Quem é Simon Harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da Irlanda?

Foi eleito este domingo, depois de Leo Varadkar anunciar a demissão do Governo irlandês. O novo primeiro-ministro, conhecido pela presença ativa nas redes sociais, afirma que “há muito a fazer nos próximos meses”.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Quem é Simon Harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da Irlanda?

Simon Harris vai tornar-se o primeiro-ministro mais jovem de sempre da Irlanda, com 37 anos, depois de ter sido eleito para substituir Leo Varadkar, que anunciou a demissão na semana passada.

O atual ministro do Ensino Superior foi o único candidato à sucessão de Leo Varadkar na liderança do partido democrata-cristão Fine Gael.

“Acho que ele fez um trabalho muito bom ao garantir a liderança de uma forma tão abrangente quanto o fez”, afirmou o vice-líder do partido, Simon Coveney.

Simon Harris assegurou o compromisso total com o programa de governo acordado com os parceiros da coligação de centro-direita com os liberais Fianna Fáil e o Partido Verde.

Simon Harris vai substituir Leo Varadkar, de 45 anos, na liderança do Governo, depois de o primeiro-ministro ter renunciado ao cargo, que citou “motivos políticos e pessoais” para considerar que “já não era a melhor pessoa para o cargo”.

Leo Varadkar era chefe de Governo desde dezembro de 2022, depois de ter liderado o executivo entre 2017 e 2020 e foi o primeiro chefe de Governo assumidamente homossexual e o primeiro birracial (a mãe é irlandesa e o pai indiano).

Desempenhou ainda um papel de liderança nas campanhas para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado em referendo de 2015, e para revogar a proibição do aborto, aprovada em votação em 2018.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Quem é Simon Harris?

Filho de taxista e de uma assistente escolar, Simon Harris desistiu de terminar os estudos de jornalismo e francês na universidade para se dedicar à política.

Começou por fazer uma campanha para melhorara a situação dos autistas, ajudado pelo seu irmão que sofria de síndrome de Asperger, é ingressou no partido Fine Gael quando tinha apenas 16 anos.

Segundo a AFP, partir daí subiu rapidamente na hierarquia e tornou-se um funcionário local eleito aos 22 anos e um deputado aos 24, o que lhe deu o apelido “bebé do Dail”. Em 2014, entrou para o governo como Secretário de Estado das Finanças com apenas 27 anos.

“Sei que em muitos aspetos a minha carreira tem sido um bocado estranha (…)a vida impôs-se a mim muito mais rapidamente do que eu imaginava”, admitiu durante uma entrevista à revista Hot Press.

Nomeado ministro da Saúde em 2016, cargo que ocupou durante quatro meses e inclusive no início da pandemia da Covid-19, foi elogiado pelo seu talento para a comunicação, mas foi criticado pelo número de mortes em lares de idosos e pelos seus erros ocasionais.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Simon Harris admitiu ter sido “idiota” ao afirmar falsamente que a Covid-19 era a 19.ª epidemia de uma série.

O primeiro-ministro da Irlanda é pai de dois filhos e casado com uma enfermeira cardiologista.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Simon e Caoimhe Harris (Reprodução/Facebook)

Primeiro-ministro e Tik Toker

A presença de Harris nas redes sociais, em particular no TikTok, é diária e tem mais de um milhões de gostos nas suas publicações, o que fez dele uma das personalidades políticas mais visíveis da Irlanda.

No entanto, é criticado por alguns por fazer demasiado para atrair a atenção dos jovens.

Durante um debate numa comissão parlamentar, o primeiro-ministro perdeu credibilidade ao usar a expressão “Chillax” (contração de “chill out” e “relax”).

Gozado e alvo de críticas no dia seguinte, ele afirmou que “todos os jovens sabem o que significa ‘chillax'”.

Pela sua idade e pelo seu talento comunicativo, os seus adversários já lhe deram o apelido de “Leão 2.0”, isto é uma forma de salientar que ele vai ser apenas uma nova versão do estilo político do atual líder que consideram desligado da realidade.

Para os seus apoiantes, o entusiasmo de Simon Harris, poderá revitalizar o Fine Gael que esteve na terceira posição nas sondagens dez semanas antes das eleições locais e do Parlamento Europeu e um ano antes das eleições legislativas.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Simon Harris diz que há muito a fazer nos próximos meses

Simon Harris, afirmou no domingo que “há muito a fazer nos próximos meses” e sublinhou que é o momento de o Fine Gael, partido que agora lidera, renovar o compromisso com o povo.

No seu primeiro discurso como líder do partido, disse que era “o momento do Fine Gael renovar o seu compromisso com o povo” e reconheceu que “há muito o que fazer nos próximos meses”.

“É a honra da minha vida liderar este grande partido”, afirmou, prometendo “trazer energia e renovação”.

quem é simon harris, o primeiro-ministro mais jovem de sempre da irlanda?

Simon Harris, atualmente ministro do Ensino Superior, foi o único candidato à sucessão de Leo Varadkar na liderança do Fine Gael e assegurou o compromisso total com o programa de governo acordado com os parceiros da coligação de centro-direita com os liberais Fianna Fáil e o Partido Verde.

No seu discurso, prometeu apoiar as empresas – “especialmente as pequenas empresas” – e “tornar o trabalho compensador”, definiu-se como “orgulhosamente pró-europeu” e, sobre o tema da imigração, defendeu a passagem para um modelo “mais planeado e sustentável, para um sistema justo e firme”.

Além da política em relação aos requerentes de asilo, que tem valido fortes críticas ao Governo, o novo primeiro-ministro terá de abordar temas difíceis como a crise imobiliária ou a crise dos sem-abrigo, enquanto conquista o apoio do eleitorado.

As próximas eleições legislativas deverão ocorrer até março de 2025, mas, até lá, o país vai a eleições locais e europeias em 7 de junho.

Nas últimas eleições gerais de 2020, o Fine Gael caiu para o terceiro lugar, muito atrás do maior partido, o Sinn Fein (nacionalista de esquerda), antigo braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês), que ainda lidera as sondagens.

Com Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World