IRS? "Acabou o estado de graça do Governo ao fim de 48 horas", diz IL

O líder da Iniciativa Liberal (IL) afirmou hoje que o “estado de graça do Governo” acabou, considerando que choque fiscal prometido é apenas “um retoque” e acusou o PSD de começar a ter “problemas de transparência e decência”.

“Acabou o estado de graça [do Governo] ao fim de 48 horas porque, de alguma maneira, aquilo que tivemos agora é o Governo, o PSD, a tentar não ser claro relativamente a esta matéria”, afirmou Rui Rocha, em Matosinhos, no distrito do Porto, a participar num evento com liberais europeus dedicado às eleições europeias

Segundo Rui Rocha, que salientou que desde agosto de 2023 que a IL vinha a apontar que o objetivo do PSD em matérias fiscais “era muito pouco”, considerou que o que o programa de Governo prometeu, e que já tinha sido prometido na campanha eleitoral, “não é um choque fiscal, é um retoque fiscal”.

Rui Rocha salientou que questionou o Governo sobre os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, no início do debate do programa do Governo, e que Luis Montenegro, não esclareceu.

“O primeiro-ministro não quis esclarecer e depois o deputado Bernardo Blanco da IL perguntou ao ministro das Finanças, Miranda Sarmento, com é que era e também não quis responder. O PSD tem aqui uma enorme responsabilidade, quis dizer ao país que fazia um choque fiscal, deixar passar essa imagem, nunca esclarecendo, quando estamos a falar de um retoque fiscal”, apontou.

O presidente dos Liberais comparou ainda o Governo de Montenegro ao Governo de António Costa: “Eu só tenho comparação com esta tentativa de passar uma imagem que não corresponde à realidade com uma outra situação, que aconteceu há uns tempos, que foi quando António Costa quis convencer os pensionistas que lhes estava a fazer um aumento extraordinário quando ao mesmo tempo tentou cortar mil milhões de euros nas pensões”, referiu.

“Infelizmente, logo no princípio da governação da coligação estamos numa situação muito semelhante, não houve esforço nem vontade de esclarecer os portugueses e portanto se não há o esforço nem vontade é porque não se quer ser claro”.

Também à margem do mesmo evento, o ex-líder da IL e cabeça de lista pelo partido às eleições europeias, Cotrim de Figueiredo, não só considerou que o atual Governo deve explicações ao país como já revela problemas de “essência, transparência” e que “já começa a haver problemas de decência”, como deixou um alerta sobre o PS.

“Ouçam mais a IL hoje, já, porque a máquina do propaganda do PS já entrou em campo para tentar dizer que a reforma fiscal que o PSD propõe é apenas um sexto daquela que o PS propunha, dando ideia de que é menor do que a que o PS propunha”, disse.

Concluindo: “Não, é apenas um sétimo daquela que o PS propunha mas é maior, apesar de tudo”.

Em entrevista à RTP esta sexta-feira, o ministro das Finanças, Miranda Sarmento, defendeu que a redução de IRS prometida pelo Governo é “mais ambiciosa” do que a medida que vigora desde o início de 2024, mas clarificou que rondará os 200 milhões de euros.

Miranda Sarmento clarificou assim que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, no início do debate do programa do Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

[Notícia atualizada às 13h07]

Leia Também: Europeias. Rocha e Cotrim de Figueiredo discursam em evento dos liberais

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World