PAN propõe atribuir suplemento de missão a PSP, GNR, Polícia Marítima, guardas prisionais e ASAE

pan propõe atribuir suplemento de missão a psp, gnr, polícia marítima, guardas prisionais e asae

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Lisboa, 12 abr 2024 (Lusa) – A deputada única do PAN entregou hoje um projeto de lei na Assembleia da República para garantir a atribuição de um suplemento de missão à PSP, GNR, Polícia Marítima, ASAE e guardas prisionais, à semelhança da Polícia Judiciária.

De acordo com o projeto, o objetivo de Inês de Sousa Real é que este complemento seja atribuído também aos profissionais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA), que passam a ter direito também, se a proposta for aprovada, “ao suplemento de patrulha, ao suplemento de escala e prevenção e ao suplemento de fardamento”.

O PAN quer que o suplemento de missão seja “abonado em 14 meses e com uma percentagem variável em razão da respetiva categoria” e propõe o “afastamento de eventuais suplementos com objetivos similares (e de valor inferior), como é o caso dos suplementos por serviço e risco, e que o seu processamento ocorrerá após a aprovação do próximo Orçamento do Estado (ou de um eventual orçamento retificativo)”.

Citada num comunicado divulgado pelo partido, a porta-voz do PAN considera ser “de elementar justiça que, com a maior brevidade possível, se reponha o respeito pelo princípio constitucional da igualdade e se reconheça o direito a um suplemento de missão a todos os profissionais de segurança”.

No projeto de lei, a deputada única considera que a atribuição de um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária, apesar de ser “de elementar justiça”, é “manifestamente violador da constituição e em particular do princípio da igualdade”.

“Uma vez que em fundamento objetivo se tratam de maneira diferente profissionais das forças e serviços de segurança (ou que exercem funções de órgão de polícia criminal ou de autoridade de polícia crimina) e que estão em situação similar – também eles sujeitos ao risco, à insalubridade, à penosidade e às restrições decorrentes do exercício das respetivas funções, bem como ao manuseamento, transporte e armazenamento de substâncias tóxicas ou perigosas, engenhos e armamento”, defende.

FM // PC

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World