Agricultor vê perdas após decisão do Ibama sobre abelhas; Syngenta toma medida judicial

agricultor vê perdas após decisão do ibama sobre abelhas; syngenta toma medida judicial

Abelhas em colmeia no Hatta Honey Bee Discovery Center em Hatta, em Dubai 06/04/2023 REUTERS/Amr Alfiky

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) – Uma decisão do Ibama de restringir o uso do pesticida tiametoxam, amplamente utilizado na agricultura brasileira, traz preocupações sobre aumento de custos e prejuízos nas lavouras, disseram agricultores, em meio a riscos sobre o impacto do inseticida para a sobrevivência das abelhas que nortearam a decisão do órgão ambiental.

Enquanto entidades agrícolas como a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) protestam contra a decisão do Ibama, a multinacional Syngenta, que desenvolveu a molécula do tiametoxam, afirma que o produto é seguro para todas as aplicações hoje previstas nas bulas.

A Syngenta, a primeira companhia a registrar o tiametoxam no Brasil, destacou também, em nota à Reuters, que está “tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis visando mitigar os danos aos agricultores brasileiros”.

Após consulta pública, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) restringiu na última sexta-feira o uso de inseticidas à base de tiametoxam considerando seu impacto para as abelhas e outros insetos polinizadores.

O pesticida não poderá mais ser pulverizado por tratores ou aviões agrícolas (aplicações aéreas e foliares), mas seu uso ainda está autorizado para tratamento de sementes das principais culturas e no sulco da terra preparado para plantio.

Mas a restrição ao uso do tiametoxam, ainda assim, pode reduzir a produtividade agrícola, uma vez que as pragas ganhariam resistência diante da menor oferta de opções para pulverizações, argumenta o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, que representa fazendeiros no principal Estado produtor de grãos e oleaginosas do Brasil.

“Mesmo que haja alternativa (ao tiametoxam), por ser um produto amplamente usado, vai subir o preço (dos outros inseticidas), prejudicando de pequenos a grandes produtores, já que atende a fruticultura, hortifruticultura e agricultura, soja, milho e algodão, essas culturas amplamente plantadas”, afirmou ele à Reuters.

“Outro fato que preocupa é que cada vez mais tem diminuído a quantidade de princípios ativos para se fazer a rotação (de aplicações)”, disse ele, explicando que, para que qualquer pesticida mantenha a eficácia, é preciso alterar o produto utilizado, pois do contrário as pragas criam resistências.

Em janeiro, o Ibama restringiu também o uso do fipronil, que apresenta riscos às abelhas, segundo o instituto. Em medida cautelar, a pulverização foliar desse produto em área total — não dirigida ao solo ou às plantas — está vetada no território nacional.

Segundo o representante da Aprosoja, é preciso se perguntar se outros pesticidas são mais tóxicos ou não que o tiametoxam. “O critério é que é tóxico para abelhas, porém alguns substitutos deles são mais tóxicos para humanos, então não se considera o fator humano?”, observou.

Ele afirmou, ainda, que o “uso responsável não coloca perigo para abelhas”.

Em nota publicada por ocasião do anúncio da restrição, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama afirmaram que durante o processo de reavaliação ambiental os técnicos analisaram estudos científicos, consideraram posições de outros países e se reuniram com representantes do setor privado, da academia e da sociedade.

Segundo a nota, o pesticida vem sendo restringido ou proibido em outros países devido ao seu impacto para as abelhas. O órgão ambiental afirmou ainda que a metodologia adotada foi a de Avaliação de Risco Ambiental (ARA) para polinizadores.

SYNGENTA DISCORDA

A Syngenta afirmou em comunicado que discorda de diversos aspectos das restrições que foram determinadas pelo Ibama, “inclusive da forma como se está buscando implementá-las”.

Ao destacar que o posicionamento da companhia é alicerçado em resultados de anos de estudos, a empresa ainda citou que a decisão sobre as restrições foi tomada “sem envolvimento do Ministério da Agricultura, que é a autoridade registrante, à qual cabe adotar eventuais medidas decorrentes da reavaliação, ao final do procedimento, conforme previsto em lei”.

A multinacional lembrou ainda que o tiametoxam é fundamental para cultivos como o milho, soja, algodão, cana-de-açúcar, café, arroz e laranja, as principais do país, e destacou que o produto também está registrado para uso em mais de 80 países, incluindo Argentina, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, Japão e México.

A companhia não detalhou quais medidas administrativas ou judiciais está tomando “para mitigar os danos aos agricultores brasileiros”.

Procurados, o Ibama e o Ministério da Agricultura não comentaram de imediato as declarações da Syngenta.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World