A busca desesperada por pessoas no Rio Grande do Sul

Familiares e voluntários se mobilizam à procura de desaparecidos e de resgate para pessoas ilhadas pelas enchentes. Mais de 780 mil foram impactados até agora.

a busca desesperada por pessoas no rio grande do sul

Defesa Civil e voluntários atuando no resgate em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre: estimativa é de que haja ao menos 2,5 mil solicitações de resgate no Rio Grande do Sul

De Brasília, Claudia Lisboa ajuda o genro a localizar a tia-avó dele, Maria Amenaide Freitas Maldini, moradora de Guaíba, no Rio Grande do Sul, estado assolado pelas enchentes. Neste domingo (05/04), completaram-se 24 horas sem que a família tivesse notícias da idosa de 84 anos, que toma remédio controlado e é surda.

“Ela estava com a cuidadora no momento do resgate, mas deixaram o cachorro dela, Obama, para trás. A cuidadora foi para um local e ela, para outro. Estamos achando que ela retornou [para casa] para buscar o cachorro”, narra Lisboa à DW.

Regina Oliveira passou os últimos dois dias à procura do pai, Pedro Paulo Terres da Silva, de 93 anos, desaparecido em Canoas. De Novo Hamburgo, a cerca de 30 quilômetros de distância, os familiares de Silva buscam informações e mobilizam quem podem, já que as pontes que interligam as duas cidades estão interditadas por causa das inundações.

A casa de Silva nunca havia alagado antes, mas o nível do rio Sinos em Canoas atingiu recorde e inundou bairros inteiros. Momentos antes do fechamento desta reportagem, o nome dele apareceu na lista como pessoa resgatada e acomodada em um abrigo, para alívio dos familiares.

Na cidade, a Defesa Civil usa todos os canais possíveis para pedir a moradores que evacuem e levem os animais de estimação na fuga. Impotente diante da catástrofe, a prefeitura pede ajuda de voluntários que tenham barco para retirar quem está ilhado.

Os amigos do jornalista Eduardo Grassi tentam chegar a Canoas levando um barco motorizado no carro. Saíram na manhã de domingo de Chapecó, em Santa Catarina, a mais de 450 quilômetros de distância, e seguiam em viagem sem saber se conseguiriam chegar.

À espera do resgate

Há inumeros pedidos de resgate vindos de diversas cidades inundadas.

Da capital Porto Alegre, Renata Rodrigues busca socorro para o casal de idosos Jane de Fátima Mattos da Silva e Charles Wilson⁩ Tavares da Silva. Eles estão em Farrapos, bairro humilde às margens do rio Jacuí, e narram que a água chegou ao segundo andar da casa.

“São familiares do meu colega de trabalho. Estamos numa força tarefa não só por eles, mas por vários na região. Tiramos umas 150 pessoas dali”, afirma Rodrigues à DW.

O bairro onde mora, Bom Fim, não foi afetado pela enchente, mas a casa virou abrigo para amigos que perderam tudo. “Neste exato momento estou me ajeitando para ir ao abrigo que estou ajudando a organizar pra ver o que faremos hoje”, diz Rodrigues.

Em Eldorado do Sul, um casal e duas crianças usam o que restou de bateria no celular para enviar pedidos de socorro. Bruna Karpinski é amiga deles, e espera que eles sejam resgatados logo, diz à DW.

Além das operações oficiais nos locais afetados, inúmeros voluntários se mobilizam. Um grupo de amigos geógrafos criou um mapa online que organiza os pedidos de resgate. São mais de uma centena de pontos que trazem o endereço e quantas pessoas estão à espera de ajuda. Os dados são enviados para outros voluntários que têm barco ou jet ski, além de ficarem disponíveis para as autoridades.

Em grupos de mensagem locais, circulam listas com nomes de pessoas que aguardam passagem em vias interditadas. Outras buscam nomes de conhecidos em listagem de corpos retirados das águas e dos escombros.

Tragédia instalada

A Defesa Civil Nacional calcula que existam pelo menos 2,5 mil solicitações de resgate. Segundoo boletim mais recente do órgão, 336 municípios afetados no estado estão afetados pelas chuvas extremas. São mais de 88 mil pessoas desalojadas, temporariamente abrigadas junto a amigos ou parentes, e outras mais de 16,6 mil estão em abrigos provisórios organizados pelo poder público.

Até o momento, 77 mortes foram confirmadas e 108 pessoas estão desaparecidas. Ao todo, estima-se que mais de 780 mil moradores no Rio Grande do Sul tenham sido impactados.

A concessionária local informou que, até a manhã de domingo, havia 421 mil domicílios sem energia. A maior parte foi desligada da rede por segurança devido a áreas alagadas.

O monitoramento das barragens feito pelos governos federal e gaúcho indicam que seis estruturas estão em situação de emergência, sob risco de rompimento. O boletim divulgado neste domingo afirma que há ações de contenção em andamento. Os casos mais graves, com risco de ruptura iminente, são o da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves, e de Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga.

Prognóstico para os próximos dias

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) afirma que há muita água ainda nos rios Jacuí e Taquari a caminho de Porto Alegre. O nível do Guaíba, portanto, deve continuar subindo – estava em 5,28 metros no domingo. A experiência registrada em 1941, até então a última pior enchente, mostrou que o nível do rio demorou duas semanas para voltar ao normal.

Ainda há chuvas acontecendo na bacia hidrográfica do rio Guaíba. Algumas pancadas fortes foram registradas na última madrugada em pontos do rio, informou o SGB.

Marcelo Seluchi, coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), disse à DW que as chuvas nos próximos dias devem se concentrar no Uruguai. “A partir de quinta e sexta deve voltar a chover na região, às vezes oscilando mais para o Norte, às vezes, para o Sul”, prevê Seluchi com base nos modelos.

Nas próximas 72 horas, a previsão é de pouca precipitação. A situação hidrológica, de movimentação das águas, seguirá crítica na Grande Porto Alegre.

Autor: Nádia Pontes

OTHER NEWS

13 minutes ago

Las Vegas tourism authority sponsoring each Aces player for $100K in 2024 and 2025

20 minutes ago

Willie Peters keen to forget final heartache as Hull KR focus on Wigan clash

20 minutes ago

Exeter’s playoff hopes extinguished by Leicester and Mike Brown try

20 minutes ago

Pirates on the brink of missing Champions League

20 minutes ago

Wales star a man on a mission for club and country after overcoming injury woes

20 minutes ago

Cannes red carpet: Eva Longoria and Nadine Labaki lead strong showing of Lebanese designs

20 minutes ago

The Las Vegas Aces' unprecedented sponsorship is the WNBA's latest controversy

21 minutes ago

Toronto’s denied drug decriminalization is a step ‘backwards’ for Canada: expert

21 minutes ago

‘Jim Henson Idea Man’ Review: Ron Howard Paints Moving Portrait Of Muppets Creator As Restless Innovator

22 minutes ago

Massive hunt is launched near River Tyne to find two teenage boys who vanished while swimming in Ovingham - with police, helicopter and rescue teams scrambled

22 minutes ago

Will the sparkle of India’s lab-grown diamonds last forever?

22 minutes ago

Stormers beat connacht to set up a scintillating finale with Lions

22 minutes ago

Spain thrash England to win Women's Under-17 Euros

23 minutes ago

Lyon win French title ahead of Women's Champions League final

23 minutes ago

“As DPOY, you can’t get iso-d” - Former NBA Champion says Rudy Gobert doesn’t hold the same defensive respect as Draymond or Dwight

23 minutes ago

Eagles Rookie Profile: 6 things to know about Will Shipley

23 minutes ago

Why Thomas Tuchel completed double U-turn to ultimately leave Bayern Munich manager post in the summer - explained

23 minutes ago

People, Places and Things review – Denise Gough reprises a shattering story of addiction

27 minutes ago

Oxford beat Bolton in League One playoff final thanks to Murphy double

27 minutes ago

Letters: It’s time for a radical overhaul of the health service’s management class

27 minutes ago

Atalanta secures Champions League spot with win at Lecce in Serie A. Europa League final next

27 minutes ago

Matt Dillon Thriller ‘Haunted Heart' From Fernando Trueba Sells to Signature for U.K. (Exclusive)

27 minutes ago

Britain's Conservatives trail Labour by 18 points, says Opinium poll

27 minutes ago

Donald Trump 'will back out of debates' as he 'knows he is not capable'

27 minutes ago

Israel's Gantz demands Gaza day-after plan by June 8, threatens to quit cabinet

27 minutes ago

Tories shouldn’t have ousted Boris Johnson, admits Nadhim Zahawi

27 minutes ago

Doctor Who episode 3, Boom, review – Steven Moffat offers up an explosive return to form

27 minutes ago

Unvaccinated Ontario child dies of measles, sparks concern among health community

28 minutes ago

Former South Africa leader Zuma promises jobs and free education as he launches party manifesto

30 minutes ago

‘It’s not about money … I felt a weight off my shoulders’: Schuster opens up on Manly departure

30 minutes ago

Israeli minister vows to quit war cabinet if PM fails to adopt new Gaza plan

30 minutes ago

Pilates instructor recommends these 5 moves to undo the damage of sitting at a desk all day

30 minutes ago

Aditi Rao Hydari reacts to her viral Gajagamini walk from Heeramandi, says Sanjay Leela Bhansali appreciated that she’d put on weight

30 minutes ago

Michael Cohen Was 'Devastating' to Alvin Bragg's Case—Legal Analyst

32 minutes ago

Houston-based doughnut chain, Shipley's, to open 61 new locations

34 minutes ago

Harlequins 28-53 Bristol: England are left sweating over the fitness of Ellis Genge after calf injury, as Bears miss out on play-offs despite thumping win

34 minutes ago

AC/DC rocker Angus Young, 69, looks VERY different from his 'schoolboy' heyday as the iconic Aussie rock band kick off European tour

34 minutes ago

Carla Bruni joins glamorous Alexa Chung and a VERY racy Natasha Poly as the models descend on Cannes Film Festival at the Emilia Perez premiere

35 minutes ago

Top Boy wins big at BAFTA TV Awards

36 minutes ago

Trump demands drug test for Biden ahead of first debate

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch