Governo vai recorrer de decisão que afastou presidente do conselho da Petrobras, diz Silveira

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (12) que o governo tentará reverter a decisão judicial que afastou o presidente do conselho de administração da Petrobras, Pietro Mendes.

“Decisão judicial se cumpre ou se tenta reverter”, afirmou ele, lembrando que a decisão foi dada nesta quinta-feira (11) e ainda não houve tempo hábil para um recurso. Mendes é secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do ministério e indicação de Silveira.

Seu afastamento foi determinado pelo juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo. Ele decidiu que Pietro Mendes deveria ficar fora da presidência do conselho de administração da Petrobras por conflito de interesses.

Silveira defendeu o subordinado, dizendo que é um jovem quadro técnico do governo. Mendes é candidato à recondução ao cargo de presidente do conselho na próxima assembleia de acionistas da Petrobras, marcada para o dia 25 de abril.

“O Brasil já conheceu esse jovem, mas experiente funcionário de carreira da ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis] durante esse um ano que ele prestou relevantes serviços como presidente do Conselho dessa que é a maior empresa do país”, afirmou o ministro.

Mendes saiu da ANP indicado ao MME (Ministério de Minas e Energia) ainda no governo Jair Bolsonaro (PL) e, por isso, sua indicação ao conselho da estatal foi alvo de protestos de sindicatos apoiadores de Lula.

Tem tido divergências com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, que tentou evitar sua recondução, em episódio apontado como um dos motores da crise envolvendo sua permanência no comando da estatal.

A ação contra o presidente do conselho da Petrobras foi proposta pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP), que em outubro pediu a suspensão da assembleia de acionistas da estatal em razão de indicações que considera políticas.

O deputado já havia obtido sucesso em ação para suspender o mandato de Sérgio Machado Rezende, por “suposta inobservância de requisitos do estatuto social da companhia na indicação”, ao não cumprir quarentena após deixar cargo de dirigente sindical. Rezende, porém, não é candidato à recondução.

Apontado como uma das forças por trás da fritura de Prates, Silveira classificou a crise envolvendo a presidência da Petrobras como “muito barulho e pouca realidade” e afirmou que não há disputa de poder na companhia. Ele evitou, porém, avaliar a gestão do executivo.

Disse apenas que, se a Petrobras cumprir o plano de investimentos aprovado em 2023, o ministério estará satisfeito com sua gestão. Mas frisou que a palavra final sobre permanência ou demissão de cargos de confiança no governo é do presidente da República.

Esse tipo de cargo, afirmou, é “precário”. “Ninguém é insubstituível”, afirmou. Ele voltou a dizer que considera natural que a empresa e o governo tenham divergências, já que uma precisa respeitar acionistas e segundo pensa em políticas públicas.

“Tanto o presidente [da Petrobras] quanto o ministro de Minas e Energia, quanto todos os outros ministros têm que estar sempre aperfeiçoando a forma de administrar. Isso é um fato”, disse. “Como fazemos isso? Ouvindo, aprendendo, tendo a humildade de reconhecer que às vezes a gente erra e que a gente tem de corrigir rota”.

Os atritos entre Prates e Silveira vêm desde o início da gestão, quando o ministro venceu a primeira batalha ao nomear três aliados ao conselho de administração. A disputa ganhou tração no início do ano, com esforço de Prates para retirar Mendes da presidência do conselho.

Mais uma vez, o presidente da Petrobras perdeu a batalha: a lista de indicados do governo para renovação do conselho, enviada no fim de março para avaliação em assembleia no dia 25 de abril, traz Mendes como candidato à presidência.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World