Rosenqvist desbanca favoritos e crava pole do GP de Long Beach. Fittipaldi é 19º

rosenqvist desbanca favoritos e crava pole do gp de long beach. fittipaldi é 19º

O sueco Felix Rosenqvist surpreendeu e cravou a pole-position do GP de Long Beach da Indy. Na sessão disputada na tarde deste sábado (20), o piloto da Meyer Shank desbancou os times grandes, e com 1min06s017, vai largar da posição de honra pela sexta vez na carreira — a primeira de seu novo time na história.

A Penske foi a única equipe de motores Chevrolet a passar do primeiro segmento da classificação, e conseguiu colocar dois carros no top-3: o australiano Will Power ficou apenas 0s003 atrás da marca de Felix, enquanto o atual líder do campeonato Josef Newgarden vem no terceiro posto.

Colton Herta, da Andretti, completa a segunda fila e puxa o companheiro de equipe Marcus Ericsson. O sexto lugar está nas mãos do atual campeão Álex Palou, da Ganassi.

O dinamarquês Christian Lundgaard partirá do sétimo lugar, com a RLL, lado a lado com o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi. O neozelandês Marcus Armstrong parte em nono, dividindo a quinta fila com Kyle Kirkwood, que venceu o GP de Long Beach em 2023, pela Andretti.

rosenqvist desbanca favoritos e crava pole do gp de long beach. fittipaldi é 19º

Pietro Fittipaldi (Foto: IndyCar)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A McLaren foi um dos destaques negativos da classificação por ter todos os carros eliminados no Q1. O americano Alexander Rossi larga em 13º, lado a lado com o mexicano Pato O’Ward. Já o estreante Théo Pourchaire, que estreia na categoria neste fim de semana, partirá em 22º.

O brasileiro Pietro Fittipaldi, da RLL, acabou amargando uma eliminação ainda no primeiro segmento. Ele foi o único piloto do trio da equipe a não avançar ao Fast 12 e largará da 19ª posição.

O GP de Long Beach da Indy tem largada marcada para às 16h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão de ESPN, TV Cultura e Star+, e cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi a classificação do GP de Long Beach:

Q1: McLaren decepciona e sofre eliminação tripla

Grupo 1: Colton Herta, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Will Power, Alexander Rossi, Scott Dixon, Graham Rahal, Christian Rasmussen, Tom Blomqvist, Pietro Fittipaldi, Jack Harvey e Sting Ray Robb

A classificação da Indy teve início às 15h25, com os 10 minutos disponíveis para o grupo 1. A atividade transcorreu sem muitos problemas e escapadas, conforme foi visto durante os treinos livres.

Na bandeira quadriculada, o tempo mais rápido ficou nas mãos de Rosenqvist, com 1min06s337. Power correu risco de ficar fora, mas garantiu a classificação, assim como Dixon, Palou e Rahal. Rossi acabou eliminado, assim como Pietro Fittipaldi.

Grupo 2: Kyle Kirkwood, Christian Lundgaard, Scott McLaughlin, Romain Grosjean, Agustín Canapino, Marcus Armstrong, Josef Newgarden, Rinus VeeKay, Marcus Ericsson, Théo Pourchaire, Pato O’Ward, Nolan Siegel, Kyffin Simpson, Santino Ferrucci

O cronômetro de 10 minutos para o grupo 2 foi disparado às 15h42. Na primeira metade do grupo, a Andretti formou um 1-2 com Kyle Kirkwood e Marcus Ericsson, mas Scott McLaughlin rapidamente tomou a liderança.

Com os pneus macios, as marcas começaram a despencar. A volta mais rápida ficou com Marcus Armstrong, que cravou 1min06s150. Ericsson, Kirkwood, McLaughlin, Lundgaard e Newgarden também avançaram. O’Ward acabou ficando de fora. Canapino rodou sozinho já em período de bandeira quadriculada.

Fast 12: Dixon e McLaughlin ficam fora de disputa da pole

O cronômetro de 10 minutos do Fast 12 foi disparado às 16h03. Apenas o trio da Penske era impulsionado por motores Chevrolet. De início, apenas pilotos de pneus duros na pista. Na primeira metade do período, a volta mais rápida ficou com Colton Herta em 1min06s467. Kirkwood, Newgarden, Power e McLaughlin eram os classificados do momento.

Com os pneus macios, Álex Palou cravou o tempo mais rápido do fim de semana com 1min05s910, se classificando para a disputa da pole-position. Com ele, também avançaram Herta, Newgarden, Ericsson, Rosenqvist e Power.

Fast 6: Rosenqvist marca pole

A disputa oficial pela pole começou às 16h25. Ericsson foi o único a não ir para a pista de início. Somente saiu de pneus duros, mas rapidamente trocou. Power terminou a primeira metade do período com o tempo de 1min06s399.

Ericsson finalmente veio para a pista e impressionou com o tempo de 1min06s403. Porém, não foi suficiente para a primeira fila. Newgarden veio forte e cravou 1min06s105 para tomar a pole provisória. Não foi suficiente. Rosenqvist surpreendeu e colocou a Meyer Shank na posição de honra com 1min06s017.

INDY 2024, GP DE LONG BEACH, CLASSIFICAÇÃO:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World