Afeganistão: Mulheres vítimas de violência abandonadas na "era Talibã"

Rede de apoio às mulheres e raparigas vítimas da violência de género no Afeganistão foi desfeita após a chegada ao poder dos talibã.

© Bram Janssen

A rede de apoio às mulheres e raparigas vítimas da violência de género no Afeganistão foi desfeita após a chegada ao poder dos talibã, em meados de agosto, revelou esta domingo uma investigação da Amnistia Internacional (AI).

Num comunicado, a organização de defesa e promoção dos direitos humanos, com sede em Londres, adiantou que na investigação foram entrevistadas 26 sobreviventes e prestadoras de serviços, que denunciaram que o novo regime talibã libertou detidos da prisão, incluindo muitos condenados por crimes de violência de género, além de ter encerrado serviços de apoio às vítimas.

Muitos sobreviventes, bem como funcionários de abrigos, advogados, juízes, funcionários do Governo e outros envolvidos nos serviços de proteção, estão agora em risco de violência e de morte, acrescenta a AI, cuja investigação decorreu entre 26 de outubro e 24 de novembro, tendo entrevistado seis sobreviventes e 20 outras pessoas envolvidas na rede de apoio.

“As mulheres e raparigas que sobreviveram à violência de género foram abandonadas no Afeganistão. A sua rede de apoio foi desmantelada e os locais de refúgio praticamente desapareceram”, disse Agnès Callamard, secretária-geral da AI.

“É difícil acreditar que os talibãs abriram as portas das prisões em todo o país sem pensar nos riscos que os perpetradores condenados representam para as mulheres e raparigas que vitimaram e para aqueles que trabalharam com elas”, acrescentou.

Callamard defendeu que, para proteger as mulheres e as raparigas, os talibã têm de permitir a reabertura de abrigos, repor os serviços de proteção para sobreviventes, restabelecer o Ministério dos Assuntos da Mulher e garantir que os prestadores de serviços podem trabalhar livremente e sem medo de retaliação.

Amnistia apela à comunidade internacional que avance com financiamento imediato

A Amnistia apelou à comunidade internacional para que avance com financiamento imediato e a longo prazo para repor os serviços de proteção e para retirar do país sobreviventes e prestadores de cuidados “que enfrentam um perigo iminente”.

Por outro lado, exortou as novas autoridades de Cabul a cumprir as obrigações para com mulheres e raparigas, designadamente as que conseguiram sobreviver ou em risco de violência de género.

As acusações foram rejeitadas a 26 e a 29 de novembro passado pelo porta-voz do regime talibã, Suhail Shaheen, em resposta a um pedido de esclarecimento feito pela própria Amnistia Internacional.

“Não há violência contra mulheres e raparigas de acordo com as regras do Islão. As mulheres que enfrentam violência doméstica podem ir aos tribunais, que ouvirão os seus casos e analisarão as queixas”, afirmou.

Na investigação, a AI indicou ter entrevistado sobreviventes e pessoas envolvidas nos serviços de proteção nas províncias de Badghis, Bamiyan, Daikundi, Herat, Cabul, Kunduz, Nangarhar, Paktika, Sar-e Pul e Takhar.

Antes da chegada ao poder dos talibãs, muitas mulheres e raparigas sobreviventes tinham acesso a uma rede nacional de abrigos e de serviços, incluindo serviços de representação judicial ‘pro-bono’, assistência médica e apoio psicológico.

A AI lembra que o sistema, “longe de ser perfeito”, serviu para apoiar anualmente milhares de mulheres no Afeganistão, onde nove em cada 10 foram alvo de pelo menos um ato de violência por parte do seu parceiro.

Casos mais comuns de violência envolvem espancamentos e violações

Segundo os prestadores de serviços entrevistados pela AI, os casos mais comuns de violência baseada no género envolvem espancamentos, violações e outras formas de violência física e sexual e ainda casamentos forçados, em que as vítimas necessitam frequentemente de assistência médica.

Assim que os talibã chegaram ao poder em Cabul, o sistema de serviços de proteção colapsou, com o encerramento dos abrigos, muitos deles saqueados e apropriados por elementos do novo regime, que, nalguns casos, assediaram e ameaçaram pessoal que prestava cuidados.

Com o encerramento dos abrigos, as equipas foram forçadas a enviar muitas mulheres e raparigas sobreviventes de volta para as suas famílias, tendo outras sido retiradas à força pelos próprios familiares.

Outras sobreviventes ainda foram forçadas a viver com funcionários do abrigo na rua ou em situações insustentáveis.

Segundo a AI, as mulheres e raparigas sobreviventes não têm a quem recorrer, tendo de enfrentar novamente a violência.

“Os talibãs não têm nenhum procedimento para lidar com esses casos”, lamentou a AI um psicólogo que trabalhou com sobreviventes de violência baseada no género em Cabul.

Saiba mais:

  • Mulheres protestam para exigir abertura das escolas no Afeganistão
  • Afeganistão: um país em colapso perante o olhar do mundo
  • Itália acolhe afegã de olhos verdes que foi capa da National Geographic em 1985
  • Remodelação no governo do Afeganistão exclui mulheres
  • Afeganistão: Governo talibã pede às televisões que não transmitam séries com mulheres
News Related

OTHER NEWS

Dinamarca quiere eliminar todas las restricciones de COVID-19 para febrero

© Reuters/RITZAU SCANPIX Clientes en el café Huks Fluks, durante la epidemia de coronavirus, en Copenhague COPENHAGUE, 26 ene (Reuters) – Dinamarca pretende suprimir todas las restricciones de COVID-19 la ... Read more »

Fenômeno das redes, Janones lança candidatura a presidente e diz ser 'terceira via viável'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Fenômeno das redes sociais, o deputado federal André Janones (MG) lança sua pré-candidatura a presidente pelo Avante neste sábado (29) no Recife (PE). Em dezembro, ... Read more »

El disco duro del ordenador de Déborah fue borrado, según los forenses

© Proporcionado por Agencia EFE Vigo, 26 ene (EFE).- Peritos forenses han manifestado la convicción de que el disco duro del ordenador personal de Déborah Fernández-Cervera, la joven viguesa cuyo ... Read more »

Ocho jugadores, un partido de sanción; Mendilíbar, dos

© Proporcionado por Agencia EFE Madrid, 26 ene (EFE).- Ocho jugadores han sido sancionados con un partido de suspensión tras la vigésima segunda jornada de LaLiga Santander, según acuerdos adoptados ... Read more »

As imagens incríveis da cratera do vulcão La Palma

As imagens incríveis do interior do vulcão La Palma Veja as mais recentes imagens do vulcão que esteve em erupção 85 dias. As imagens incríveis do interior do vulcão La ... Read more »

Falcon 9 vai colidir com a Lua em março, dizem astrônomos

O foguete Falcon 9, da SpaceX, está em rota de colisão com a Lua, dizem especialistas. A espaçonave da empresa de Elon Musk foi lançada em 2015, da Flórida (EUA), ... Read more »

Patrícia Dias Mendes: “Governo deveria aperfeiçoar o regime do mecenato cultural”

Advogada com mais de 22 anos de prática num dos maiores escritórios do país, a PLMJ, decidiu fundar, em 2021, o escritório em nome individual, acrescentando duas especializações à sua ... Read more »

Congreso: un panorama complicado para tres ministros

El 31 de enero será interpelado el ministro de Energía y Minas, Eduardo González, en el Pleno del Congreso. Ese mismo día, en vista de que recién la semana pasada ... Read more »

Daniela Darcourt se queja que no puede cantar en su casa: "Me van a aumentar el mantenimiento"

© Entretenimiento Daniela Darcourt se queja que no puede cantar en su casa: “Me van a aumentar el mantenimiento” Daniela Darcourt no es ajena a las redes sociales y es ... Read more »

La policía de Marruecos ya no reconoce las fronteras de Ceuta y Melilla

Es la gota malaya que, puntual cada semana, Marruecos hace caer sobre España prolongando una crisis que ha cumplido ya trece meses. La última cayó el lunes por la noche ... Read more »

Los agricultores de Doñana rompen su histórica unidad ante la polémica propuesta de PP, Cs y Vox de aumentar el suelo regable

© PACO PUENTES (EL PAÍS) Invernaderos de frutos rojos en fincas ilegales junto al Parque Nacional de Doñana. El daño al acuífero sobreexplotado de Doñana tiene detrás un pequeño ejército ... Read more »

México corrupto, un podcast de Ana Paula Ordorica

© Proporcionado por El Universal Online México corrupto, un podcast de Ana Paula Ordorica El combate a la corrupción y terminar  con la impunidad son temas frecuentes en las mañaneras ... Read more »

Covid-19: Miocardite por infeção é 60 vezes mais frequente do que após vacina

© Fornecido por Lusa Brazil will reach 300,000 deaths from covid-19 as hospitals reach their limits in care Lisboa, 26 jan 2022 (Lusa) – A miocardite por infeção com SARS-CoV-2 ... Read more »

AO MINUTO: Ómicron atribui imunidade?; Incidência recorde na Alemanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. © Getty Images Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. Portugal registou, esta terça-feira, o ... Read more »

Peru supera três milhões de casos de covid-19, quase 10% da população

O Peru superou na terça-feira a marca de três milhões de casos confirmados de covid-19, o que representa quase 10% de sua população, em meio à terceira onda da pandemia, ... Read more »

Covid-19: Brasileiros vacinados não vão precisar mais de PCR para entrar na Argentina

O governo argentino decidiu flexibilizar os requisitos de entrada no país. A partir do próximo sábado (29), turistas de países vizinhos terão o mesmo tratamento que os cidadãos argentinos e ... Read more »

Televisa da más prioridad a la serie de Chente que a la de Gloria Trevi

© Proporcionado por El Universal Online Televisa da más prioridad a la serie de Chente que a la de Gloria Trevi Parece que la bioserie sobre Gloria Trevi no ha ... Read more »

Tsitsipas pasa por encima de Sinner y llega a la semifinal en Australia

© Aaron Francis Stefanos Tsitsipas celebra un punto en el partido contra Jannik Sinner de los cuartos de final del Abierto de Australia, el 26 de enero de 2022 en ... Read more »

Pequim2022. China facilita regras para testes à covid-19

© EPA Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim simplificaram a exigência de testes de covid-19 aos atletas e comitivas, numa altura em que a capital chinesa regista ... Read more »

Navio australiano com ajuda de emergência atraca em Tonga

Um navio militar australiano, onde há um surto de covid-19, atracou hoje em Tonga para desembarcar a ajuda de emergência para o país, que foi atingido fortemente por uma erupção ... Read more »

BBB22: Tadeu ‘enquadra' brothers em discurso de eliminação: ‘Quer jogar ou brincar?'

Em seu primeiro discurso de eliminação no “BBB22“, nesta terça-feira (25), Tadeu Schmidt, manteve a tradição do programa ao deixar recados nas entrelinhas, ou até bastante explícitos, para os participantes ... Read more »

Grêmio, Flamengo e LA Galaxy: salário de R$ 2,2 milhões seduz e Douglas Costa escolhe onde jogar na temporada

Com a rescisão contratual de Douglas Costa com o Grêmio, o atacante está próximo de definir o seu novo clube. O empresário do atleta está com conversas avançadas com o ... Read more »

Sonae transforma Campus da Maia em laboratório de inovação sustentável

© Sonae Campus da Sonae na Maia transformado em laboratório de inovação sustentável O Sonae Campus, a sede do grupo localizada na Maia, vai transformar-se num laboratório vivo de inovação ... Read more »

Treinar de manhã ou à tarde? O horário mais eficaz para perder peso

É verdade, a hora a que treina impacta na perda de peso. © iStock É verdade, a hora a que treina impacta na perda de peso. Muitos tentam ‘encaixar’ a ... Read more »

A bebida baratinha que baixa (e muito) os níveis de açúcar no sangue

Estudo revela o chá poderoso que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e é ideal para pacientes diabéticos. © Shutterstock Estudo revela o chá poderoso que ajuda ... Read more »

Juzgan en marzo a dos guardias civiles por organizar “vuelcos” de droga

© Proporcionado por Agencia EFE Almería, 26 ene (EFE).- La Audiencia Provincial de Almería acogerá a mediados de marzo el inicio de la vista oral contra dos agentes de la ... Read more »

Identifican que la dopamina determina el aprendizaje en la toma de decisiones

© Proporcionado por Agencia EFE Madrid, 26 ene (EFE).- Un grupo de investigadores de la Universidad Autónoma de Madrid (UAM) ha determinado que la dopamina, un neurotransmisor que actúa sobre ... Read more »

Evento divulga cronograma para Whindersson vs 'Popó' com presença de 'Do Bronx'

Depois de muitas provocações, os fãs dos esportes de combate, finalmente, vão poder assistir a tão aguardada luta entre Acelino ‘Popó’ Freitas e Whindersson Nunes. O duelo de boxe entre ... Read more »

Condenan a sujetos que provocaron graves lesiones a carabinero en Temuco

© Proporcionado por La Tercera Instantes en que el carabinero es atacado con palos y piedras por los antisociales. Un comunero mapuche y dos adolescentes fueron condenados por provocar graves ... Read more »

Covid-19: China deteta 44 novos casos nas últimas 24 horas

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 44 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 24 dos quais por contágio local. © Reuters A ... Read more »

Julgamento do empresário luso-angolano Carlos São Vicente começa hoje em Luanda

© Fornecido por Lusa Cidade de Luanda Luanda, 26 jan 2022 (Lusa) – O julgamento do empresário luso-angolano Carlos São Vicente, preso desde setembro de 2020 sob acusação de fraude ... Read more »

Testamento López Obradorista para la ciencia

© Proporcionado por El Universal Online Testamento López Obradorista para la ciencia El Presidente López Obrador dio a conocer que cuenta con un testamento político en caso de fallecer durante ... Read more »

Capes promove competição para alunos de alta capacidade

Talentos serão avaliados em prova e receberão prêmios de R$ 5 mil Read more »

Projeto preserva cultura da pesca artesanal de mexilhões em Niterói

Resultados práticos devem ser apresentados em três meses Read more »

Cantor Elton John positivo à COVID-19

© KEVIN WINTER/AFP or licensors Apesar de ter sido vacinado, Elton John contraiu COVID-19 e adiou duas datas de um concerto de despedida em Dallas, nos Estados Unidos. Segundo uma ... Read more »

Los signos del zodiaco que son capaces de luchar hasta el final

© Proporcionado por Publimetro pinterest Algunos signos del zodiaco nacen con mucho poder para luchar por lo que quieren o creen, llegando hasta el final si es necesario, ya que ... Read more »

Em busca do tri no Mineiro, Atlético estreia 'El Turco' contra o Villa Nova

Começa oficialmente, na noite desta quarta-feira, a era Antonio ‘El Turco’ Mohamed no Atlético. O treinador argentino de 51 anos, substituto de Cuca, comandará uma equipe alternativa do Galo na ... Read more »

Com Ronaldo no Horto, Cruzeiro inicia Mineiro e 'era Pezzolano' contra URT

Sob os olhares de Ronaldo Fenômeno, com acordo para se tornar dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol, o Cruzeiro enfrenta a URT nesta quarta-feira, às 17h, ... Read more »

La República Checa registra un nuevo récord con 42.073 contagios

© Proporcionado por Agencia EFE Praga, 26 ene (EFE).- La República Checa registró 42.073 positivos en las últimas 24 horas, un treinta por ciento más que la jornada anterior, lo ... Read more »

Rusia pone al hermano de Alexéi Navalni en la lista de busca y captura

© Proporcionado por Agencia EFE Moscú, 26 ene (EFE).- El Ministerio del Interior de Rusia ha incluido a Oleg Navalni, hermano del líder opositor ruso, Alexéi Navalni, en la lista ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic