Rússia qualifica de 'terrorista' ataque ucraniano a mercado em Donetsk que matou ao menos 25 pessoas

rússia qualifica de 'terrorista' ataque ucraniano a mercado em donetsk que matou ao menos 25 pessoas

Rússia qualifica de ‘terrorista’ ataque ucraniano a mercado em Donetsk que matou ao menos 25 pessoas

A Rússia denunciou neste domingo (21) o ataque ucraniano a um mercado de Donetsk que deixou pelo menos 25 mortos e 20 feridos. O “ato terrorista bárbaro” reforça, segundo o Kremlin, “a necessidade de alcançar todos os objetivos” da invasão na Ucrânia.

A cidade de Donetsk, na região do Donbass, localizada a cerca de 20 km da linha da frente e que ficou sob o controle de separatistas pró-Rússia liderados por Moscou em 2014, é regularmente alvo de bombardeios ucranianos. Mas o ataque de Kiev ao mercado neste domingo foi o que mais provocou mortes nos últimos meses.

O governador da região controlada pela Rússia, Denis Pouchiline, anunciou pelo menos 25 mortos e 20 feridos, “incluindo duas crianças”.

“As pessoas gritavam, uma mulher chorava. Vi fumaça saindo, as janelas da loja estavam quebradas”, disse Tatiana, moradora do bairro atingido, a veículos de comunicação locais russos.

“O que é militar aqui? É um mercado comum”, questionou outra testemunha do ataque.

Muitos corpos ensanguentados estavam espalhados pelo chão, em meio a cacos de vidro.

O Ministério das Relações Exteriores russo denunciou “um ato terrorista bárbaro contra a população civil” realizado com “seis” salvas de artilharia disparadas de Avdiivka, epicentro dos combates e ainda sob controle de Kiev. “A necessidade de atingir todos os objetivos” da invasão na Ucrânia “é óbvia”, afirmou o ministério.

O ataque também estará na agenda de discussões do chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, na ONU, em Nova York, a partir de segunda-feira (22), segundo Moscou.

Limitado avanço russo

O Exército russo reivindicou, no domingo, a captura de Krakhmalnoye, uma pequena cidade de 45 habitantes, na região de Kharkiv (leste), ilustrando o aumento da pressão exercida pelas forças russas nas últimas semanas.

Na quinta-feira (18), Moscou reivindicou a conquista de outra pequena cidade, Veseloye, na região de Donetsk (leste). Mas Kiev imediatamente minimizou os avanços russos. “São cinco casas. Foram destruídas pelos russos”, garantiu Volodymyr Fitio, porta-voz das forças terrestres, à televisão ucraniana.

Ele observou, no entanto, que as tropas ucranianas foram “transferidas para posições de reserva”, onde “agora mantêm a defesa, impedindo o inimigo de continuar a avançar”.

A área de Kupiansk, onde está localizado Krakhmalnoye, tinha sido ocupada pela Rússia no início da invasão russa, até que um ataque relâmpago dos ucranianos libertou a região em setembro de 2022, levando as tropas de Moscou a uma retirada humilhante.

A Rússia voltou a atacar nesta frente em 2023, enquanto a Ucrânia tentou, sem sucesso, uma grande contraofensiva no Donbass e no sul.

Diante dos repetidos ataques russos, as autoridades ucranianas ordenaram no início da semana a evacuação de 26 localidades da região de Kharkiv, onde se situa Kupiansk, uma decisão que envolveu cerca de 3.000 pessoas.

 

Clique aqui para seguir o canal da RFI Brasil no WhatsApp.

 

Incêndio em terminal de gás

Em uma tentativa de deter o avanço russo e em retaliação aos ataques no seu território, o Exército ucraniano também aumentou os ataques de drones e mísseis no campo adversário nas últimas semanas.

Durante a madrugada de domingo, ocorreu um grande incêndio num terminal de gás na Rússia, no Mar Báltico, causado por “um fator externo”, segundo a Novatek, empresa que administra a unidade de Ust-Luga, no noroeste. “Não há vítimas”, disse a empresa de gás.

Vídeos nas redes sociais mostraram fogo e fumaça, com um tanque de “100 metros cúbicos” em chamas, segundo a agência de notícias Ria Novosti. Vários bombeiros estavam lutando para apagar o fogo sob temperaturas de -10°C.

A Novatek e as autoridades locais não deram informações, mas as suspeitas recaem sobre Kiev, que permanece em silêncio.

As forças ucranianas assumiram esta semana a responsabilidade por dois ataques a depósitos de petróleo em solo russo. O Ministério da Defesa russo, como é habitual, garantiu no domingo que impediu vários ataques ucranianos de drones e mísseis nas últimas horas, sem mencionar qualquer incidente em Ust-Luga.

(Com AFP)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World