Austrália prepara maior expansão da marinha desde Segunda Guerra Mundial

A Austrália vai mais que duplicar o número de navios de guerra durante a próxima década e expandir a marinha até um nível não visto desde a Segunda Guerra Mundial, segundo um plano divulgado hoje.

O plano prevê uma subida das despesas com a defesa em mais de 6,5 mil milhões de euros, nomeadamente com um aumento dos navios de guerra dos atuais 11 para 26.

“Esta é a maior frota que teremos desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o ministro da Defesa australiano, Richard Marles.

“A Marinha Real Australiana deve ser capaz de garantir a segurança das nossas rotas marítimas (…) visto que são essenciais para o nosso modo de vida e prosperidade”, acrescentou.

A Austrália irá construir seis fragatas da classe Hunter, 11 fragatas multifuncionais e seis navios de guerra avançados, capazes de operar sem tripulação.

Vários navios serão armados com mísseis Tomahawk capazes de realizar ataques de longo alcance em território inimigo, considerado um importante instrumento de dissuasão.

O anúncio de hoje surge num momento em que a China e a Rússia aumentam o poderio militar e num contexto de crescentes tensões entre os aliados de Washington e governos autoritários.

A Austrália, que formou a aliança militar AUKUS com os Estados Unidos e o Reino Unido, procura, em particular, contrariar a influência da China no Pacífico Sul.

O plano prevê que a Austrália aumente os gastos com a defesa para 2,4% do produto interno bruto (PIB), acima da meta de 2% estabelecida pela NATO, organização aliada da Austrália e que inclui Portugal.

Leia Também: Primeiro-ministro da Austrália anuncia noivado. É o 1.º em funções

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World