Infecção por este vírus pode dobrar risco de demência

infecção por este vírus pode dobrar risco de demência

infecção-por-vírus-simples-demência

Uma infecção por um vírus bastante comum pode duplicar o risco de alguém desenvolver demência, alertou um novo estudo. A descoberta foi publicada no Journal of Alzheimer’s Disease.

A investigação, realizada por uma equipe da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriu que as pessoas que contraíram o vírus do herpes em algum momento das suas vidas podem ser duas vezes mais vulneráveis ​​à doença, em comparação com aquelas que nunca foram infectadas.

Créditos: Dr_Microbe/istock

Eles esperam que isso possa abrir caminho para pesquisas sobre o potencial do uso de medicamentos anti-herpes como forma de reduzir o risco de demência.

O vírus herpes simplex, ou HSV, é uma infecção comum que pode causar bolhas ou úlceras dolorosas.

Ele se espalha através do contato pele a pele. Cerca de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos em todo o mundo carrega o vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diferentes tipos de vírus

Existem dois tipos de HSV: o HSV-1 e o HSV-2. O HSV-1 é muito mais comum e causa infecções na boca ou ao redor dela, mas também pode se espalhar para os órgãos genitais.

O HSV-2 se espalha por contato sexual e causa herpes genital.

Uma infecção por herpes dura a vida toda, mas os sintomas podem ir e vir com o tempo e muitas pessoas podem nunca apresentar sintomas que indiquem que foram infectadas em algum momento de suas vidas.

A nova pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, é a mais recente a indicar que alguns tipos de infecção viral podem estar ligados ao agravamento do declínio cognitivo.

Detalhes da descoberta

Como parte do estudo, os pesquisadores acompanharam um grupo de 1.000 pessoas de 70 anos durante um período de 15 anos.

Descobriu-se que as pessoas que foram infectadas pelo HSV em algum momento das suas vidas tinham duas vezes mais probabilidades de desenvolver demência.

A equipe também descobriu que este era o caso independentemente dos dois fatores preditivos mais fortes de Alzheimer atualmente: a idade e a variante do gene APOE-4.

A coautora do estudo, Erika Vestin, estudante de medicina da Universidade de Uppsala, explicou:

“O que há de especial neste estudo em particular é que os participantes têm aproximadamente a mesma idade, o que torna os resultados ainda mais confiáveis, uma vez que as diferenças de idade, que de outra forma estão ligadas ao desenvolvimento de demência, não pode confundir os resultados.”

As descobertas surgem no momento em que pesquisas anteriores já sugeriram uma ligação entre a infecção por HSV e a doença de Alzheimer.

A equipe disse que é agora necessário investigar mais profundamente se os medicamentos já conhecidos contra o vírus herpes simplex podem reduzir o risco de demência.

Erika acrescentou: “Os resultados podem impulsionar a investigação sobre a demência no sentido de tratar a doença numa fase inicial, utilizando medicamentos comuns contra o vírus do herpes, ou prevenir a doença antes que ela ocorra”.

Sintomas de herpes

De acordo com a OMS, os sintomas comuns do herpes oral incluem:

  • bolhas (herpes labial)
  • ou feridas abertas (úlceras) na boca ou nos lábios ou ao redor dela

Os sintomas comuns do herpes genital incluem:

  • inchaços
  • bolhas ou feridas abertas (úlceras) ao redor dos órgãos genitais ou do ânus

Essas feridas e bolhas são geralmente dolorosas. As bolhas podem se abrir, escorrer e formar crostas.

Durante a primeira infecção, as pessoas podem experimentar:

  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de garganta (herpes oral)
  • Dor de cabeça
  • Gânglios linfáticos inchados perto da infecção

Veja também: 7 parques aquáticos em São Paulo para se refrescar no calor

Veja também: Veja como usar negrito, lista, citação e outras 5 formatações no WhatsApp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World