O designer de interiores tem um papel determinante na gestão do equilíbrio entre os diferentes elementos, tendo como atributo essencial numa decoração de luxo: a elegância”, explica Ana Rita Soares à Versa.

Para chegar então a interiores mais sofisticados, revela que é preciso fazer uma “criteriosa seleção dos diferentes elementos que os compõem, que devem caracterizar-se pela sua alta qualidade e durabilidade”. E aqui há várias apostas certeiras: mobiliário com design, seja de marcas prestigiadas, sejam peças com design exclusivo ou desenhadas e executadas sob medida; materiais como pedra e madeiras nobres; tecidos igualmente exclusivos; cores neutras e suaves; curadoria de arte (quadros ou esculturas) e objetos de coleção, sejam de espólio do cliente ou selecionadas propositadamente para o projeto.

Parece simples, no entanto, há vários desafios.

Os três maiores erros de decoração  

Para bem decorar um espaço interior, poderia bastar juntar elementos que nos parecem bem visualmente. Mas o trabalho vai muito além disso.

Um dos maiores desafios é, segundo a designer de interiores, “criar um compromisso e equilíbrio entre funcionalidade e estética, bem como gerir a escala e proporção entre o espaço e as peças selecionadas”. Outro é integrar e harmonizar a decoração com a arquitetura e o meio envolvente e, claro, corresponder ao perfil e necessidades do cliente.

Se o desafio é grande para Ana Rita Soares, para qualquer comum mortal ainda mais, razão pela qual é fundamental delegar a tarefa a quem sabe. Mas nada como ter uma noção do que andamos a fazer mal.

Eis os três maiores erros de decoração detetados ao longo dos anos pela profissional:

  • Layout disfuncional, pouco otimizado, e com peças de mobiliário que não cumprem a escala e proporção para com a divisão em que estão inseridas; 
  • Ambientes frios e impessoais, casas “sem alma”, sem personalidade e isentas de qualquer estilo; 
  • Excesso de elementos decorativos e total desconexão entre si, que cria algum caos visual. 

É a aprender que evitamos erros 

No que toca a decoração amadora, tendemos a seguir as tendências do momento e 2024 é um ano que traz algumas novidades na manga. Ana Rita Soares enumera três.

  • Mobiliário: peças com formatos mais orgânicos e curvos, sejam sofás e cadeiras ou mesas de jantar e de café; madeiras em tons mais escuros e quentes;
  • Ambientes quentes, personalizados e exclusivos, onde a casa deve ser usada como “tela em branco” para nela expressarmos a nossa personalidade, com grande foco no bem-estar;
  • Sustentabilidade: fazer escolhas conscientes por forma a reduzir o impacto ambiental, o que se pode alcançar numa decoração de luxo, mas também com materiais mais económicos. 

“No geral, os ambientes surgem mais ousados (maximalistas) e menos minimalistas que anteriormente”, nota.

Ainda assim, não estamos livres de errar numa decoração por intuição e apesar do que diz o ditado, “é com os erros que aprendemos”, porque não invertê-lo e primeiro aprender?

Está a chegar o workshop Arte De [Re] Criar Espaços, orientado por Ana Rita Soares, que pretende ensinar a todos os interessados na área de Design de Interiores como “transformar espaços em ambientes incríveis”.

O evento acontece a 14 e 15 de março no Tivoli Fórum, na Avenida da Liberdade 180, em Lisboa, e o objetivo é que, no final, os participantes sejam capazes de criar ambientes funcionais e esteticamente atraentes ao aprender através da teoria, transmitida por especialistas, e da experiência prática incluída no evento.

A participação no workshop tem um custo de €390 e para fazer a inscrição basta preencher o formulário disponível no site do Atelier Ana Rita Soares – Design de Interiores. As vagas são limitadas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World