Montenegro garante solidariedade "intocável" com a Ucrânia

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Lisboa, 12 abr 2024 (Lusa) – O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu hoje no parlamento que a solidariedade com a Ucrânia se “mantém intocável” e afirmou que Portugal continuará a ser “parte ativa” nos compromissos já assumidos ou futuros.

“Não há dúvida nenhuma. Tive já a ocasião de conversar com o Presidente [ucraniano Volodymyr] Zelensky e transmitir-lhe que, não obstante a mudança na força política que lidera o governo, a nossa solidariedade mantém-se intocável”, afirmou o chefe do executivo, intervindo no debate preparatório do Conselho Europeu, que decorre na próxima quarta e quinta-feira.

Luís Montenegro acrescentou: “Continuaremos a ser uma parte ativa da ajuda humanitária, da ajuda política, da ajuda financeira e mesmo da ajuda militar, no âmbito dos compromissos que foram assumidos e outros que possamos vir a assumir nos próximos meses”.

Portugal e o Governo, sublinhou, “estão do lado certo, do lado da paz, do lado do respeito pelos direitos humanos, do lado da democracia, do lado de quem foi invadido e agredido”.

O deputado do PS João Paulo Rebelo questionou o Governo sobre como pensa que a União Europeia se deve preparar para a entrada de “países muito populosos”, nomeadamente Ucrânia, Moldova e Geórgia.

“O Governo português sustentou, e muito bem, a concretização desse alargamento e que sejam salvaguardados os interesses de países como Portugal, que necessitam de políticas de coesão”, o que vai pressupor um “realinhamento do quadro profissional e financeiro da União Europeia”, disse o primeiro-ministro.

“Interviremos nessa discussão para garantir a salvaguarda do interesse português”, afirmou Montenegro, defendendo que “tudo o que possa ser feito dentro do quadro atual, deve ser esgotado”, numa referência aos tratados europeus.

O líder do executivo não dramatizou a eventualidade de uma revisão dos tratados.

“Também nos empenharemos nisso. Não há de ser um bicho de sete cabeças que os 27 Estados-membros possam dar esse passo, desde que isso signifique o interesse de todos e em particular de Portugal”, referiu.

O primeiro-ministro deixou ainda um apelo à bancada do Chega, que nas próximas europeias de 09 de junho espera eleger pela primeira vez deputados ao Parlamento Europeu.

“Já agora, solicitar os seus bons ofícios dentro do Chega para, em sede da família europeia [Identidade e Democracia] com a qual está a interagir e em que se integra, a convencer parceiros como a senhora Le Pen, o senhor [Matteo] Salvini (número dois do governo italiano) ou a AfD alemã, para poderem ter o grau de empenho e interesse na Ucrânia, a salvaguarda dos princípios da democracia, da solidariedade e da paz que nós todos aqui temos nesta casa”, disse Montenegro, fortemente aplaudido pela sua bancada.

JH // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World