19 crianças ou adolescentes são assassinados por dia no Brasil, e 123 são estuprados

Asia's Tech News Daily

RIO DE JANEIRO, RJ, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil perde 19 crianças ou adolescentes por dia para a violência. É como se um dos maiores aviões da Boeing cheio de jovens caísse a cada 21 dias no país, com a grande maioria dos assentos ocupada por meninos negros.

Nesse mesmo intervalo de 24 horas, ao menos outras 123 pessoas dessa faixa etária, de até 19 anos, são estupradas. Nesses casos, as maiores vítimas são meninas na pré-adolescência, tanto negras quanto brancas.

Os números foram calculados por pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que destrincharam de maneira inédita os boletins de ocorrência de mortes violentas e estupros infantis e juvenis de 2016 a 2020.

O resultado a que chegaram foi um total de 35 mil assassinatos nos últimos cinco anos e de no mínimo 179 mil estupros nos últimos quatro anos, conforme os dados disponíveis. Como não existe uma base nacional, foi preciso pedir as informações a cada estado, muitos sem dados completos ou desagregados por idade.

Falhas no preenchimento dos registros fazem com que os resultados sejam considerados uma estimativa conservadora pelos pesquisadores, que acreditam que os dados sejam superiores ao número de crimes contabilizado pelos estados.

“O que chama mais atenção é o volume de casos encontrados. Sabemos que estão subestimados e ainda assim identificamos essa quantidade muito alta, o que mostra uma prevalência da violência na vida das nossas crianças e adolescentes”, diz Danilo Moura, oficial de monitoramento e avaliação do Unicef.

Uma das principais conclusões do estudo é que o perfil dos crimes muda de acordo com a idade. Enquanto as crianças são mortas em circunstâncias que apontam para violência doméstica, os adolescentes são afetados principalmente pela violência urbana e armada.

Entre as vítimas de até 9 anos, predominam os óbitos dentro de casa e por autores conhecidos, com porcentagens mais altas de uso de arma branca (é o caso de 23% dos mortos de 5 a 9 anos, por exemplo) e agressão física (10% dos mortos de até 4 anos).

“O número é muito menor de que quando a gente considera de 10 a 14 [anos], ou 15 a 19, mas isso está longe de ser desprezível e decorre da violência doméstica. A gente tende a olhar para a violência doméstica como um fenômeno relacionado ao parceiro íntimo, a essa mulher que sofre violência do seu companheiro, mas temos que lembrar que a violência doméstica também afeta crianças”, diz Samira Bueno, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Já entre os jovens de 10 a 19 anos, é maior a parcela de assassinatos em vias públicas e por desconhecidos. Também são mais comuns os óbitos por armas de fogo e por ações policiais –que chegam a 85% e 10% dos casos, respectivamente, na faixa etária mais velha.

“A grande parcela das mortes é de jovens de 15 a 19 anos, mas as vítimas crianças também têm um volume significativo e preocupante, chegando a um caso a cada dois dias no Brasil. São violações que se agravam até evoluir para a morte”, destaca Sofia Reinach, pesquisadora do Fórum.

O estudo considera como mortes violentas a soma dos homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

Quando se analisa a série histórica desses óbitos (nos 18 estados que forneceram dados completos), é possível ver que eles seguem a tendência dos assassinatos totais do país: caem a partir de 2017, mas se estabilizam em 2020 mesmo com a pandemia, acendendo um sinal amarelo.

Uma das hipóteses para esse movimento, já apontada em outros estudos do Fórum, é a de que 2016 e 2017 foram anos de muito conflito entre organizações criminosas, com recorde de homicídios no país. Outra explicação é a adoção de políticas públicas de segurança mais consistentes por alguns estados.

“Quando olhamos os estados que puxam essa queda, principalmente no Sudeste, tem uma relação”, afirma Moura. Ele destaca que o problema tem se concentrado cada vez mais no Nordeste e no Norte do país, onde ficam os seis estados com as piores taxas de mortes de adolescentes, incluindo Ceará, Acre e Pernambuco.

A única faixa etária que registrou um aumento nos assassinatos na comparação de 2016 para 2020 foi a de 0 a 4 anos, o que surpreendeu e preocupou os pesquisadores. As mortes na primeira infância saltaram de 112 para 142 nesse intervalo (27%), na contramão das outras idades.

Os motivos para isso ainda não foram estudados, mas os especialistas citam como possíveis fatores a facilitação do acesso a armas de fogo nos últimos anos, que potencializa o risco de a violência doméstica escalar para morte, e o fato de os estudantes terem ficado sem aulas durante a pandemia.

O convívio social aumenta a chance de outro adulto perceber quando uma criança ou adolescente está passando por agressões ou abusos e intervir. Por isso, uma das recomendações do relatório é intensificar o treinamento de professores, assistentes sociais, profissionais de saúde e policiais para lidar com esse público.

“Não existe uma política nacional específica [para prevenir a violência infantil]. A estrutura desenhada pelo ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] está muito fragilizada, com cortes de orçamento fortes em áreas como conselhos tutelares e assistência social”, critica Cunha.

O Unicef tem trabalhado, por exemplo, para que a lei federal 13.431 –voltada à escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência–, saia do papel e seja conhecida e implementada em mais de 2.000 municípios do país.

Outras recomendações elencadas são informar meninas e meninos sobre seus direitos e riscos, para que saibam pedir ajuda, e priorizar as investigações de crimes contra eles, o que já está previsto em leis sancionadas em capitais como Rio de Janeiro e, recentemente, São Paulo.

Por fim, quanto aos estupros, o estudo confirma conclusões já vistas em outras pesquisas, como a prevalência das vítimas femininas (80%), principalmente de 10 a 14 anos, abusadas em casa e por conhecidos (86%). Entre as vítimas masculinas, os casos se concentram dos 3 aos 9 anos.

A grande subnotificação da violência sexual não permite fazer uma análise histórica. Uma pequena queda observada no ano passado, por exemplo, provavelmente está relacionada à diminuição acentuada das notificações no início do isolamento social.

Os pesquisadores agora olham com atenção um aumento da fatia de crianças mais novas nos estupros do último ano. De 2019 para 2020, meninas e meninos de 5 a 9 anos passaram de 24% para 26% das vítimas. “É importante verificar se essas são tendências que se manterão”, diz o relatório.

“O ano de 2020 foi um período muito difícil para a proteção de crianças menores. Talvez tenha um aumento real, mas associado a uma mudança de contexto da pandemia, em que os fatores de risco para violencia sexual pioraram”, avalia Cunha.

RECOMENDAÇÕES DO ESTUDO

Não justificar nem banalizar a violência contra crianças e adolescentes, e sim denunciar

Capacitar os profissionais que trabalham com esse público

Trabalhar com as polícias, investindo em protocolos e treinamentos para lidar com jovens

Garantir a permanência de crianças e adolescentes na escola

Informar meninas e meninos sobre seus direitos e riscos para que saibam pedir ajuda

Priorizar investigações sobre violências contra crianças e adolescentes

Investir na geração de evidências sobre o problema para poder enfrentá-lo

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Óscar Maúrtua: "El pedido de vacancia se basa en argumentos subjetivos"

© América TV América TV El ministro de Relaciones Exteriores, Óscar Maúrtua, afirmó que la moción de vacancia presidencial presentada por un sector del Congreso se basa en argumentos subjetivos ... Read more »

Héctor Valer sobre moción de vacancia: Seis votos de Somos Perú serán importantes

© Política Héctor Valer sobre moción de vacancia: Seis votos de Somos Perú serán importantes El congresista de Somos Perú Héctor Valer señaló que su bancada viene evaluando un eventual ... Read more »

¿Será necesario una cuarta dosis contra la COVID-19? AQUÍ te contamos todos los detalles

© Sociedad ¿Será necesario una cuarta dosis contra la COVID-19? AQUÍ te contamos todos los detalles La OMS dio a conocer la existencia de una nueva variante contra el coronavirus, ... Read more »

Variante ómicron: ¿qué tan contagiosa es, en qué se diferencia de otras variantes y qué síntomas causa?

© Sociedad Variante ómicron: ¿qué tan contagiosa es, en qué se diferencia de otras variantes y qué síntomas causa? La Organización Mundial de la Salud (OMS) informó el pasado viernes ... Read more »

El renacimiento de los salones de fiestas y eventos en San Juan

© Proporcionado por Vía País Las nuevas tendencias o formas de celebrar fiestas se deben a lo que el escenario epidemiológico va presentando. Imagen ilustrativa Tras más de un año ... Read more »

Brasil identificó en forma preliminar dos casos de la variante de coronavirus Ómicron

© Proporcionado por eldiario.es Brasil identificó en forma preliminar dos casos de la variante de coronavirus Ómicron La Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa) de Brasil informó hoy de dos ... Read more »

L-Gante sufrió un intento de robo por falsos policias

© Proporcionado por Net.TV L-Gante está cumpliendo uno de sus mayores sueños, tener su casa propia. La vivienda se encuentra en plena construcción en la localidad de General Rodríguez. Tres ... Read more »

Selección de Colombia Femenina venció nuevamente a Uruguay

El combinado nacional femenino terminó sus partidos amistosos del año ganando nuevamente contra Uruguay, esta vez por la mínima diferencia. © AUF Femenino, Manuela Vanegas, autora del gol colombiano ante ... Read more »

Adele sorprende a sus fans con su propia residencia en Las Vegas

Detengan todo, la Navidad se ha adelantado: Adele anunció oficialmente los primeros detalles sobre su residencia en Las Vegas.  A partir de enero, la cantante de ‘30’, Adele, protagonizará ‘Weekends ... Read more »

Brasil confirma primeros casos de variante ómicron en su territorio

© Jefferson Bernardes La nueva variante ha sido considerada como “muy peligrosa” por organismos internacionales. (AP Photo/Jefferson Bernardes, File) Se siguen reportando nuevos casos de la variante ómicron de la ... Read more »

Ómicron: OMS aconseja no viajar a mayores de 60 años por nueva variante

© América TV América TV Las personas con riesgo de contraer el coronavirus, incluidas las mayores de 60 años, deben evitar viajar, recomendó el martes la Organización Mundial de la ... Read more »

Cabo Verde volta a registar uma morte 40 dias depois e chega a 350 óbitos acumulados

© Fornecido por RTP Cabo Verde voltou a registar uma morte por covid-19 passados 40 dias, em Tarrafal de São Nicolau, chegando aos 350 óbitos provocados pela doença desde o ... Read more »

¿Por qué nos deprimimos en navidad?

© 2021 marthadebayle.com todos los derechos reservados El estrés de la época navideña, especialmente durante el COVID-19, puede provocar sentimientos horrendos, ¿pooor? En esta temporada navideña, regálense algo realmente maravilloso: ... Read more »

Ellos son los papás de los hijos de Ludwika Paleta

© Proporcionado por Fama Ludwika Paleta, la actriz polaca radicada en México, es conocida por su talento para la actuación, pues desde que era una niña mostró sus habilidades histriónicas, ... Read more »

Salernitana vs. Juventus EN DIRECTO y ONLINE: canal de TV y MINUTO A MINUTO del partido por la Serie A

© Bolavip HOY | MINUTO A MINUTO | Salernitana y Juventus afrontarán un nuevo desafío cuando se midan en el Estadio Arechi en el marco de la jornada 15 de ... Read more »

(FOTO) Real Valladolid destaca el juego de Gonzalo Plata

© Bolavip El Real Valladolid sigue encantado con el fútbol de Gonzalo Plata y con sus rendimientos de las últimas semanas. El jugador ecuatoriano se ha convertido en un titular ... Read more »

En conferencia de prensa, los actores y creadores de La Casa de Papel adelantaron lo que vendrá y se despidieron de la serie de Netflix

© Netflix Este viernes 3 de diciembre llega una de las temporadas más esperadas del año. Tras meses Netflix estrenará la segunda parte de la última edición de La Casa ... Read more »

The Strokes, Maroon 5 y Martin Garrix encabezan festival Pa'l Norte 2022

© Excélsior The Strokes, Maroon 5 y Martin Garrix encabezan festival Pa’l Norte 2022 Luego de un año y varios meses sin tener festivales de música por la pandemia de ... Read more »

Romário puxa a barca de cinco jogadores que não ficam no Coxa para a temporada 2022

O Coritiba já projeta sua temporada de 2022, quando voltará a disputar o Brasileirão. Na pauta da diretoria Coxa-Branca, está a permanência ou não de jogadores que estão em fim ... Read more »

Galvão Bueno e ídolo do Flamengo apontam a soberba como fator principal do ‘ódio generalizado'

Durante o programa ‘Bem, Amigos!’ da última segunda-feira (29), Galvão Bueno analisou as provocações contra o Flamengo após a derrota para o Palmeiras na prorrogação que resultou na perda do ... Read more »

Rihanna está à espera do primeiro filho, diz site norte-americano; (repercussão)

© Reprodução/Instagram Rihanna é sem dúvidas o assunto do dia de hoje (30). Em cerimônia na cidade de Bridgetown, em Barbados, a cantora foi condecorada com o título de heroína ... Read more »

Futuro de Villas-Boas é traçado, e Flamengo fica de olho

No início da tarde da última segunda-feira (29), o Flamengo anunciou a demissão oficial do treinador Renato Gaúcho, dois dias depois da derrota para o Palmeiras na final da Copa ... Read more »

França registra maior número diário de casos de Covid-19 desde abril

PARIS (Reuters) – A França registrou 47.177 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, mostraram dados do Ministério da Saúde do país nesta terça-feira. É o maior número ... Read more »

Powell sostiene que la inflación en EE UU durará hasta el año próximo por la incertidumbre de la variante ómicron

© ALEX WONG (AFP) Janet Yellen y Jerome Powell comparecen este martes ante la comisión de Banca del Senado, en Washington. Los responsables de Economía y del banco central de ... Read more »

Trump viajó en el jet privado de Epstein antes de ser presidente, confirmó su piloto

© David Dee Delgado Gente protesta contra la trata de personas afuera de la corte donde se lleva a cabo el juicio contra Ghislaine Maxwell. El piloto del jet privado ... Read more »

Decenas de personas robaron zapatería con calzado de lujo en Santa Clara, en el Área de la Bahía

© TIMOTHY A. CLARY Entre los artículos robados había calzado deportivo de alta gama. Un grupo de entre 25 a 35 sujetos rompieron cristales de una zapatería de la ciudad ... Read more »

Qué hacer en Málaga por Navidad: la programación de luces, fiestas infantiles, zambombas...

Qué hacer en Málaga por Navidad: la programación de luces, fiestas infantiles, zambombas… La iluminación de la calle Larios y calle San Juan, el videomapping sobre la Catedral o la ... Read more »

Alberto Fernández y Sergio Massa analizaron los próximos proyectos de ley a tratar en el Congreso

© Proporcionado por IP Digital El presidente Alberto Fernández y el titular de la Cámara de Diputados, Sergio Massa, analizaron la agenda de temas parlamentarios prevista para discutir en el ... Read more »

No hay registro de que la encuestadora Synopsis haya publicado resultados electorales en Honduras

© Proporcionado por AFP Fact Check Una supuesta encuesta de boca de urna adjudicada a Synopsis Consultores que otorga un 52% de los votos a Xiomara Castro ha sido compartida ... Read more »

Pyramides, un bastión post punk en el medio de la ciudad

© Cecilia Salas “Generalmente escribo sobre la ansiedad, y esa inercia de seguir adelante porque sí”, dice Romeo, también músico en Ymperio Facundo Romeo armó un puñado de canciones destinadas ... Read more »

Mais de 13 mil nigerianos morreram às mãos da polícia desde 2011 - relatório

© Fornecido por Lusa Protest in Nigeria Lagos, 30 nov 2021 (Lusa) – Mais de 13.000 nigerianos morreram às mãos da polícia nos últimos 10 anos, segundo um novo relatório ... Read more »

Comenzó el juicio contra Juan Darthés por abuso sexual: el comunicado de Actrices Argentinas

© Proporcionado por Vía País Juan Darthés. (Archivo) El actor Juan Darthés es juzgado desde este martes en Brasil por abuso sexual contra Thelma Fardín, quien sostuvo que espera el ... Read more »

Eutanásia: Marcelo Rebelo de Sousa usou o veto político pela 25.ª vez

O Presidente da República usou na segunda-feira o veto político pela 25.ª vez, ao devolver ao parlamento a lei que despenaliza a morte medicamente assistida. © Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty ... Read more »

¿Por qué hoy se celebra el día nacional del mate en Argentina?

© Bolavip Cerca de ser una religión, en la República Argentina el mate es palabra sagrada. Amargo, con azucar o miel, con yerbas saborizadas, sin palo, con amigos, en pareja. ... Read more »

Países da NATO empenhados em sancionar Rússia em caso de ataque à Ucrânia

Os Estados-membros da NATO admitiram hoje aplicar novas sanções económicas contra a Rússia no caso de um eventual ataque à Ucrânia, após Moscovo ter voltado a concentrar tropas na fronteira ... Read more »

San Lorenzo gana 1 a 0 ante Sarmiento y se ilusiona con un triunfo que lo aleje del fondo de la tabla

© (/@sanlorenzo) San Lorenzo vence 1 a 0 a Sarmiento. San Lorenzo atraviesa un muy mal momento en la Liga Profesional, pero se ilusiona con alejarse de la zona baja ... Read more »

Semana de Sitges: el cine fantástico en su apogeo

© Proporcionado por Página/12 “Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente”, de César Cabral. El año cinematográfico concluye de una manera muy distinta de como lo empezó. Lejos del cierre ... Read more »

El Banco Central lanza una moneda especial por el Mundial de Qatar

© Proporcionado por Net.TV A poco menos de un año para el comienzo del Mundial de Qatar 2022, el Banco Central de la Nación Argentina confirmó que lanzará una moneda ... Read more »

Conmoción en Escobar: una joven murió mientras bailaba en su fiesta de 15

© @pilaradiario Julieta Anahí Ilundain, la joven que murió en su fiesta de 15. Twitter @pilaradiario Debido a lo que se cree fue una falla cardíaca, Julieta Anahí Ilundain, una ... Read more »

Pelo menos três mortos em tiroteio em escola nos EUA

O suspeito já terá sido detido pelas autoridades. © Paul Sancya Oxford High School, Michigan, nos Estados Unidos. Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas, cinco estudantes e ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic