G20 tem consenso sobre solução de 2 Estados para israelenses e palestinos, diz chefe da diplomacia da UE

g20 tem consenso sobre solução de 2 estados para israelenses e palestinos, diz chefe da diplomacia da ue

Chefe de diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, em Bruxelas 19/02/2024 REUTERS/Yves Herman

Por Lisandra Paraguassu

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O chefe de diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse nesta quinta-feira que há um consenso dentro do G20 no apoio à solução de dois Estados para a crise entre israelenses e palestinos, e que o bloco precisa deixar clara essa posição publicamente.

“É um consenso entre todos nós, porque eu não ouvi ninguém dizer nada contra a solução de dois Estados. Então vamos tornar público. Eu pedi ao ministro brasileiro (Mauro Vieira) que em suas conclusões orais leve esse tema e explique que todos no G20 são favoráveis a essa solução”, afirmou Borrell em entrevista a agências de notícias às margens de reunião de chanceleres do G20 no Rio de Janeiro.

O tema foi um dos assuntos centrais no primeiro dia de discussões no encontro de chanceleres do G20, na quarta-feira, que tratou especificamente das tensões mundiais e colocou na mesa a situação em Gaza e também o conflito na Ucrânia.

Enquanto o chanceler russo, Sergei Lavrov, foi o alvo preferencial de ataques de diplomatas ocidentais, a situação em Gaza teve um consenso em torno da necessidade de um cessar-fogo e de uma solução permanente para a região.

“Mas se todo mundo está a favor da solução de dois Estados, então temos que mobilizar nossa capacidade política para pressionar para que seja implementada. De outra maneira são apenas vontades abstratas”, afirmou Borrell.

O diplomata europeu informou que os países árabes devem apresentar uma nova proposta na próxima semana para encerrar a guerra em Gaza, que tem como base o plano desenhado 20 anos atrás pelos Estados Unidos e outros países, mas aguardam para ver o grau de apoio que devem receber. Lembrou, ainda, que há um mês a União Europeia também apresentou uma proposta.

Mas, ressaltou, para funcionar os países têm que se envolver e apoiar, especialmente os Estados Unidos.

“Eu espero que nos próximos dias a gente possa ver uma proposta vindo dos países árabes. Eu sei que eles estão trabalhando muito nisso. Mas certamente eles querem ter certeza que, se eles apresentarem, vão ter apoio, ou parecerão impotentes”, disse o diplomata.

Até o momento, Israel tem sido resistente a qualquer tipo de proposta de dois Estados, apesar de no passado já ter negociado. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirma que qualquer solução tem que ser via negociação entre os dois lados, e não imposta por “potências” estrangeiras, no que foi apoiado pelo Parlamento israelense.

Borrell ressaltou justamente que Israel não tem negociado com os palestinos.

“Eles (os países que negociam) tem que reconhecer que Israel diz que não quer (a solução de dois Estados). Agora eles até têm dito algo diferente, que qualquer solução possível tem que vir da negociação entre os dois lados, o que é diferente de nunca”, afirmou. “Nós não temos visto Israel negociando. Mas como eu disse, eles não podem ter o direito de vetar isso.”

RÚSSIA

O pedido do fim da guerra da Ucrânia foi outro tema que, segundo Borrell, teve apoio majoritário na reunião dos chanceleres na quarta-feira, mas sem avanços, enquanto o chanceler russo não dava quaisquer sinais de que seu país pode estar aberto a negociar um tratado de paz.

“Eu tenho que dizer que (Vladimir) Putin quer continuar essa guerra. Não há sinais do lado deles de que possam parar, mesmo com fortes críticas de vários membros. Alguns foram mais neutros em condenar, mas pediram uma paz rápida”, contou.

O diplomata europeu lembrou que é preciso voltar a se fazer uma proposta de paz, o que foi praticamente abandonado nos últimos meses.

“Alguns meses atrás todo mundo tinha um plano. Agora não há nenhum, ninguém está falando de nenhum plano, bom ou ruim”, criticou.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World