A estratégia que transformou a vacinação "cambaleante" numa referência mundial

© Fornecido por RTP O arranque “cambaleante” da vacinação levou a `task force´ a criar um estado-maior para planear e controlar um processo que, cerca de 240 dias depois, termina como uma referência internacional, refere um documento a que a Lusa teve acesso.

Iniciado a 27 de dezembro de 2020, os primeiros meses do plano de vacinação para combater o vírus SARS-CoV-2 “foram inseguros e cambaleantes, originando, uma descredibilização, por parte da opinião pública, em grande parte devido aos inúmeros casos de suposta vacinação indevida”, avança o documento da `task force´ que vai ser publicado na Wikipédia sobre a organização e estratégia desenvolvida desde fevereiro.

Em 03 de fevereiro, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, um submarinista com mais de quatro décadas de vida militar, assumiu a liderança da estrutura que já integrava, na sequência da demissão do coordenador Francisco Ramos e numa altura em que o país tinha poucas vacinas e cerca de 02% da população vacinada, muito longe da meta de 85% agora quase atingida.

“Foi de imediato tomada a decisão de reforçar a estrutura de planeamento e controlo do processo, ao nível estratégico”, refere o documento, sendo uma das primeiras medidas a criação do estado-maior do coordenador da `task force”, constituído por civis e militares dos três ramos das Forças Armadas, num total de 36 elementos.

Entre as prioridades deste estado-maior, esteve a capacidade de resposta do sistema, alargando e uniformizando os postos de vacinação, em colaboração com as autarquias, e criando cerca de 300 centros de vacinação covid-19 em todo o território continental.

Dedicou também a sua atenção a “restringir a fuga interpretativa das normas, melhorando a sua clareza e simplicidade, reforçando os mecanismos de reporte obrigatórios e os mecanismos de verificação e auditoria interna, penalizando desvios”, ações que “foram essenciais para a credibilização do plano de vacinação”.

Outra das medidas adotadas por Henrique Gouveia e Melo para assegurar a vacinação do maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo foi a simplificação do plano de três para duas fases, estabelecendo dois níveis de prioridades.

O primeiro – salvar vidas e garantir a resiliência do Estado – passou pela vacinação das pessoas mais vulneráveis por escalão etário decrescente e dos profissionais de saúde e de outras áreas como bombeiros, e o segundo – libertar a economia -, imunizando a população em geral, de acordo com a maior disponibilidade de vacinas.

Segundo o documento, neste planeamento inicial, foram identificados “quatro possíveis nós de estrangulamento” do processo – o ritmo de entrega das vacinas a Portugal, a capacidade de distribuição no tempo adequado, a capacidade de vacinação e capacidade de agendamento.

Na prática, a `task force´ debateu-se com um fluxo de entrega de vacinas pelas farmacêuticas, durante todo o plano, “irregular e na maioria do tempo deficitário”.

“Em antecipação a um período de maior escassez de vacinas na Fase 2, o coordenador da `task force incentivou a negociação, por parte do Estado português, e a angariação de vacinas, através da compra ou da permuta com outros estados, permitindo manter um bom `stock´ em períodos de maior escassez. Esta ação permitiu manter um bom ritmo de vacinação e ascender paulatinamente as maiores taxas de cobertura vacinal, quer a nível europeu, quer a nível mundial”, refere o documento.

Outro contratempo identificado pela `task force´ teve a ver com as restrições impostas pelos reguladores a cada tipo de vacina e o aparecimento da variante Delta (inicialmente conhecida como indiana), que “condicionaram o planeamento”.

“Face às diversas restrições impostas às vacinas da AstraZeneca e da Janssen, existiu uma necessidade de permanente ajuste do planeamento e execução para maximizar a eficiência do processo”, adianta.

Além disso, com o surgimento da variante Delta, que é a predominante em Portugal, a meta estimada da cobertura vacinal para atingir proteção coletiva foi elevada de 70% para cerca de 85% da população vacinada com pelo menos uma dose.

Relativamente à distribuição no ritmo e tempo planeados, a capacidade logística dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais “revelou-se eximia na qualidade e profissionalismo dos serviços prestados e, em nenhum momento do processo, o ritmo de distribuição condicionou o plano de vacinação”, assegura o documento da `task force´.

Outro dos desafios iniciais da equipa de Gouveia e Melo passou pela capacidade e urgência da vacinação, tendo sido planeado e testado um modelo, desenvolvido pelas Forças Armadas e pela Direção-Geral da Saúde, de imunizar a população portuguesa, o que levou à criação de cerca de 300 centros, “com a inexcedível colaboração das autarquias”.

Mas o “maior desafio” seria a capacidade de agendamento de milhões de pessoas, o que obrigou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde a um “enorme e permanente esforço de atualização dos seus processos, bem como ao desenvolvimento de novas soluções `web´ e centralizadas”, com as inerentes “dores de parto” de um processo que estava a decorrer em tempo real, salienta a `task force´.

Nesse sentido, foi possível evoluir de uma fase em que o agendamento era efetuado por chamada telefónica, implicando um número significativo de recursos humanos, para uma marcação em massa e de forma controlada, através de SMS, do autoagendamento e da modalidade “casa aberta”, que passou, posteriormente, a dispor de um sistema de senhas digitais.

“Para além da vacinação por critério etário por ordem decrescente, a `task force´ empenhou-se em efetuar uma vacinação proporcional à densidade populacional em todo o território nacional. Não perdendo o foco, resistiu à pressão de vacinação de grupos específicos, que não se enquadravam no núcleo mais restrito da resiliência do Estado, de regiões específicas, e mais tarde de zonas de maior incidência. Esta estratégia revelou-se um sucesso para a proteção da sociedade e do país como um todo”, salienta o documento.

O estado-maior da `task force´ foi constituído por uma civil e 35 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea e do Estado-Maior General das Forças Armadas, que tinham a responsabilidade do planeamento estratégico, do controlo de execução, da verificação dos resultados e da comunicação estratégica.

Na prática, esta estrutura incluiu um Gabinete do Coordenador da ´task force´, os núcleos de Comunicação Estratégica e de Normas e Simplificação, o Chefe do Estado-Maior do Coordenador, as divisões de Operações Correntes, de Planeamento Estratégico, de Gestão da Informação e de Apoio e os oficiais de ligação às Administrações Regionais de Saúde, aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, ao Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, à Direção-Geral da Saúde e à Sala de Situação do Ministério da Saúde.

Este grupo, segundo o documento, numa “permanente pressão e constantes desafios, trabalhou afincadamente e com grande entrosamento entre os diversos núcleos e divisões, num permanente ambiente de boa disposição, grande espírito de equipa e sã camaradagem, contribuindo de forma muito significativa para o sucesso da missão”.

Apesar da estratégia desenvolvida, a `task force´ destaca que o processo “não seria possível sem a dedicação incansável e profissional de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, na distribuição, no transporte, no agendamento, na preparação e na inoculação das vacinas, em especial as equipas de saúde, auxiliares e voluntários” dos centros de vacinação covid-19.

“Este sucesso, contudo, não seria possível sem a adesão massiva por parte da população portuguesa a este processo de vacinação. Portugal, com larga tradição em campanhas de vacinação, demonstrou ao mundo que possui uma sociedade com maturidade, esclarecida e que confia na ciência”, conclui o mesmo documento.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

F1: Os horários para o Grande Prémio dos Estados Unidos

Qualificação e corrida irão ocorrer mais tarde do que o habitual. © Getty Images Qualificação e corrida irão ocorrer mais tarde do que o habitual. Faltam seis Grandes Prémios para ... Read more »

Presidente da República lembra caminho a fazer para erradicar a fome

© TVI24 Presidente da República lembra caminho a fazer para erradicar a fome O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou este sábado o Dia Mundial da Alimentação, lembrando ... Read more »

Joven dudaba en vacunarse debido a las fake news, pero su madre la convenció de hacerlo

© Proporcionado por RPP COVID-19 Melissa Pérez Chacón, de 19 años, es una de los cientos de jóvenes que este sábado se han vacunado contra la COVID-19 en el centro ... Read more »

The Flash | Reveladas primeiras imagens do filme

© HBO ©HBO Vai haver um novo “universo” em 2022 com Ezra Miller como Flash! Preparados para as primeiras imagens do filme do speedster da DC Comics? O multiverso está ... Read more »

Ingleses falam em tensão entre Ronaldo e o técnico do Man. United

© Elson Correia ronaldo_solskjaer_4 O tabloide britânico The Sun dá conta de um alegado desagrado de Cristiano Ronaldo com Ole Gunnar Solskjaer. Veja também: Ainda agora chegou ao Benfica e ... Read more »

Portimonense reforça-se com John Welton

© zerozero.pt – Zé Paulo Silva Portimonense reforça-se com John Welton Perante a impossibilidade de inscrever Gian Wolverine para a primeira metade da temporada, os algarvios conseguiram chegar a acordo ... Read more »

Número de mortos em atentado no Afeganistão sobe para 60

© Fornecido por Lusa Afghanistan crisis – Mosque blast in Kandahar Cabul, 16 out 2021 (Lusa) – Pelo menos 60 pessoas morreram na sexta-feira no ataque suicida contra uma mesquita ... Read more »

Moçambique: Presidente da Renamo não acredita no fim da junta militar

© AFP / ADRIEN BARBIER A morte do líder da Junta Militar, o general Mariano Nhongo não pode, para já significar o fim da junta militar. A opinião é de Ossufo ... Read more »

Taça: Ol. Hospital-V. Guimarães, 0-1 (crónica)

© Maisfutebol Taça: Ol. Hospital-V. Guimarães, 0-1 (crónica) * Por Mariana Rebelo Silva Marcus Edwards foi o autor do único golo da partida, aos 17 minutos, garantindo, assim, a passagem ... Read more »

Pepa: «Ultrapassámos este muro, tudo o resto, não gostámos»

© Maisfutebol Pepa: «Ultrapassámos este muro, tudo o resto, não gostámos» * Por Mariana Rebelo Silva Pepa, treinador do Vitória de Guimarães, em conferência de imprensa, após a vitória sobre ... Read more »

Taça: Estrela Amadora elimina Louletano com golo nos descontos

© Maisfutebol Taça: Estrela Amadora elimina Louletano com golo nos descontos O Estrela da Amadora apurou-se para a quarta ronda da Taça de Portugal ao vencer em Loulé por 2-1, graças a um ... Read more »

Tozé Marreco: «Queria ganhar e estou chateado, mas estou orgulhoso»

© Maisfutebol Tozé Marreco: «Queria ganhar e estou chateado, mas estou orgulhoso» * Por Mariana Rebelo Silva Tozé Marreco, treinador do Oliveira do Hospital, em conferência de imprensa, após a ... Read more »

Angola: Milhares marcham em apoio a Adalberto Costa Júnior

Jovens protestaram pela recondução do líder da oposição à presidência da UNITA. Membro do partido no Kwanza Norte diz que Samakuva vai reconduzir todos os secretários provinciais eleitos por Adalberto ... Read more »

Judoca Bárbara Timo conquista medalha de ouro no Grand Slam da Paris

Na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. © CHRISTOPHE PETIT TESSON A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou este sábado a medalha de ouro no primeiro ... Read more »

Eis os elementos que vão apaziguar o guarda-roupa neste outono

Os tons pastéis estão de regresso nesta temporada. Chegam mais suaves e delicados do que nunca © getty images O momento de ‘libertação’ que vivemos atualmente é feito de duas ... Read more »

Dar o corpo à ciência, mais crise menos crise

Agita-se o espantalho da crise, com a perspectiva de eleições ao virar da esquina. Quem travará primeiro antes do precipício político sinalizado pelo Presidente da República? Enquanto isto, o PSD ... Read more »

VÍDEO: Chelsea bate Brentford (graças a Mendy) e sobe à liderança

© Maisfutebol VÍDEO: Chelsea bate Brentford (graças a Mendy) e sobe à liderança Mendy. Edouard Mendy. O guarda-redes do Chelsea merece um páragrafo todo só para si pela exibição inacreditável ... Read more »

Canais AXN em outubro | Os grandes destaques do mês

© Big Picture Films Blade Runner 2049 Outubro é sinónimo da estreia de novas temporadas de múltiplas das séries mais icónicas a emitir nos Canais AXN. Já assinalaste na agenda?  ... Read more »

Policías capturaron a asaltante tras una persecución por las calles de SMP

© Proporcionado por RPP Policía Nacional  Agentes de la Policía Nacional capturaron a un peligroso asaltante tras una persecución por las calles de San Martín de Porres (SMP). El sujeto, ... Read more »

Filme de Geoffrey Couanon "Douce France" vence 27.º festival CineEco de Seia

A obra cinematográfica “Douce France” arrecadou o Grande Prémio Ambiente – Câmara Municipal de Seia, anunciou a organização do CineEco em comunicado enviado à agência Lusa O filme “Douce France”, ... Read more »

Qualidade de vida dos brasileiros piorou na pandemia, diz pesquisa

© Tânia Rêgo/ Agência Brasil Brasileiro está passando mais tempo em frente às telas, comendo pior e se exercitando menos Tânia Rêgo/ Agência Brasil Uma pesquisa mostrou que os brasileiros ... Read more »

Portugueses consumiram mais doces durante a pandemia, mas também fizeram mais exercício

© Pedro Nunes – Reuters Um estudo desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, concluiu ... Read more »

China retira más apps de la tienda de Apple en el país

© Proporcionado por Associated Press ARCHIVO _ En esta foto del 28 de septiembre del 2021, personas prueban los nuevos celulares iPhone 13 en una Apple Store en Beijing. (AP ... Read more »

Dia Mundial da Alimentação: Como reduzir o desperdício alimentar em casa?

Sabia que todos os anos são desaproveitados mais de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo? Comece a combater o desperdício alimentar em casa já hoje ... Read more »

Centenas caminham em silêncio e fila única em Lisboa contra tráfico humano

© TVI24 Centenas caminham em silêncio e fila única em Lisboa contra tráfico humano Cerca de três centenas de pessoas participaram em Lisboa numa marcha em silêncio e em fila ... Read more »

Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses no primeiro ano de pandemia

Maioria dos inquiridos consideraram ter mudado para melhor e 41,8% para pior. © Canva Perto de 37% dos inquiridos num estudo português admitiram ter mudado os hábitos alimentares durante o ... Read more »

Covid-19: Angola com mais 183 casos, duas mortes e 33 recuperações

© Fornecido por Lusa REPORTAGEM: Covid-19: Afluência aos centros de vacinação em Luanda Luanda, 16 out 2021 (Lusa) – Angola registou mais 183 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ... Read more »

Covid-19: Cabo Verde com mais 29 infetados em 24 horas

© Fornecido por Lusa Covid-19: Negócios renascem na cidade da Praia e ninguém quer voltar atrás nas restrições Praia, 16 out 2021 (Lusa) – Cabo Verde registou 29 infetados com ... Read more »

Orçamento “está longe” de ser aquilo que o país precisa, avisa líder do PCP

© Swipe News, SA Jerónimo de Sousa, pcp, partido comunista O PCP voltou a deixar avisos ao Governo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o qual ameaça chumbar. ... Read more »

Conheça os cinco lugares onde as pessoas vivem mais de 100 anos

© Reprodução / Facebook A Sardenha é uma ilha do mar Mediterrâneo e lá os homens vivem mais tempo Reprodução / Facebook Em 2004, o pesquisador Dan Buettner identificou cinco ... Read more »

Taça: Oriental Dragon-Moreirense, 2-3, ap (crónica)

© Maisfutebol Taça: Oriental Dragon-Moreirense, 2-3, ap (crónica) João Henriques bem tinha avisado que o Oriental Dragon não era «pêra doce» e a verdade é que a equipa fundada por ... Read more »

«Sentimos que a equipa não foi inferior ao Tondela e isso dói»

© Maisfutebol «Sentimos que a equipa não foi inferior ao Tondela e isso dói» Christopher Pilar, treinador da Camacha, em declarações na sala de imprensa do Complexo Desportivo do clube ... Read more »

Internações por Covid-19 caem em 90% na capital paulista

O número de internações diárias causadas por Covid-19 caiu em 90%, aponta levantamento da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. De acordo com a pasta, a cidade ... Read more »

Em red line e à boleia dos suspeitos do costume

© Getty / Richard Heathcote Em Para quem viu o encontro, certamente retira uma única conclusão: que amasso! O Liverpool deslocou-se ao Vicarage Road e bateu o Watford por 0x5, ... Read more »

CR7 não escondeu a frustração após novo desaire do United

CR7 não escondeu a frustração após novo desaire do United Red devils estão há três jogos consecutivos sem vencer na Premier League. CR7 não escondeu a frustração após novo desaire ... Read more »

Costas direitas! Saiba como manter a saúde da sua coluna, médico explica

Artigo de opinião do Dr. Nuno Morais, neurocirurgião no Hospital CUF Porto. © iStock Artigo de opinião do Dr. Nuno Morais, neurocirurgião no Hospital CUF Porto. As doenças degenerativas da ... Read more »

Tenista João Sousa eliminado nas meias-finais em Alicante

O tenista português João Sousa foi hoje eliminado nas meias-finais do ‘challenger’ de Alicante, em Espanha, ao ser derrotado pelo francês Constant Lestienne, em apenas dois ‘sets’. © Lusa O ... Read more »

Acusan que policías de EU se resisten a vacunarse contra covid-19

© Proporcionado por Milenio Prefieren renunciar a su cargo a ceder a la petición de vacuna Los departamentos de policía de todo Estados Unidos que están exigiendo a sus agentes ... Read more »

«Tomás Ribeiro? Levou sete pontos, davam jeito no campeonato»

© Maisfutebol «Tomás Ribeiro? Levou sete pontos, davam jeito no campeonato» Declarações de Petit, treinador do Belenenses, na sala de imprensa da Pista de Atletismo Gémeos Castro, após o triunfo ... Read more »

Coligação militar anuncia morte de 160 houthis no seu avanço no Iémen

© Fornecido por Lusa Houthi funeral amid escalating fighting in Yemen Riade, 16 out 2021 (Lusa) – A coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen anunciou hoje que matou ... Read more »