"E salta Pedro, e salta Pedro, olé": agora tens o Costa para te amparar no meio-campo dos indecisos

António Costa e Pedro Nuno Santos na campanha do PS no Porto (LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS)

Desta vez, o rancho típico de Esposade vai ter de esperar. Vêm vestidos a rigor, com a vontade de subir ao palco do Pavilhão Rosa Mota. Alguém lhes troca as voltas. Afinal, não vão atuar. Ainda há Syro, ainda há Calema. Mas por aqui, nesta casa da música – não confundir com a outra – há mais cabeças de cartaz.

(Lusa)

É a festa socialista, pá. É a festa socialista a aquecer. Uma tarja gigante desenrola-se na bancada, bem ao estilo das claques de futebol. O ponta de lança é levado em ombros. Pedro Nuno Santos, rumo à apoteose. Mas não vem sozinho. Traz o treinador: António, António, António Costa.

A restante equipa assume a primeira fila. Augusto Santos Silva. José Luís Carneiro. Mariana Vieira da Silva. Manuel Pizarro. E outros, tantos outros notáveis, a fazer multidão. Uma multidão de quatro mil. Poucos se recordam de um comício socialista tão grande no Porto.

(Lusa)

Derrubar os adversários

Com Costa, a bola dificilmente vai à trave. “E como tenho tempo agora”, mostram as estatísticas do jogo que há mais margem para atacar. E atacar quem? Quem haveria de ser? A Aliança Democrática. Se os rivais andaram a desfilar velhas glórias, Costa vem mostrar que ainda tem muito tempo em campo. Na Liga Europa, como presidente do Conselho Europeu, aponta Francisco Assis.

Costa é treinador, sim, mas não de bancada. É treinador de púlpito. Um daqueles treinadores a quem não deixaram levar a carreira futebolística até ao fim, até 2026. Há que puxar pela paixão clubística do sucessor. Imaginemos a política como um F.C.Porto-Santa Clara.

(Lusa)

“Em vez de nos deixarem chegar a 2026 para sermos avaliados, em vez de deixarem o jogo chegar aos 90 minutos, interrompem o jogo aos 40. Mas há uma diferença: mesmo aos 40 minutos, vamos ganhar as eleições”.

E para isso é preciso derrubar os adversários. Um a um. Cavaco Silva, tão antigo que “governou numa época em que não havia Internet”. Durão Barroso, que “percebeu que governar não era inaugurar e foi para Bruxelas”. Santana Lopes, que “até queria que eles o convidassem, mas eles não convidam”. E Passos Coelho, prova de que o PSD diz ao Chega para “sair pela porta, mas depois o Chega entra pela janela”.

E depois a grande promessa da direita. Luís Montenegro. Tão jovem que “mostra bem a impreparação que a AD tem para governar”. “Não é altura de arriscarmos com experiências”. Ou melhor, “com experiências com quem não tem experiência”, avisa Costa.

E tem nome para apostar na época de transferências (de poder): Pedro Nuno Santos, “um político com experiência, que já teve de decidir, já teve de fazer escolhas”.

(Lusa)

Salto para a vitória

Tática definida: conquistar os indecisos. António Costa cede o palco a quem tem de lhe dar seguimento. Uma semana para o apito final, embora este domingo já alguns decidam a quem dão cartão vermelho. Vem rouco, apesar de aquecido pela rua, depois de tantos quilómetros de beijos e abraços ao povo, neste sábado, no interior de Portugal.

(Lusa)

“E salta Pedro, e salta Pedro, olé”. E ele, que resiste inicialmente, acaba por ceder ao apelo da multidão. “Já tenho um video para competir com o nosso primeiro-ministro”. O vídeo de que fala é de 2015, em Vila Real. Nesse ano, não houve vitória. Costa teve de fazer contas para se adiantar no marcador. Entrou pela esquerda. Pedro Nuno Santos também não fecha esse caminho.

Mas até lá, há que chamar os indecisos.”Confiem em mim, confiem em nós, não vos vou desiludir”. Ouve-se a multidão envolvida, já convencida antes de aqui entrar. Soltam-se os balões. Amanhã há mais. Jogo a jogo. Ponto a ponto. Voto a voto. Até se ver quem levanta a taça.

(Lusa)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World