Anvisa emite alerta importante para quem precisa medir glicemia

android, anvisa emite alerta importante para quem precisa medir glicemia

Anvisa emite alerta sobre uso de smartwatches para medição de glicemia

Créditos: iStock/Rmcarvalho

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso de relógios inteligentes, os chamados smartwatches, para a medição de glicemia – concentração de açúcar no sangue – ou oximetria – saturação de oxigênio no sangue.

Em nota técnica, a entidade sublinhou que qualquer dispositivo que realiza medições reconhecidas como de uso tipicamente médico deve ser regularizado pela Anvisa.

Além disso, salientou que atualmente não há nenhum dispositivo desse tipo regularizado para efetuar medições não invasivas de glicose ou oximetria.

Consequências perigosas para a saúde

Segundo a Anvisa, a medição não invasiva de glicemia por meio de relógios inteligentes é uma tecnologia ainda em desenvolvimento.

Além disso, a agência destacou a importância da precisão dos dispositivos médicos que realiza, pois erros na medição podem resultar em administração inadequada de doses de insulina.

As consequências podem ser imediatas, como choque glicêmico, e de longo prazo, como o agravamento das condições de saúde relacionadas ao controle inadequado da diabetes.

Softwares aprovados pela Anvisa

De acordo com a Anvisa, atualmente cinco softwares de smartwatch estão aprovados para a medição de pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular.

No entanto, aparelhos que medem apenas frequência cardíaca e respiratória não estão sujeitos à regulamentação da Anvisa, pois o uso não acaba sendo estritamente médico.

Segundo a nota, a ausência de regularização desses dispositivos se deve à falta de estudos comprobatórios que garantam a segurança e eficácia desses dispositivos para tais finalidades.

O processo de regularização sanitária de um dispositivo médico busca garantir a segurança dos produtos para seus determinados usos, exigindo estudos rigorosos que assegurem sua eficácia.

Para consultar os produtos regularizados pela Agência, basta acessar o site da Anvisa.

Denúncias e penalidades

A Anvisa orienta que, caso seja identificada a divulgação de anúncios de smartwatches que alegam a capacidade de realizar medições de glicemia, uma denúncia deve ser feita através dos canais de atendimento do órgão.

A agência finaliza ressaltando, então, que a venda de dispositivos médicos sem a devida regularização é uma infração sanitária, com penalidades previstas pela Lei 6.437/1977.

Veja também: WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 30 celulares iOS e Android

Veja também: Duas praias brasileiras estão entre as 25 melhores do mundo

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World