Agência Moody’s melhora perspectiva da classificação de risco do Brasil

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – A agência de classificação de risco Moody’s elevou nesta quarta-feira, 1º, a perspectiva da avaliação de crédito do Brasil de estável para positiva. Não é uma mudança na nota – que continua no patamar Ba2, a dois degraus do grau de investimento -, mas significa que a melhora no rating fica um pouco mais perto.

“A Moody’s avalia que as perspectivas de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são mais robustas do que nos anos pré-pandemia, apoiadas pela implementação de reformas estruturais em múltiplas administrações, bem como pela presença de barreiras de proteção institucionais que reduzem a incerteza em torno da direção política futura”, explicou a agência, justificando a mudança de perspectiva.

Nas três grandes agências globais – Moody’s, Fitch e Standard & Poor’s (S&P) – o Brasil está dois degraus abaixo do grau de investimento. No trio, o País segue como um mercado de investimento de grau especulativo. O “selo de bom pagador” é muito desejado porque facilita a atração de investimentos, fomentando a atividade econômica. Muitos fundos de pensão internacionais, por exemplo, têm autorização para comprar apenas papéis considerados pelas agências como investment grade.

O Brasil chegou a atingir o grau de investimento em abril de 2008, pela Standard & Poor’s, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, vieram Fitch (maio de 2008) e Moody’s (setembro de 2009). O País, no entanto, perdeu essa classificação ainda no mandato da presidente Dilma Rousseff, sendo rebaixado para o grau especulativo.

agência moody’s melhora perspectiva da classificação de risco do brasil

Mudança da perspectiva foi celebrada pela equipe econômica Foto: Wilton Junior/Estadão

Em nota, o Ministério da Fazenda avaliou que a decisão da Moody’s de elevar de estável para positiva a perspectiva do rating do Brasil reforça a melhoria na trajetória da nota de crédito verificada desde 2023, com a elevação do rating tanto pela S&P quanto pela Fitch.

Crescimento mais robusto

Em sua justificativa para mudar a perspectiva da nota brasileira, a Moody’s disse que o movimento é sustentado pela avaliação de que um crescimento mais robusto, combinado com um progresso contínuo, embora gradual, em direção à consolidação fiscal, poderá permitir a estabilização do peso da dívida do Brasil. “No entanto, existem riscos para a execução, por parte do governo, da consolidação orçamentária contínua”, pontuou.

A afirmação da classificação Ba2 foi impulsionada, de acordo com a empresa, pela força fiscal ainda relativamente sensível, dada a elevada carga da dívida do Brasil e a fraca capacidade de pagamento da dívida, que permanece sensível a choques econômicos ou financeiros.

Segundo a Moody’s, além da perspectiva, a classificação soberana do Brasil seria elevada se o governo se mostrasse bem-sucedido na melhoria constante do resultado primário e dos déficits fiscais, o que aumentaria a credibilidade da política fiscal.

agência moody’s melhora perspectiva da classificação de risco do brasil

infographics

“Este desenvolvimento indicaria a capacidade do governo de manter o rumo, reforçando as perspectivas favoráveis para a trajetória fiscal do Brasil e apoiando a redução do prêmio de risco soberano, reduzindo, por sua vez, os custos de empréstimos para o governo”, disse a empresa em comunicado

No documento, a agência reforça que a manutenção de um crescimento sólido do PIB, em linha com as atuais previsões da Moody’s, apoiaria a capacidade do governo de proporcionar melhorias nas métricas fiscais.

Por outro lado, a agência salientou que “emergiriam pressões de crédito negativas se o compromisso com a consolidação orçamentária enfraquecesse, conduzindo a uma deterioração dos saldos orçamentais primário e global”.

“A erosão da credibilidade política que enfraquece a confiança dos investidores, pesando sobre o crescimento e o investimento, e o aumento dos custos de financiamento do governo também enfraqueceriam a qualidade de crédito do Estado”, disse, observando que o crescimento persistentemente baixo do PIB representaria um desenvolvimento negativo em termos de crédito que afetaria negativamente o perfil de crédito do Brasil.

Leia mais

    Surpresa

    Para o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, sócio da consultoria Tendências, ao elevar a perspectiva da nota brasileira, a Moody’s se mostra mais otimista que os economistas brasileiros. Na avaliação dele, a ação da Moody’s acaba sendo uma surpresa sobretudo porque todas as análises disponíveis são praticamente unânimes em afirmar que o Brasil não conseguirá estabilizar a sua relação dívida/PIB pelo menos ao longo dos próximos dez anos.

    “As previsões para a dívida proporcionalmente ao PIB para o período varia de 81% a 84%, a depender da composição da taxa de juro. Todos que acompanham de perto o fiscal falam isso”, disse Maílson acrescentando, contudo, que de qualquer forma é uma notícia positiva, já que se trata de uma grande e importante agência de classificação de riscos endossando melhoras na economia brasileira.

    “O governo tem mais é que comemorar muito mesmo essa notícia. O difícil será conseguir de volta o grau de investimento. Isso não ocorrerá nem neste e nem no próximo governo, porque houve uma piora considerável da rigidez orçamentária, o que impede o governo de gerar superávits primários e reduzir a dívida. E para estabilizar a dívida precisaria de superávits seguidos de 1,5% a 2% do PIB”, disse o ex-ministro.

    Ele disse ainda que não consegue ver como o governo poderia atacar a questão da dívida, por conta, entre outras coisas, dos reajustes dos salários defasados do funcionalismo público.

    “Uma das razões para o governo ter reduzido para zero a meta do resultado primário para 2025 foi para ter margem de manobra para aliviar a pressão dos órgãos gastadores e poder mandar dinheiro para ciência e tecnologia, educação, etc. Mas daqui a pouco vamos ter Polícia Federal reclamando que não tem dinheiro para passaportes, Ibama dizendo que não vem recursos para fazer as fiscalizações”, disse o ex-ministro.

    OTHER NEWS

    14 minutes ago

    Skins star Megan Prescott plans to strip off for OnlyFans snaps to fund her one-woman show challenging the sex worker stigma at the Edinburgh Fringe

    14 minutes ago

    'Giant' viruses that formed 1.5bn years ago are discovered in Yellowstone's Hot Springs

    14 minutes ago

    REVEALED: Jen Psaki's secret role delivering a special gift from Meghan Markle to Jill Biden in the White House

    14 minutes ago

    New research reveals Covid is still 35 percent deadlier than the flu

    14 minutes ago

    Rory McIlroy’s PGA Championship press conference starts with divorce warning

    14 minutes ago

    Millions on East Coast under severe thunderstorm watch as powerful storms target US

    15 minutes ago

    ABC execs alarmed over ‘GMA3’ host DeMarco Morgan’s skin-tight biker shorts: ‘Little to the imagination’

    15 minutes ago

    Dell surges 11% on optimism it has secured big AI server orders

    15 minutes ago

    Canadian First Nation blockades disrupt Obsidian Energy's operations in Peace River

    15 minutes ago

    Islanders & Their Current Contract Clauses

    16 minutes ago

    Spouses and partners of employment permit holders will now be allowed to work in Ireland

    16 minutes ago

    These are the 20 best companies to work for in the UK

    16 minutes ago

    Evan Bouchard Snuffs Out Canucks' Comeback

    16 minutes ago

    Despite divorce McIlroy focused on ending 10-year major drought at PGA

    17 minutes ago

    Melinda Gates steps down from foundation with enormous leaving settlement

    17 minutes ago

    'I'm a Sky Sports pundit who Ipswich players mocked after promotion – it's sad and immature'

    17 minutes ago

    CFL players can wear Guardian caps during games, mouthguards to become mandatory

    17 minutes ago

    CPI takes risk of rate hikes off the table but doesn't bring cuts any closer: BofA's Michael Gapen

    17 minutes ago

    Want to drink for cheap this summer? Stay home

    17 minutes ago

    New task force prescribes mental health support to curb maternal deaths

    17 minutes ago

    Novonix share price rockets on new Volkswagen deal

    18 minutes ago

    Steelers Have NFL’s 4th Easiest Travel Schedule in 2024

    18 minutes ago

    UK firms accused of profiteering as vast study finds margins rose 30% post-pandemic

    18 minutes ago

    GameStop and AMC shares were halted 38 times on Tuesday. This expert has been arguing for decades that halts don’t work.

    18 minutes ago

    Trade union Uasa concerned about increase in unemployment rate

    21 minutes ago

    Treasurer Jim Chalmers's latest federal budget includes more than $80 billion of 'spending' not on the books

    21 minutes ago

    Emirates CEO gives workers a hefty bonus, saying they deserve every penny ‘of the 20-week profit share’

    21 minutes ago

    Larry Hogan has won statewide twice. But now everything is different.

    21 minutes ago

    Cowboys OC shows little concern over WR CeeDee Lamb's holdout

    21 minutes ago

    Watch Lauryn Hill & YG Marley Perform a Mother-Son Medley on ‘The Tonight Show'

    21 minutes ago

    Costco's New Pre-Made Italian Meals Make Dinner a Breeze

    21 minutes ago

    Proteus Xbox controller is an accessible gamepad made of modular cubes

    21 minutes ago

    Report: Commanders Opener Revealed, Daniels Debut Set

    21 minutes ago

    Viola Davis, Charlamagne Tha God, And More Among Investors In A Self-Help App Catering To The Black Community

    23 minutes ago

    Taylor Swift fans slam Kansas City Chiefs kicker for mentioning her in controversial graduation speech

    24 minutes ago

    Microsoft's carbon emissions have risen 30% since 2020 due to data center expansion

    24 minutes ago

    The X-Men '97 Finale's Big Rumored Twist Didn't Happen - But It Still Could

    24 minutes ago

    WBD International Chief Hints At Changes To Output Deal With Sky As Max Expands

    24 minutes ago

    Activist Artists Management Signs Chilean Actress Renata González Spralja

    24 minutes ago

    ‘When The Light Breaks’ Review: Runar Runarsson’s Original And Specific Vision Of Grief – Cannes Film Festival