À revelia do Mercosul, Brasil quer novo corte de imposto de importação

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O governo brasileiro estuda uma nova redução nas taxas de importação cobradas pelo País sem ter o aval do Mercosul. Segundo o Estadão/Broadcast apurou, a ideia é cortar em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação de grande parte dos produtos comercializados com países de fora do bloco.

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Em novembro do ano passado, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores anunciaram a redução em 10% das alíquotas de 87% da pauta comercial, mantendo de fora bens como automóveis e sucroalcooleiros, que já têm um tratamento diferenciado pelo bloco. Um novo corte do mesmo montante e com as mesmas exceções está em estudo.

Pelas regras do Mercosul, a Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada na compra de produtos de fora do bloco só pode ser alterada em comum acordo pelos quatro países do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Assim como no ano passado, no entanto, o governo brasileiro deve recorrer a um dispositivo que permite a adoção de medidas voltadas à “proteção da vida e da saúde das pessoas”.

Global Tech News Daily

À revelia do Mercosul, Brasil quer novo corte de imposto de importação
© Werther Santana/Estadão Governo brasileiro quer aplicar novo corte de 10% no imposto de importação de parte dos produtos comercializados com países de fora do Mercosul 

Em novembro, o governo brasileiro afirmou que, com a pandemia do coronavírus, houve alta de preços que poderia ser minimizada com um “choque de importação”. Agora, com os preços aumentando ainda mais, especialmente em meio ao conflito no Leste Europeu, uma nova redução temporária nas tarifas alegando a necessidade de combater a inflação está no radar. A diminuição anunciada no ano passado vale até o fim deste ano.

Global Tech News Daily

Ao atingir quase toda a pauta de importação do País, o corte é mais amplo do que o já anunciado pelo Ministério da Economia em março no Imposto de Importação de etanol e de seis produtos com peso na inflação: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.

Na semana passada, o ministro Paulo Guedes afirmou que uma diminuição na alíquota de 12 produtos com impacto na inflação poderia ser anunciada. Essas reduções pontuais são feitas dentro das normas do Mercosul, que permite que o Brasil reduza tributos sobre a importação de até 100 itens sem ter de negociar com outros países. Já o corte mais abrangente na tarifa externa comum do bloco só pode ser feito com o aval dos outros sócios ou lançando mão de alternativas previstas em lei, como a adotada pelo Brasil para justificar a redução de novembro.

Para o ex-secretário de Comércio Exterior e consultor da BMJ Welber Barral, a medida terá pouco impacto no comércio, já que se trata de uma redução pequena, mas que amplia a diferença entre a tarifa do Brasil e a do Mercosul, o que pode levar inclusive a questionamentos jurídicos sobre a validade da redução. “Acaba distorcendo a tarifa externa comum. Pode haver controvérsia no tribunal do Mercosul e até mesmo a indústria brasileira se sentir afetada pela norma, que não foi acordada no âmbito do bloco”, afirmou.

Procuradas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) não se manifestaram.

Mudança de foco

Desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu, Guedes tem deixado claro a intenção de cortar a tarifa comum do Mercosul de forma permanente. No início de 2021, ele chegou a dizer a empresários que gostaria de reduzir em 20% a TEC ainda naquele ano.

A tentativa do ministro enfrentou forte resistência dos argentinos – que propunham um corte de 10% –, apesar do apoio inicial do Uruguai. Mas, no decorrer do ano, a situação se inverteu. Os brasileiros conseguiram chegar a um acordo com os argentinos depois de reduzirem o tamanho do corte pretendido e o número de produtos atingidos.

Mas os uruguaios passaram a condicionar o apoio a uma flexibilização de outra regra do Mercosul: a que proíbe a negociação de acordos bilaterais, ou seja, sem a participação de todos os países do bloco. O Brasil é favorável, enquanto a Argentina é contrária à flexibilização da regra.

Tarifa

Como países membros do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai devem cobrar a mesma tarifa na importação de produtos de fora do bloco – a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). A alíquota comum é aplicada na maioria das importações, com algumas exceções acordadas com o bloco, como as compras no setor automotivo, brinquedos e bens de informática e capital. A TEC aplicada varia de acordo com o produto importado e é, em média, de cerca de 10%.

Negociações

Desde que assumiu, em 2019, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende uma redução da TEC como forma de abrir o mercado brasileiro e integrar a produção interna a outras cadeias produtivas. Essa redução, no entanto, só pode ser feita de forma permanente com a concordância dos demais integrantes do Mercosul. A ideia, porém, enfrenta a resistência da Argentina e do Uruguai.

Redução

Sem chegar a um acordo, o Brasil reduziu, sozinho, as tarifas cobradas na importação até o fim deste ano. Um primeiro corte foi anunciado no fim do ano passado, de 10%, para praticamente todas as alíquotas. Para isso, o País recorreu a um dispositivo que permite a adoção de medidas unilaterais voltadas à “proteção da vida e da saúde das pessoas”.

Segundo corte

Um novo corte linear de 10% está em estudo e deve ser anunciado para vigorar também até o fim do ano.

News Related

OTHER NEWS

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 35 milhões

Próximo sorteio será no sábado Read more »

Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 126 mortes

Paciente recuperados da doença passam de 29,6 milhões Read more »

Maranhão retoma festejos de São João a partir de 27 de maio

Festas continuarão nos meses de junho e julho Read more »

Maio Amarelo: associação alerta para riscos do celular ao volante

Toque pela Vida é tema de campanha da Abramet Read more »

Número de mortes por covid-19 nos EUA supera 1 milhão

Número representa cerca de uma morte para cada 327 americanos Read more »

Ministério da Saúde mantém uso de vacina da Janssem contra a covid-19

A decisão foi divulgada pela Secovid Read more »

Ministro entrega estudos de privatização da PPSA e da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, reuniu-se com Guedes Read more »

Lei que amplia prevenção de câncer em mulheres pelo SUS é sancionada

Norma entra em vigor em 6 meses Read more »

Finlândia busca adesão rápida à Otan, e Rússia promete resposta

Suécia deve seguir exemplo Read more »

BNDES lança plataforma para impulsionar oportunidades de investimentos

Ferramenta terá dados sobre sustentabilidade financeira Read more »

Estudo identifica doenças crônicas em grupos indígenas no Pará

Obesidade, hipertensão e diabetes afetam comunidades Read more »

Ministério da Saúde quer zerar casos de malária no país até 2035

Em 2020, Brasil registrou 145.188 casos da doença que pode matar Read more »

Senai e Correios fazem parceria para projetos de inovação em logística

Estrutura que apoiará iniciativas tem mais de 900 pesquisadores Read more »

Ministro da Educação nega participação em reuniões com pastores

Victor Godoy defendeu a distribuição do kit robótica Read more »

Fifa vai investigar possível inelegibilidade de jogador do Equador

Segundo Federação Chilena lateral Byron Castillo não seria equatoriano Read more »

Controladores da Gol e Avianca anunciam formação de grupo Abra

Negócio deve ser concluído no segundo semestre deste ano Read more »

Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia

Anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy Veiga Read more »

Tite convoca seleção para jogos contra Coreia do Sul e Japão em junho

Novidade na lista é a presença do meio-campista Danilo, do Palmeiras Read more »

Guerra causou perda de quase 5 milhões de empregos na Ucrânia

Informação é de estudo divulgado pela OIT Read more »

Desemprego pode subir no leste da Alemanha

A UE continua tentar ultrapassar o impasse relativamente à imposição de mais sanções contra o petróleo russo, sendo a Hungria um dos principais opositores do plano. A Alemanha, outrora muito ... Read more »

Las capitales europeas muestran su rechazo a los diplomáticos rusos

Por Joanna Plucinska y Andrius Sytas VARSOVIA/VILNA – El diplomático ruso Sergiy Andreev no se sentía bienvenido en las calles de Varsovia incluso antes de que unos manifestantes le rociaran ... Read more »

As mentiras que Lula, Bolsonaro e o PT contam para nós, tiram a esperança

Old Fashioned Pinocchio News Boy Holding Fake Newspaper Conteúdo exclusivo para assinantes Lula, Bolsonaro e o PT mentem atrevidamente para nós. Concurso de embustes, ilusionismo e desfaçatez. Lula sabe que ... Read more »

Bolsonaro demite ministro em busca de discurso eleitoral

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, deixou o cargo nesta quarta-feira (11) Imagem: Ian Cheibub/Reuters As reclamações por conta dos seguidos aumentos nos preços de combustíveis já vinha irritando ... Read more »

Traços brasileiros marcam novas versões de A Revolução dos Bichos

Cena da adaptação de A Revolução dos Bichos escrita por Henrique Rodrigues Imagem: Ilustração de Adriana Cataldo Conteúdo exclusivo para assinantes No dia 1º de janeiro do ano passado, a ... Read more »

Ataques de Bolsonaro al sistema de votación en Brasil le hacen perder votantes moderados -encuesta

BRASILIA – Los cuestionamientos del presidente Jair Bolsonaro al sistema de voto electrónico de Brasil y los enfrentamientos con el poder judicial le han costado los votos de los moderados ... Read more »

Ecuador | El traslado de un reo causó la matanza en la cárcel de Bellavista, según autoridades

El Gobierno de Ecuador traslada a los líderes de las bandas criminales que protagonizaron la matanza en la cárcel de Bellavista, y en donde murieron al menos 44 reclusos, a ... Read more »

Tremor de magnitude 6,8 sacode extremo noroeste da Argentina

Foi na província de Jujuy, fronteira com o Chile e a Bolívia Read more »

Quais as chances de um novo surto de covid no Brasil?

Situação atual ainda exige um esquema vacinal com doses de reforço e cuidados Imagem: iStock Nas ruas do Brasil, a maioria da população já circula sem máscara e mesmo em ... Read more »

Por que a gravidez de Gabriela surpreende seu ex, Erasmo Vianna?

Gabriela pode fazer o que quiser com sua gravidez e ninguém teria que capitalizar em cima Imagem: Instagram Conteúdo exclusivo para assinantes Quando Gabriela (que abandonou o sobrenome Pugliesi) anunciou ... Read more »

Bilau é acionado, entra em jogo vs Athletico e ativa 5ª série: 'É perigoso'

Everson Bilau, do Tocantinópolis, entrou em campo aos 35 minutos do 2° tempo Imagem: Reprodução/Twitter Classificação e Jogos Copa do Brasil A vitória de 4 a 0 do Athletico-PR sobre ... Read more »

El Banco de España ve riesgo inmediato moderado para los bancos por políticas climáticas

Por Jesús Aguado MADRID – La transición de España hacia una energía más limpia podría acarrear riesgos más notables para los sectores con mayores emisiones de CO2, como el transporte, ... Read more »

La UE se moviliza para proteger mejor a los niños contra los abusos sexuales en internet

ÁMSTERDAM – La Unión Europea esbozó el miércoles planes para proteger mejor a los niños contra los abusos sexuales en internet, obligando a los proveedores de servicios online a detectar, ... Read more »

Na ONU, Brasil tenta esvaziar acusação contra Rússia por causa da guerra

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin, posam para foto após encontro no Kremlin Imagem: Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP O governo de Jair Bolsonaro ... Read more »

Delegada licenciada Adriana Belém é exonerada de cargo na prefeitura do Rio

A delegada licenciada da Polícia Civil do Rio de Janeiro Adriana Beléma foi presa com cerca de R$ 1,8 milhão em espécie em sua casa Imagem: Reprodução/TV Brasil Presa ontem ... Read more »

Governo impõe sigilo sobre funcionários de gabinete no Rio, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro, durante encontro com parlamentares em evento no Planalto Imagem: MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO O governo Jair Bolsonaro (PL) impôs sigilo de cinco anos a informações de funcionários ... Read more »

Charles Do Bronx x McGregor vai acontecer? Veja o que se sabe até agora

Charles Do Bronx desafiou Conor McGregor para uma luta, e o irlandês aceitou Imagem: Montagem/UOL Charles Do Bronx foi bem claro sobre quem ele quer que seja seu próximo adversário ... Read more »

Atlético-MG busca feito inédito em Bragança para afastar pressão da torcida

Turco Mohamed admite que Atlético-MG vive um momento ruim na temporada 2022 Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG Classificação e Jogos Brasileirão Após empates com Coritiba e Goiás, além da derrota para o ... Read more »

Há 75 anos nascia a lenda Ferrari, o mais encantador dos fracassos

O italiano Franco Cortese, na primeira corrida da história da Ferrari, há exatamente 75 anos Imagem: Reprodução Conteúdo exclusivo para assinantes “Um fracasso promissor”. Realismo e otimismo numa frase singela ... Read more »

Batman da Colina supera 'maldição' de goleiros no Vasco e é exaltado

Goleiro Thiago Rodrigues, o “Batman da Colina”, é um dos principais destaques do Vasco da Gama na temporada Imagem: Daniel Ramalho / Vasco Classificação e Jogos Série B Ao lado ... Read more »

Sob pressão, Fla pega o Altos fora do Rio em meio à polêmica do 'Off Rio'

Paulo Sousa, técnico do Flamengo, observa movimentação dos jogadores em treino no CT Ninho do Urubu Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo Classificação e Jogos Copa do Brasil O Flamengo ... Read more »