Comando dos EUA confirma ataque contra base da coligação no Iraque

Milícias pró-Irão dispararam mísseis balísticos no sábado contra uma base que abriga tropas americanas no Iraque, anunciou hoje o comando militar norte-americano no Médio Oriente (Centcom), relatando um soldado iraquiano ferido e eventuais ferimentos do lado americano.

“Por volta das 18:30 (hora de Bagdade) do dia 20 de janeiro, mísseis balísticos e foguetes foram disparados por combatentes apoiados pelo Irão na base aérea de Al-Assad, no oeste do Iraque”, anunciou o Centcom nas redes sociais.

O comando dos Estados Unidos da América (EUA) acrescentou que “um militar iraquiano foi ferido” e que “estão em curso avaliações de vários funcionários com lesões cerebrais traumáticas”, citado pela agência France-Presse.

Segundo a mesma fonte, a maior parte dos mísseis foram intercetados por sistemas de defesa antiaérea.

Anteriormente, um oficial da polícia iraquiana e um soldado norte-americano indicaram que cerca de 10 mísseis foram disparados no sábado no oeste do Iraque contra a base militar de Ain al-Assad que alberga soldados norte-americanos e outras tropas da coligação anti-‘jihadista’ internacional.

Os ataques foram reivindicados num comunicado de imprensa pela “Resistência Islâmica no Iraque”, uma rede de combatentes de grupos armados pró-Irão, que já realizaram dezenas de ataques contra a coligação anti-‘jihadista’ desde meados de outubro.

A maioria foi reivindicada pela “Resistência Islâmica no Iraque” e Washington lançou diversas vezes as suas próprias represálias. Os EUA mantêm 2.500 soldados no Iraque e cerca de 900 na Síria.

Os tiroteios de sábado ocorrem num contexto regional explosivo, alimentado pelas repercussões da guerra na Faixa de Gaza entre Israel, aliado dos Estados Unidos, e o movimento palestiniano Hamas, apoiado pelo Irão.

No sábado, cinco membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico do Irão, foram mortos num ataque em Damasco atribuído a Israel por Teerão, que ameaçou com represálias.

Na segunda-feira, o Irão lançou ataques com mísseis balísticos contra o Curdistão autónomo no norte do Iraque, alegando ter como alvo um local usado por “espiões do regime sionista [Mossad]”.

Entre 17 de outubro e 17 de janeiro, pelo menos 140 ataques de ‘drones’, foguetes e mísseis balísticos de curto alcance tiveram como alvo a coligação anti-‘jihadista’ mobilizada contra o grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, segundo um responsável da Defesa dos EUA.

Leia Também: Base aérea dos EUA no Iraque atacada. Há pelo menos um ferido grave

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World