A Marinha e o medo dos dragões do mar

João Cândido e outros marinheiros pagaram pela ousadia de exigirem seus direitos. Por que, mais de 100 anos depois da Revolta de Chibata, a Marinha ainda tem medo de um homem negro que lutou pelo fim de castigos físicos?

a marinha e o medo dos dragões do mar

João Cândido, o Almirante Negro, foi homenageado em 2008 com uma estátua na Praça XV, no Rio de Janeiro

Opróbio.

Essa é uma palavra muito pouco usado na língua portuguesa, que significa “grande desonra pública”, “degradação social”, “vexame”.

No último dia 29 de abril, o almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha brasileira, utilizou essa palavra para se referir a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata.

O comandante também classificou como “abjetos” os demais marinheiros que participaram de revolta de 1910, não deixando dúvidas que o discurso oficial da Marinha do Brasil segue enxergando a Revolta da Chibata unicamente como um caso de violação à hierarquia e à disciplina imposta dentro da instituição.

Uma visão de cima para baixo, que se recusa a aceitar que aqueles que estão em situações de subalternidade foram e seguem sendo protagonistas de transformações históricas importantes, sobretudo quando estão vivendo situações-limite.

Herói da Pátria

O tom difamatório adotado pelo almirante Marcos Olsen se deve à possível aprovação de João Cândido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que desde 2018 tramita no Congresso Nacional, graças a um projeto de lei do ex-senador e hoje deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (também conhecido como Livro de Aço, pois suas páginas são feitas com o material) tem como objetivo reunir homens e mulheres que dedicaram suas vidas à defesa da democracia e da liberdade no Brasil. Até janeiro de 2024, o livro reunia 71 nomes de personalidades e grupos desde o período colonial até a experiência democrática mais recente.

Pois bem, a posição oficial da Marinha do Brasil é contrária à entrada de João Cândido Felisberto, uma postura que diz muito sobre o que eles entendem como democracia e liberdade – e quem pode usufruí-las.

Como dito, Joao Cândido foi o líder da Revolta da Chibata, um motim que ocorreu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara. A principal reinvindicação dos revoltosos, homens negros e mestiços na sua maioria, era o fim de castigos físicos impostos a marinheiros de baixa patente, que frequentemente recebiam chibatadas por eventuais erros cometidos no trabalho.

É importante lembrar que em 1910 o Brasil não tinha mais escravidão (abolida em 1888) e já era um país republicano no qual o exercício da cidadania era relativamente amplo. Em última instância, o que João Cândido e os demais revoltosos fizeram foi exigir que eles pudessem, de fato, viver no Brasil de então, tendo sua integridade física resguardada.

Os meandros dessa revolta nos ajudam muito a entender os projetos de Brasil que estavam em jogo naquele momento. E para quem quiser mergulhar no assunto, sugiro a leitura dos trabalhos de Álvaro Nascimento e Silvia Capanema.

Aqui vou me ater a duas questões. A primeira é a ordenação racial dessa Revolta: marinheiros de baixa patente negros e mestiços que se insurgiram contra os castigos físicos que recebiam dos seus comandantes – homens brancos na sua imensa maioria.

A segunda foram os desfechos do motim: por um lado, a Marinha acelerou uma reforma militar em 1911, que melhorou a condição de vida e de trabalho nas Forças Armadas; por outro, João Cândido foi preso, expulso da Marinha (além de ter sido internado no Hospício Nacional) e teve uma vida de grandes privações, sobrevivendo do trabalho da estiva e da venda de peixe na Praça XV (centro do Rio de Janeiro).

Herói popular

Para mim a equação parece muito evidente: João Cândido e outros marinheiros negros envolvidos na Revolta pagaram em vida pela ousadia de exigirem seus direitos de cidadãos brasileiros. Uma exigência que trouxe melhorias e benefícios institucionais para a Marinha brasileira, mas que eles não puderam experimentar, ainda que tenham sido responsáveis diretos por elas.

Não se trata de aceitar ou não que João Cândido seja um herói nacional, pois como bem disse seu filho Adalberto Cândido, ele já é um herói popular, com a vida sua figura materializada numa estátua no centro do Rio de Janeiro, contada em livros e cantada e em sambas enredos e por importantes vozes da MPB, a ponto de João Cândido também atender pela alcunha de Almirante Negro, o dragão do mar que reapareceu.

A questão é: por que, mais de 100 anos depois da Revolta de Chibata, a Marinha ainda tem medo de um homem negro, filho de ventre livre, que lutou pelo fim de chibatadas? O que mete medo, nos dias de hoje, nas lutas por liberdade feitas pelos dragões do mar de outrora?

Afinal de contas: com quem está a desonra pública e a degradação social nessa história toda?

Mestre e doutora em História Social pela USP, Ynaê Lopes dos Santos é professora de História das Américas na UFF. É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos Escravos de Moradia no Rio de Janeiro (Hucitec 2010), História da África e do Brasil Afrodescendente (Pallas, 2017), Juliano Moreira: médico negro na fundação da psiquiatria do Brasil (EDUFF, 2020) e Racismo brasileiro: Uma história da formação do país (Todavia, 2022), e também responsável pelo perfil do Instagram @nossos_passos_vem_de_longe.

O texto reflete a opinião da autora, não necessariamente a da DW.

Autor: Ynaê Lopes dos Santos

OTHER NEWS

17 minutes ago

EXPLAINER | Jacob Zuma struck from ballot: What it means

17 minutes ago

A.R. Rahman Unveils Music Documentary ‘Headhunting to Beatboxing' at Cannes (EXCLUSIVE)

17 minutes ago

Lamborghinis top list of supercars breaching London's noise laws

17 minutes ago

CM Mamata Banerjee’s U-turn On ‘Ashram Row’ After PM Modi’s Jibe

17 minutes ago

Liverpool manager Jurgen Klopp says his final goodbye to the club

17 minutes ago

Ohio cracking down on cell phone usage in schools

18 minutes ago

Red Lobster seeks bankruptcy protection days after closing dozens of restaurants

18 minutes ago

USDA conducting studies on beef due to bird flu outbreak but maintain supply is safe

19 minutes ago

Lok Sabha election 2024 phase 5: Voting to take place in Uttar Pradesh, Maharashtra, 8 other states

19 minutes ago

Melting ice caps may set our clocks back one second by next decade

19 minutes ago

The mystery of Teonimanu: the Pacific's real-life Atlantis

19 minutes ago

Xander Schauffele says Scottie Scheffler is still the man to beat as Shane Lowry earns €588,000 for PGA sixth place

19 minutes ago

Road closures for Europa League Final announced as Gardaí warn of ‘heavy traffic’ with thousands of fans to march through Dublin

19 minutes ago

Who Is The Toughest Matchup On The Pacers For The Celtics?

19 minutes ago

Pep Guardiola: Man City exit date named as Fabrizio Romano offers insight into his thinking

19 minutes ago

George building collapse | Technical factors of disaster being assessed

19 minutes ago

Premier League 2023-24 review: gripes of the season

19 minutes ago

Minnesota Timberwolves rally from 20-point deficit in Game 7 to eliminate Denver Nuggets

19 minutes ago

Sienna Miller’s daughter Marlowe Sturridge makes her red-carpet debut at Cannes

21 minutes ago

There's no clear NBA title favorite. Get used to it − true parity has finally arrived

22 minutes ago

International Criminal Court seeks arrest warrants for Israeli PM Netanyahu, three Hamas leaders

22 minutes ago

Man shot, injured while standing in Montrose Beach parking lot: CPD

24 minutes ago

It's no wonder parents are taking their children on holiday during term time! Sky-high cost of May half-term holidays abroad is revealed - with cost of family trips rising 1,900 PER CENT in a week

24 minutes ago

Video: Emma Lovell stabbing death: Lee Lovell opens up about wife's death at their North Lakes home and the two words that changed family's lives forever

24 minutes ago

Video: What is the infected blood scandal? Who was affected, how much compensation will they get... and could YOU unknowingly be at risk? Your questions answered ahead of milestone report

24 minutes ago

Emma Lovell stabbing death: Lee Lovell opens up about wife's death at their North Lakes home and the two words that changed family's lives forever

24 minutes ago

Disruptive protesters holding up motorways 'face being forced to pay compensation to drivers' whose lives they make a misery

24 minutes ago

Julian Assange will not face the death penalty if he is extradited to the US, High Court hears on 'decisive' day for controversial WikiLeaks founder

24 minutes ago

Devout Christian doctor, 68, who punched dementia-sufferer in the head after being racially abused is the fifth health worker from single hospital to be jailed in the last year

25 minutes ago

Emotional scenes at Anfield as Jurgen Klopp signs off Liverpool tenure with a win

25 minutes ago

Jack Grealish leads Manchester City title celebrations as players party night away

25 minutes ago

2 cheap ASX 200 shares I'd buy in May

25 minutes ago

Virgil van Dijk will not lose focus at Liverpool despite nearing end of contract

25 minutes ago

Infected blood scandal - latest: Report into worst NHS disaster could lead to prosecutions, says minister

25 minutes ago

Final moment of Iran's President Ebrahim Raisi before helicopter crash

25 minutes ago

Jokic gives a new lesson after being eliminated against Minnesota: The best team won

25 minutes ago

Dali being refloated weeks after collapse of Key Bridge, a milestone in reopening access to the Port of Baltimore. Here's what happens next

25 minutes ago

'Possessed' nun's 17th-century 'letter from the devil' has finally been deciphered

25 minutes ago

Fact check: New Yorker article about Lucy Letby is not available in the UK for legal reasons

25 minutes ago

DWP forcing 134,000 people to repay £250million in overpaid benefits

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch