Mortágua diz que partidos têm de ser claros e acusa PAN de "fraude" na Madeira

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

Funchal, Madeira, 21 jan 2024 (Lusa) – A coordenadora do BE defendeu hoje que as últimas eleições regionais da Madeira mostraram a importância de cada partido ser claro quanto às suas intenções depois das legislativas de 10 de março, acusando o PAN de “fraude política”.

“A Madeira e o que aconteceu na Madeira nas últimas eleições regionais mostra como é importante essa clareza, como é importante cada partido dizer aos eleitores o que é que vai fazer no dia a seguir às eleições”, declarou Mariana Mortágua, referindo-se ao acordo de incidência parlamentar que o PAN assinou com a maioria PSD/CDS-PP, que ficou a um deputado da maioria absoluta no parlamento regional nas eleições de setembro do ano passado.

Falando no encerramento da X Convenção do BE/Madeira, no Funchal, na qual Dina Letra foi reeleita coordenadora da estrutura regional do partido com 93% dos votos, a dirigente bloquista salientou que “a direita perdeu a maioria absoluta e o PAN devolveu a maioria absoluta à direita contra tudo aquilo que tinha dito na campanha e traindo os eleitores que votaram no PAN”.

“É por isto que é preciso ter clareza, ter clareza é dizer ao que se vem, para que toda a gente, quando vai pôr um voto na urna, saiba o que aquele partido vai fazer. E não é fazer como o PAN, que antes das eleições critica o PSD e depois das eleições faz um acordo com o PSD para lhe dar a mão para manter a maioria absoluta aqui na Região Autónoma da Madeira”, reforçou.

A coordenadora do BE considerou ainda que as medidas presentes no acordo de incidência parlamentar “são inócuas” e “já estavam quase todas nos planos da direita”.

“Todos os grandes atentados ambientais nesta região têm agora a assinatura de mais um partido: o PAN”, acusou, acrescentando que “já nada comove o partido que dizia ser da natureza”.

“Querem saber o que é uma fraude política? Olhem para o PAN na Madeira e nos Açores”, afirmou ainda.

Mariana Mortágua usou o exemplo do PAN na Madeira para defender que para as eleições legislativas de 10 de março “cada candidato tem de se apresentar a debate com propostas” que não sejam “vazias e inúteis”, vincando que com o BE “não há jogos escondidos”.

A coordenadora do BE notou, por outro lado, que olhar para a Madeira hoje ajuda a “perceber as escolhas” em causa nas legislativas, argumentando que a direita na região “já é AD [Aliança Democrática]” e “nem por isso trouxe qualquer novidade”.

“Compadrio e atraso, jovens que emigram, trabalhadores aflitos, reformados que não conseguem chegar ao fim do mês. Se a maioria absoluta do PS foi uma desgraça, a direita já mostrou que não é alternativa, só faz pior”, afirmou.

Mariana Mortágua referiu-se igualmente aos “outros partidos que têm feito campanhas tão vocais” e que “têm estado tão caladinhos” e “nunca foram capazes de afrontar um poderoso” porque “recebem dinheiro dos milionários para fazer aquilo que sabem fazer melhor: nada”.

A bloquista sublinhou que o BE “é feito de outra fibra” e não tem medo de enfrentar “os interesses económicos, os poderosos que vivem da especulação e da exploração dos baixos salários”.

TFS // MLS

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World