Inchaço nas pernas pode indicar problema grave de saúde

inchaço nas pernas pode indicar problema grave de saúde

Pernas inchadas podem indicar problema grave de saúde

O inchaço nas pernas, embora muitas vezes seja resultado de problemas benignos, pode ser um sinal de alerta precoce de uma condição médica mais séria, como doença renal.

Qual a função dos rins?

A doença renal é uma condição na qual os rins não conseguem funcionar adequadamente por um longo período de tempo.

Os rins desempenham um papel fundamental na remoção de resíduos e excesso de fluidos do corpo.

São eles que regulam os níveis de eletrólitos, produzindo hormônios que regulam a pressão arterial e ajudando a manter o equilíbrio ácido-base.

Quando os rins não funcionam corretamente, os resíduos e o excesso de fluidos podem se acumular no corpo, levando a uma série de sintomas e complicações.

Créditos: Toa55/istock

Edema nas pernas

Um dos sintomas mais comuns da doença renal é o edema, especialmente nas pernas, tornozelos, pés e ao redor dos olhos.

Isso ocorre porque os rins danificados não conseguem filtrar o excesso de fluidos do corpo de forma eficaz, resultando em retenção de líquidos e inchaço nas extremidades inferiores.

O inchaço nas pernas devido à doença renal geralmente é bilateral, o que significa que afeta ambas as pernas ao mesmo tempo.

Além do inchaço, podem ocorrer outros outros sinais e sintomas, como:

  • aumento da pressão arterial;
  • diminuição da produção de urina;
  • fadiga;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômitos.

É importante observar que o inchaço nas pernas nem sempre é um sintoma precoce da doença renal, e nem todas as pessoas com inchaço nas pernas têm doença renal.

No entanto, se o inchaço nas pernas persistir ou piorar ao longo do tempo, especialmente se acompanhado por outros sintomas sugestivos de doença renal, é importante procurar atendimento médico para avaliação e diagnóstico.

Como é o diagnóstico de doença renal?

O diagnóstico da doença renal geralmente envolve uma combinação de exames de sangue e urina para avaliar a função renal. O médico também pode solicitar exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia para avaliar a estrutura dos rins.

Dependendo da gravidade da doença renal e da presença de complicações, o tratamento pode incluir mudanças na dieta e no estilo de vida.

Além disso, pode incluir medicamentos para controlar a pressão arterial e tratar outras condições médicas. Diálise ou transplante renal podem ser necessários em casos mais graves.

É importante estar ciente de que o inchaço nas pernas pode ter muitas causas diferentes, e nem todas estão relacionadas à doença renal.

Veja também: 6 hospedagens inusitadas para férias fora do comum

Veja também: Truque grátis para ler mensagens que foram apagadas do WhatsApp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World