6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Equipamentos eletrônicos precisam ser utilizados da maneira correta, seguindo o manual do fabricante. Mas, no caso de computadores, além de seguir as orientações da marca, acrescentar uma manutenção periódica pode fazer uma grande diferença na vida útil do equipamento.

Seja ele um modelo desktop ou notebook, e independente do sistema operacional, estabelecer uma rotina com práticas simples é fundamental para fazer melhor proveito da sua máquina, tornando-a mais ágil e eficaz na execução das atividades que você desempenha com ela. Elaboramos uma lista com dicas práticas, que não tomam seu tempo e trazem grandes benefícios.

1. Mantenha seus programas atualizados

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Atualizar todos os programas aumenta a sua segurança. (Fonte: Pixabay / Reprodução)

Uma das estratégias mais simples para garantir que você obtenha melhor desempenho com o seu equipamento é manter seus programas atualizados. É fundamental no caso de seu sistema operacional, mas também vale para programas de uso frequente, como navegadores e aplicativos de texto, por exemplo. Essa prática garante que seu computador estará sempre com as correções necessárias para os bugs, além de melhorias em termos de segurança.

Seja no Windows ou no MacOS, é possível atualizar manualmente ou fazer com que as novidades disponíveis sejam instaladas automaticamente. A depender do tipo de melhoria, ela pode ser feita em segundo plano, isto é, você pode seguir usando seu computador normalmente.

2. Exclua arquivos desnecessários

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Evite salvar arquivos que não usa. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Equilibrar o espaço em disco rígido também é uma estratégia na busca por melhor desempenho, principalmente porque computadores funcionam mais rapidamente quando há armazenamento disponível. Por essa razão, é importante ficar atento aos arquivos que já não são mais necessários, como downloads de instalação de aplicativos e imagens duplicadas.

Alguns aplicativos também geram arquivos temporários, que podem ser esvaziados regularmente. Outra dica é não se esquecer de limpar a lixeira de seu equipamento, além de usar programas que otimizam o armazenamento.

3. Exclua programas não utilizados

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Delete programas que não estejam usados para liberar espaço. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Outra maneira de liberar espaço em disco no seu computador é removendo programas que você não utiliza mais. Tanto no Windows como no MacOS, você deve procurar a pasta de aplicativos e escolher os que serão removidos. Uma forma de escolher isso é ficar atento à data de última utilização do programa, mostrada por ambos os sistemas operacionais.

4. Mantenha seu equipamento limpo

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

A limpeza manual do computador aumenta seu tempo de vida. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Poeira acumulada e restos de alimentos são exemplos clássicos de obstáculos ao bom funcionamento de seu hardware. A razão é bem simples: um computador sujo perderá eficiência, fazendo com que superaqueça e fique sob maior estresse.

Você não precisa ficar obcecado com a limpeza: ela pode ser feita uma vez por mês, utilizando um pano limpo e sem fiapos e um pouco de água (apenas o suficiente para umedecer o pano).

5. Mantenha backup dos seus arquivos

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

O backup deve ser feito periodicamente na máquina. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Fazer backups regularmente também pode resultar em melhora de desempenho – além de ser uma medida de segurança. Além de garantir que seus arquivos não sejam perdidos no caso de um problema, você pode liberar espaço retirando dados que não sejam usados frequentemente.

O backup pode ser tanto físico, através do uso de discos rígidos externos, como digital, enviando seus arquivos para a nuvem por meio de serviços como OneDrive, iCloud, Google Drive ou Dropbox.

Tanto o Windows como o MacOS oferecem ferramentas integradas de backup, que permitem ao usuário escolher pastas e arquivos que serão copiados em segundo plano, permitindo que continue a trabalhar no equipamento.

6. Limpe seu navegador

6 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Evite guardar dados do navegador por muito tempo. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Toda vez que você visita um site é feito um download temporário de dados, como cookies e imagens. Acontece que nem todo esse conteúdo é liberado automaticamente, exigindo do usuário que ele faça limpezas regulares. Isso garante a liberação de espaço, mas também ajuda em termos de privacidade.

Os principais navegadores existentes oferecem como recurso a limpeza dos dados, inclusive a possibilidade de que ela seja feita a cada vez que você feche o programa. Por fim, não esqueça de manter os aplicativos atualizados.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World