Adjudicado estudo para traçado de metrobus entre Faro, Loulé e Olhão

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou hoje ter adjudicado o estudo técnico para a proposta de traçado base do metrobus que pretende criar uma ligação em 15 minutos entre Faro, Loulé e Olhão.

adjudicado estudo para traçado de metrobus entre faro, loulé e olhão

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou hoje ter adjudicado o estudo técnico para a proposta de traçado base do metrobus que pretende criar uma ligação em 15 minutos entre Faro, Loulé e Olhão.

Em comunicado, a CCDR do Algarve refere que este é o segundo passo metodológico até ao programa base, depois do estudo de procura realizado no final de 2023 para a ligação, em canal dedicado, entre Faro, Olhão, aeroporto, universidade, Parque das Cidades e Loulé.

Segundo a CCDR, o padrão de ocupação do território no Algarve é de “povoamento disperso e uma rede urbana policêntrica, com numerosas deslocações pendulares casa-trabalho de média distância em viatura própria, com impactos negativos para o ambiente, em especial nesta bacia de emprego estratégica para a região”.

Com a execução do programa base deste sistema de transporte público ficará definido o estudo do traçado, a proposta de localização das paragens, o veículo padrão estabelecido e a estimativa dos custos de construção das infraestruturas e do material circulante.

“Integrado no Portugal 2030, tendo recebido a posição favorável do Conselho Regional e a aprovação da Comissão Europeia, considerado como projeto estruturante no Algarve 2030 [o projeto] pretende promover a mobilidade urbana multimodal sustentável, como parte da transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono e de descarbonização dos transportes públicos na região”, lê-se na nota.

O projeto será desenvolvido em articulação com os municípios de Faro, Olhão e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional — ANA Aeroportos e o Turismo do Algarve.

O estudo a desenvolver terá o grau de detalhe inerente à fase de programa base e terá de ser validado pelos municípios envolvidos, sublinha a CCDR.

Aquando do anúncio do projeto, em março do ano passado, o presidente da CCDR do Algarve explicou que o metrobus, ou BRT (Bus Rapid Transit), é um veículo elétrico em corredor próprio, com 24 paragens, ao longo de 38 quilómetros, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos, ou seja, 40% da população algarvia.

Na ocasião, José Apolinário disse que o metrobus, que terá de estar concluído até 2029, poderá ser a “antecâmara” para poder avançar-se para um modelo em carris, a partir daquele corredor, não afastando o cenário de um futuro metro de superfície na região.

Segundo o traçado proposto, a futura linha do metrobus irá passar por três estações ferroviárias (Parque das Cidades, Bom João, em Faro, e Olhão) e equipamentos e serviços fundamentais na região, como o Aeroporto Internacional Gago Coutinho e o polo de Gambelas da Universidade do Algarve.

De acordo com o estudo prévio, poderão ser feitas cerca de 40 mil viagens por dia, estando em estudo eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuseta.

Leia Também: Metrobus entre Serpins e Coimbra em funcionamento no final do ano

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World