A personalidade dos gatos muda após a castração? Veterinário responde

a personalidade dos gatos muda após a castração? veterinário responde

A personalidade dos gatos muda após a castração? Veterinário responde (Erik-Jan Leusink / Unsplash)

A castração é uma parte essencial da responsabilidade dos tutores ao cuidar de um gatos, mas muitos se perguntam como ela pode afetar o comportamento e a personalidade desses animais.

+Após investigação, Bobi perde o título de cão mais velho do mundo

+Mitos e verdades sobre a alimentação dos gatos

+Conheça Sunny, o cachorrinho buldogue francês que fala pelos cotovelos e bomba na internet

Geralmente, os gatos são castrados por volta dos 6 meses de idade, antes da maturidade sexual, o que limita o impacto da castração em seu comportamento. No entanto, para gatos castrados mais tarde na vida, especialmente após reprodução, pode haver mudanças comportamentais mais significativas.

Segundo a veterinária Karyn Kanowski, da Austrália, a castração, tanto de machos quanto de fêmeas, visa principalmente prevenir a reprodução descontrolada e trazer uma série de benefícios adicionais, como prevenção de doenças e redução de comportamentos territoriais.

Estudos indicam que gatos castrados apresentam níveis mais baixos de cortisol, um hormônio do estresse, comparados aos gatos não castrados. Isso sugere que a castração pode reduzir o estresse relacionado à competição por território e reprodução.

Quanto à personalidade, as diferenças entre gatos castrados e não castrados podem ser observadas, mas variam de acordo com o indivíduo e outros fatores ambientais.

Em última análise, embora a castração possa trazer mudanças comportamentais em alguns casos, ela oferece inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar dos gatos. É fundamental reconhecer que cada animal é único e que a decisão de castrar deve ser feita com base no melhor interesse do gato, visando sua saúde, bem-estar, e qualidade de vida a longo prazo.

Fonte: Catster

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World