Viktor Orbán admite ratificação da adesão da Suécia à NATO já no fim de fevereiro

viktor orbán admite ratificação da adesão da suécia à nato já no fim de fevereiro

O parlamento húngaro pode ratificar já na sua próxima sessão, prevista para 26 de fevereiro, a admissão da Suécia na Aliança Atlântica, anunciou o primeiro-ministro Viktor Orbán.

Durante o seu discurso do Estado da Nação, este sábado em Budapeste, Orbán considerou “boas notícias que a nossa disputa com a Suécia fique resolvida em breve”.

“No início da sessão de primavera do parlamento poderemos ratificar a adesão da Suécia à NATO”, anunciou aos seus apoiantes, acrescentado que ele e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, adotaram medidas para “reconstruir a confiança” entre os dois países. Orbán não referiu que medidas foram essas.

A Suécia pediu a adesão à NATO em maio de 2022, dois meses depois da invasão russa da Ucrânia e numa alteração histórica da sua política de Defesa.

A Hungria é o único estado-membro da organização atlântica em falta na ratificação do pedido, que necessita aceitação unânime. A demora tem suscitado críticas generalizadas e azedou as relações entre a Hungria e os Estados Unidos.

O partido de Orbán, Fidesz, justificou as suas reticências com alegações infundadas por parte da Suécia sobre a erosão da democracia na Hungria. Já o primeiro-ministro, considerado próximo do presidente russo Vladimir Putin, tem garantido o seu apoio à adesão da Suécia, contudo a legislação tem estado a marcar passo no parlamento húngaro desde meados de 2022.

Novas leis de proteção de menores

Viktor Orbán teve uma semana difícil a nível doméstico, devido à demissão da presidente do país, da ministra da Justiça e do líder da Igreja Protestante, todos seus próximos apoiantes, em menos de uma semana. A presidente Katalin Novák e a ministra da Justiça, Judit Varga, demitiram-se há oito dias, e o bispo calvinista Zoltan Balog esta sexta-feira. Em causa, o indulto presidencial concedido ao subdiretor de um lar de jovens, condenado em 2022 por tentar encobrir a conduta abusiva do seu superior.

O escândalo levou às ruas milhares de jovens húngaros em protesto, que aproveitaram para por em causa o governo de Orbán, na

maior contestação desde o regresso ao poder do conservador de linha dura, em 2010.

O primeiro-ministro guardou a sua reação para odiscurso deste sábado, com o seu gabinete a garantir apenas nos últimos dias que Viktor Orbán tomou conhecimento do indulto pelos jornais “tal como todas as pessoas”, contrariamente às acusações da oposição.

Durante o seu discurso este sábado, o chefe do governo prometeu um novo pacote legislativo para aumentar a proteção das crianças, garantindo que “não há clemência para casos de abuso infantil”, em linha com a defesa dos valores da família, um tema fulcral nas suas políticas.

“Boas pessoas podem tomar más decisões”, acrescentou numa crítica indireta a Katallin Novák e a Judit Varga e procurando distanciar o seu executivo do escândalo e das duas demissionárias.

O bispo Zoltan Balog anunciou sexta-feira a sua demissão da liderança das igrejas protestantes húngaras, durante um sínodo convocado de emergência, admitindo que apoiou Novák na concessão do indulto ao subdiretor.

A controvérsia estalou quando a imprensa divulgou os nomes de 25 pessoas indultadas em abril de 2023 pela presidente, a qual incluía o subdiretor de uma instituição ofical de acolhimento de crianças, perto de Budapeste, que tinha sido condenado a três anos de prisão por ter forçado menores a retratarem-se das suas alegações de abuso contra o diretor da instituição.

O principal acusado está a cumprir uma sentença de oito anos de prisão.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World