10 séries sul-coreanas para descobrires depois de ‘Squid Game'

Asia's Tech News Daily

A série sul-coreana Squid Game, da Netflix, conquistou o mundo, trazendo um pouco mais da cultura e entretenimento asiáticos a uma indústria tipicamente ocidentalizada. No entanto, não é o único trabalho sul-coreano a fazer sucesso na plataforma.

Depois de Parasitas, de Bong Joon-Hoo primeiro filme internacional a vencer o Óscar de Melhor Filme em 2020, e juntando-se ao sucesso cada vez maior da música kpop, importada pelo ocidente no final da última década, com nomes como os BTS e as BlackpinkSquid Game traz agora o universo das séries sul-coreanas ao topo, sendo atualmente o maior sucesso da plataforma de streaming onde estreou. Se és dos que tem partilhado constantemente imagens do elenco e estás reticente por onde começar no mundo dos kdramas, o Espalha-Factos deixa-te uma lista de dez séries sul-coreanas para veres depois da série, desde o romance puro ao sobrenatural.

Doctor Stranger (2014)

A não confundir com a personagem da Marvel, este drama conta a história de Park Hoon (Lee Jong-Suk), um jovem que cresceu na Coreia do Norte, após ter sido raptado juntamente com o pai, um médico que lhe ensina tudo o que sabe. Anos depois, consegue fugir do Norte para o Sul e torna-se num jovem médico com uma reputação de génio na área cardiovascular do Hospital de Myungwoo University. No entanto, a sua carreira não é nada quando o amor da sua vida continua do outro lado da fronteira.

A história acompanha então o aparentemente implacável Park Hoon, e os colegas do hospital, nos seus problemas bem distintos. Tudo isto enquanto o médico tenta esconder o passado para, um dia, poder recuperar a única parte positiva que resta dele.

Goblin (2016)

Em inglês, Guardian: The Lonely and Great God, este drama mistura fantasia e o espiritual e tem o potencial de deixar qualquer um a questionar a sua fé e a limpar as lágrimas e o ranho ao lenço de papel. A trama apresenta Kim Shin (Gong Yoo), um general que é assassinado por um superior que, com o golpe, se tornou num Goblin (ou, em coreano, dokkaebi), e assim imortal. 900 anos depois, no século atual, a imortalidade não parece uma bênção, mas um horror com que pretende acabar e, para isso, precisa de encontrar uma noiva humana.

Algures no final do século XX, Kim Shin salva uma mulher grávida da morte. Paralelamente, o Grim Reaper (Lee Dong-Wook) que esperava o seu corpo e alma, apercebe-se que não há nada para recolher” e vê o seu trabalho impedido. Isto terá consequências para Ji Eun-Tak (Kim Go-Eun), a bebé que nasceu da mulher salva pelo Goblin, tais como, por exemplo, ver fantasmas que lhe dizem que ela é a “aguardada noiva do Goblin”. 

W: Two Worlds Apart (2016)

E se as personagens de uma banda desenhada pudessem viajar entre mundos? W: Two Worlds Apart fez isto, ao trazer Kang Chul (Lee Jong-Suk), o protagonista do webtoon W, para a vida real. Não, não se trata de uma personagem inspirada num homem real: ele é mesmo um desenho que ganha forma humana.

Este drama de fantasia e romance cruza as vidas de Kang Chul e a real, de carne, pele e osso Oh Yeon-Joo (Han Hyo-Joo), uma cirurgiã que se vê arrastada para a vida complicada do protagonista que o webtoon retrata. Ao mesmo tempo, os dois correm contra o tempo, uma vez que o escritor do webtoon perdeu o controlo do universo paralelo que criou.

Remember: War of the Son (2015)

Um homem é acusado de um crime que não cometeu. A sua vida e do filho mudam completamente. Incapaz de se livrar da prisão, por não se lembrar de nada do que aconteceu na noite em que o crime ocorreu, o homem, que sofria de perda de memória e tinha já uma idade avançada, acaba por falecer na cadeia.

Seo Jin-Woo (Yoo Seung-Ho) não desiste de provar a inocência do seu pai. Para isso, faz o percurso académico de modo a tornar-se advogado e reabre o caso em tribunal, mesmo após a morte do pai. Um advogado sénior (Park Sung-Woong) e uma procuradora (Park Min-Young) acompanham-no na batalha legal.

A vantagem de Jin-Woo é a sua super memória, ou condição de hipertimesia, que faz com que esta guerra, embora dura, se vá compondo. Mas o tempo corre contra ele e a super memória ameaça tornar-se exatamente no contrário. Um drama brutalmente emocional, Remember: War of the Son mostra o sofrimento de um filho e uma justiça incapaz de defender os incapazes.

City Hunter (2011)

Este já é dos antigos, mas é provavelmente o melhor kdrama de ação da última década. A história segue Lee Yoon-Sung (Lee Min-Ho), um engenheiro de I.T. que trabalha para a Casa Azul (o equivalente à Casa Branca, ou seja, residência oficial e sede executiva do poder governativo e executivo na Coreia do Sul), e Kim Na-Na (Park Min-Young), uma guarda-costas que trabalha no mesmo edifício.

À primeira vista, City Hunter é um romance proibido entre os dois. Tecnicamente, esta abordagem não está errada. Contudo, pensando que são os cargos de alta importância para a segurança nacional que os impedem de tal, é aqui que nos enganamos: na verdade, Lee Yeon-Sung tem planos mais ambiciosos nas mangas do que ficar pela Equipa de Comunicação da Casa Azul, nomeadamente uma vingança pela qual anseia desde que era jovem.

City Hunter interliga o suspense e o romance numa história além fronteiras. Para além disso, apresenta um nível de detalhe que apenas o espectador atento pode perceber.

It’s Okay to Not Be Okay (2020)

Ko Moon-Young (Seo Yea-Ji) é uma popular escritora de livros infantis. O seu fã n.º 1 é Moon Sang-Tae (Oh Jung-Se), um homem na casa dos 30 anos que está no espectro do autismo. O irmão mais novo, Moon Kang-Tae (Kim Soo-Hyun), é o seu cuidador desde que a mãe faleceu de forma misteriosa. Sang-Tae assistiu a tudo e adquiriu um trauma relacionado com o evento, o que leva a que os dois irmãos tenham uma vida nómada.

Kang-Tae trabalha em hospitais psiquiátricos, nunca tendo progredido na carreira por causa da instabilidade. É por causa de um evento num dos hospitais em que trabalha que os três se cruzam e a história começa.

It’s Okay to Not Be Okay explora vários distúrbios psicológicos e conta a história traumática da infância das três personagens. É claro que, como qualquer drama sul-coreano, a abordagem nunca deixa de ser algo irrealista, mas a estética e cinematografia perderiam a qualidade se assim fosse. É o drama mais visto na categoria de romance na Netflix na Coreia do Sul e está também disponível em Portugal.

Pinocchio (2014)

Ha-Myeong (Lee Jong-Suk) cresceu sem pais, após um incêndio vitimar o pai, um bombeiro, e a mãe ter falecido pouco tempo depois. Completamente abandonado, acaba por ser resgatado por uma família que vive numa zona rural, nomeadamente por um idoso já com alguns problemas que crê que Ha-Myeong é o filho mais velho que perdeu há 30 anos.

O menino é rebatizado como Choi Dal-Po e cresce com o idoso e a neta, Choi In-Ha (Park Shin-Hye), da mesma idade que o protagonista, de quem se torna “tio”. In-Ha tem, no entanto, uma particularidade: sempre que mente, começa a soluçar – é o chamado “síndrome Pinóquio”.

Isto coloca um desafio à sua ambição profissional: In-Ha quer ser repórter, tal como a mãe ausente, a conhecida repórter e apresentadora televisiva Song Cha-Ok (Jin Kyung), que Dal-Po descobre ter sido quem, anos antes, impiedosamente cobriu a reportagem do fogo devastador que acabou com a vida do seu pai. Dal-Po não sabe o que quer fazer quando crescer, mas a inteligência leva-o a um lugar em comum com a “sobrinha”: a televisão.

Pinocchio traz uma abordagem interessante do jornalismo sul-coreano e sobre a tendência das visualizações e grandes interesses económicos ditarem aquilo que importa mostrar no pequeno ecrã.

Suspicious Partner (2017)

De acordo com a descrição da Netflix, embora a série ainda não esteja disponível em Portugal, a “vida de um procurador de sucesso dá uma reviravolta, quando a nova estagiária que ele acaba de contratar se torna a principal suspeita de um homicídio“. Ele é No Ji-Wook (Ji Chang-Wook) e a resolução deste caso vai ditar o fim da sua carreira como procurador, decidindo deixar a pressão do cargo público para exercer advocacia. Ela é Eun Bong-Hee (Nam Ji-Hyun), uma rapariga cujo objetivo após a absolvição do caso é encontrar o verdadeiro homicida que quase a colocou na cadeia por décadas.

Apesar do tema pesado, podemos considerar Suspicious Partner uma espécie de romcom. O tom é facilmente desvendado logo no primeiro episódio.

Lovestruck in the City (2020)

Hopeless romantics, não saiam do sítio, porque a partir de agora as séries são para vocês. Nesta produção, uma equipa acompanha a vida de seis adultos, cujas vidas se cruzam em algum momento, na amizade ou no amor. Realizada por Ji Chang-Wook (também responsável por Suspicious Partner e It’s Okay Not to Be Okay), a série descreve a forma como cada um dos seis participantes vê e se enquadra nas suas relações e conta a história das mesmas.

Protagonizada pelo arquiteto Park Jae-Won (Ji Chang-Wook), que se apaixona de forma intensa, e a designer de espírito-livre Lee Eun-Oh (Kim Ji-Won), que quer esconder quem é e quem queria ser, a trama romântica faz-nos sofrer pelo coração dos dois e pela relação falhada.

Lovestruck in the City inova ao afastar-se do estereótipo de romance sul-coreano (o triângulo amoroso, a tragédia), mostrando apenas adultos a viver uma realidade não tão distante da nossa. A série está disponível na Netflix.

Start-Up (2020)

A série protagonizada por Bae Suzy (que os fãs de kpop devem conhecer), Nam Joo-hyuk, Kim Seon-ho e Kang Han-na explora uma Silicon Valley fictícia na capital sul-coreana, onde os quatro protagonistas se vão eventualmente cruzar. Esta hub tecnológica, a Sandbox, pretende ser um espaço seguro para empreendedores que acabaram de começar um negócio e não têm nada que os ampare.

Start-Up foca-se na história de Seo Dal-Mi e o seu penpal, que nunca chegou a conhecer fisicamente, com quem trocava cartas quando era mais nova. Convencida de que ele é um génio de Matemática dado pelo nome Nam Do-san, Dal-Mi quer encontrá-lo, mas o verdadeiro Do-San não faz ideia de quem ela seja. A série está disponível na Netflix.

Strong Woman Do Bong-Soon (2017)

Personagens femininas fortes? Queremos muitas e Do Bong-Soon (Park Bo-Young) ultrapassa a escala. Literalmente. Dotada de força sobrenatural, Bong-Soon é uma espécie de justiceira que luta contra mauzões durante a noite e trabalha numa empresa de videojogos durante o dia. O negócio é gerido por An Min-Hyuk (Park Hyung-Sik), nada convencionalmente protegido por Bong-Soon, a quem prometeu um alto ordenado e um melhor trabalho conforme ela mostrasse os seus dotes enquanto guarda-costas.

No bairro onde a protagonista vive, encontra-se também o seu amigo de infância (e paixão eterna), In Kook-Doo (Ji Soo), um polícia destacado para investigar crimes contra mulheres que têm sido cometidos ali perto. O desenvolvimento não é difícil de seguir: o triângulo amoroso instala-se e, no meio de gráficos peculiares, Bong-Soon prospera. A série está disponível na Netflix.

O post 10 séries sul-coreanas para descobrires depois de ‘Squid Game’ aparece primeiro no Espalha-Factos.

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Sérgio Godinho chora morte: "Fará falta a muita gente"

O músico Sérgio Godinho mostrou-se de luto, nas redes sociais, e aproveitou para deixar um desabafo que emocionou os seguidores. © Selfie Sérgio Godinho chora morte: “Fará falta a muita ... Read more »

VÍDEO: Benfica B bate Rio Ave com golo de Paulo Bernardo

© Maisfutebol VÍDEO: Benfica B bate Rio Ave com golo de Paulo Bernardo O Benfica B venceu este sábado o Rio Ave, no Seixal, por 2-0, em jogo da jornada ... Read more »

Madeira com mais 2 mortes, 87 novos casos e 775 situações ativas

A Madeira registou hoje mais duas mortes associada à covid-19, reportando 87 novos casos nas últimas 24 horas e 775 situações ativas, informaram hoje as autoridades de saúde da região ... Read more »

Adalberto sucede a Adalberto na UNITA e “Galo Negro” volta a cantar

© Fornecido por Lusa XIII Congresso da UNITA Luanda, 04 dez 2021 (Lusa) – Apitos, cornetas e “ye ye yés” efusivos saudaram hoje a eleição de Adalberto da Costa Júnior ... Read more »

Max Verstappen bateu no muro em Jeddah e deixou Hamilton com a 103.ª pole

© Fornecido por Lusa Formula One Grand Prix of Saudi Arabia Jeddah, Arábia Saudita, 04 dez 2021 (Lusa) – O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a 103.ª ‘pole position’ ... Read more »

Max Verstappen bateu no muro em Jeddah e deixou Hamilton com a 103.ª pole position

Britânico foi o mais rápido na qualificação para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, © HAMAD I MOHAMMED O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou este sábado a 103.ª ... Read more »

Covid-19: Reino Unido impõe novas restrições de viagens

Passageiros obrigados a apresentar teste negativo e certificado digital. © Toby Melville A partir de terça-feira quem chega ao Reino Unido está obrigado a apresentar um teste negativo à covid-19, ... Read more »

Imani e Hermien testaram positivo à covid-19: os dois hipopótamos estão agora de quarentena

Os dois animais vivem no jardim zoológico de Antuérpia, na Bélgica © DIRK WAEM/ Getty Images Dois hipopótamos do jardim zoológico de Antuérpia, na Bélgica, foram postos em quarentena depois ... Read more »

F1- Bottas: quero vencer, mas prioridade é o campeonato de construtores

© Steve Etherington / Motorsport Images Valtteri Bottas, Mercedes O piloto da Mercedes Valtteri Bottas disse em entrevista em Jeddah que quer vencer, mas que prioridade é o campeonato de ... Read more »

Será que alguma vez a Humanidade vai conseguir traduzir o que os cães realmente andam a ladrar?

© Foto Getty Images A experiência está ao alcance de qualquer humano: basta fazer au-au, béu-béu ou até rosnar. É possível que o cão continue sem perceber o que quer ... Read more »

VÍDEO: Lewandowski bisa e Bayern vence clássico em Dortmund

© Maisfutebol VÍDEO: Lewandowski bisa e Bayern vence clássico em Dortmund No clássico mais previsível dos tempos recentes, o Bayern Munique venceu em casa do Borussia Dortmund, por 3-2 (veja os ... Read more »

O show de Bernardo: mais dois golos e o City já é líder (VÍDEO)

© Maisfutebol O show de Bernardo: mais dois golos e o City já é líder (VÍDEO) Pep Guardiola diz que Bernardo Silva é o melhor futebolista da Premier League e ... Read more »

Manifestantes contra medidas para travar a pandemia atacam jornalistas em Berlim

Diversos grupos detratores das medidas adotadas pelo Governo convocaram uma manifestação para este sábado com o lema “Não à vacinação obrigatória” © picture alliance / getty Pelo menos cinco jornalistas ... Read more »

Gâmbia elege Presidente em contexto de covid-19 e de economia muito frágil

© Fornecido por Lusa Gambia presidential elections Banjul, Gâmbia, 04 dez 2021 (Lusa) – A Gâmbia elegeu hoje o seu Presidente para os próximos cinco anos, numa eleição crucial para ... Read more »

Cabo Verde pede condições a África para atrair investimento privado

© Fornecido por Lusa Apresentação do balanço da Missão de Avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Cabo Verde Santa Maria, Cabo Verde, 04 dez 2021 (Lusa) – O vice-primeiro-ministro ... Read more »

Gâmbia elege Presidente em contexto de pandemia e economia muito frágil

A Gâmbia elegeu hoje o seu Presidente para os próximos cinco anos, numa eleição crucial para uma jovem democracia que procura superar um passado ditatorial recente e os efeitos da ... Read more »

Bernardo Silva bisa com um golaço e o Man. City já lidera (VÍDEO)

© Elson Correia bernardo_silva_manchester_city_7 O Manchester City de Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo venceu o Watford por 1-3, em jogo a contar para a 15ª jornada da Premier ... Read more »

Egito de Carlos Queiroz está nos quartos-de-final da Taça das Nações Árabes

O Egito venceu, este sábado, o Sudão por 5-0 e avançou para os ‘quartos’ da competição que Carlos Queiroz encara como preparação para o play-off de apuramento, agendado para março, ... Read more »

Magia de Bernardo Silva para colocar o campeão no trono da Premier

© Getty / Richard Heathcote Magia de Bernardo Silva para colocar o campeão no trono da Premier Num jogo onde Bernardo Silva encheu o campo e fez dois golos, um ... Read more »

PLACAR F1: Confira duelos internos das equipes após a classificação do GP da Arábia Saudita

© Andy Hone / Motorsport Images Valtteri Bottas, Mercedes, congratulates Lewis Hamilton, Mercedes, in Parc Ferme after Qualifying Em mais uma classificação emocionante, a Fórmula 1 definiu o grid de ... Read more »

Vídeo: fuga à Polícia acaba com estrondo em cima de inocentes

© Autoportal Fuga à Polícia na República Checa (captura YouTube) Este vídeo partilhado pela Polícia da República Checa mostra uma perseguição a alta velocidade pelo meio de trânsito nos dois ... Read more »

Covid-19: França soma mais de 51 mil casos nas últimas 24 horas

O país contabiliza, ainda, mais 106 mortos. © Getty Images O país contabiliza, ainda, mais 106 mortos. Nas últimas 24 horas, França soma mais 51.624 casos e 106 mortos associados ... Read more »

Merkel faz último apelo à vacinação

© Markus Schreiber/Copyright 2021 The Associated Press. All rights reserved O governo francês tenta controlar a escalada de novos casos de covid-19 com o reforço das restrições para os passageiros ... Read more »

Congresso do MDM: Próximo presidente poderá ser eleito ainda este sábado

Decorre na cidade da Beira, centro de Moçambique, o terceiro congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força política de Moçambique. © DW/A.Zacarias Provided by Deutsche Welle O congresso ... Read more »

GP da Arábia Saudita: Lewis na pole, Mercedes na frente e Max foi ao muro

© Autoportal Lewis Hamilton (Lusa) Lewis Hamilton garantiu para si a pole position do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, assim como a Mercedes assegurou a primeira linha da ... Read more »

Mourinho sofre derrota pesada no reencontro com a «ex»

© Getty / Mourinho sofre derrota pesada no reencontro com a «ex» O «amor» antigo de José Mourinho não teve piedade da AS Roma do treinador português. O campeão italiano ... Read more »

F1: Hamilton diz que ritmo da Red Bull na classificação em Jeddah tinha "algo a mais"

© Simon Galloway / Motorsport Images Lewis Hamilton, Mercedes W12 Lewis Hamilton reconheceu que o ritmo da Red Bull na classificação para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 tinha ... Read more »

Egito e Carlos Queiroz apuram-se para os quartos de final da Taça das Nações Árabes

© Fornecido por Lusa Egypt vs Lebanon Doha, 04 dez 2021 (Lusa) – A seleção de futebol do Egito, treinada pelo português Carlos Queiroz, goleou hoje a sua congénere do ... Read more »

Barcelona perde em casa com o Bétis antes do jogo com o Bayern Munique

Foi a primeira derrota de Xavi como treinador dos catalães. © Eric Alonso O Bétis foi este sábado à Catalunha vencer por 1-0, no que foi a primeira derrota de ... Read more »

Taça das Nações Árabes: Carlos Queiroz apura-se para os quartos

© Maisfutebol Taça das Nações Árabes: Carlos Queiroz apura-se para os quartos O Egito, treinado por Carlos Queiroz, goleou este sábado o Sudão por 5-0 e garantiu um lugar nos quartos de final ... Read more »

Mamadú quis, Viseu sonhou e a goleada nasceu

© zerozero.pt – Margarida Leal Mamadú quis, Viseu sonhou e a goleada nasceu O Viseu 2001/Palácio do Gelo viajou este sábado até ao Algarve para derrotar o Portimonense por 3×7, ... Read more »

Covid-19: Mais 56 mil pessoas receberam dose de reforço em 24 horas

© Fornecido por Lusa Covid-19: Vacinação na Ajuda em Lisboa Lisboa, 04 dez 2021 (Lusa) – Mais 56.081 pessoas receberam a terceira dose de reforço da vacina da covid-19 nas ... Read more »

Fórmula 1: Hamilton garante ‘pole' após batida de Verstappen

© Maisfutebol Fórmula 1: Hamilton garante ‘pole’ após batida de Verstappen O piloto britânico Lewis Hamilton garantiu, este sábado, a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Arábia Saudita, confirmando ... Read more »

F1- Verstappen lamenta classificação em Jeddah: "P3 é um pouco decepcionante"

© Erik Junius Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B Max Verstappen lamentou o resultado obtido no treino classificatório em Jeddah: “P3 é um pouco decepcionante”. Lewis Hamilton levou a melhor na classificação ... Read more »

F1: Hamilton conquista pole position do GP da Arábia Saudita após acidente de Verstappen

© Charles Coates / Motorsport Images Lewis Hamilton, Mercedes W12 Lewis Hamilton aproveitou uma batida de Max Verstappen nos momentos finais da classificação para o GP da Arábia Saudita de ... Read more »

F1: Mercedes faz dobradinha em Jeddah após acidente de Verstappen; confira grid de largada do GP da Arábia Saudita

© Simon Galloway / Motorsport Images Lewis Hamilton, Mercedes W12 Lewis Hamilton aproveitou um erro de Max Verstappen nos momentos finais da classificação para o GP da Arábia Saudita de ... Read more »

Lewis Hamilton partirá à frente de toda a gente na corrida que pode decidir o título mundial de F1

Há uma conjugação de fatores que pode levar o sete vezes campeão do mundo a perder o título, já no domingo, no Grande Prémio da Arábia Saudita, para Max Verstappen, ... Read more »

F1: Red Bull entrará com recurso contra isenção de Hamilton por desrespeito a dupla bandeira amarela no TL3

© Simon Galloway / Motorsport Images Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing Helmut Marko, chefão da Red Bull, afirmou que a equipe tomará providências e entrará com recurso contra a ... Read more »

Morreu Pedro Gonçalves, contrabaixista dos Dead Combo

© TVI24 Morreu Pedro Gonçalves, contrabaixista dos Dead Combo Pedro Gonçalves, contrabaixista da banda Dead Combo, morreu este sábado aos 51 anos, vítima de doença prolongada. A notícia foi avançada ... Read more »

Primeira derrota de Xavi Hernández aos comandos do FC Barcelona

© Fornecido por Lusa FC Barcelona vs Real Betis Balompie Redação, 04 dez 2021 (Lusa) – O Bétis foi hoje à Catalunha vencer por 1-0, no que foi a primeira ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic