Mais de 80 países discutem um plano de paz para a Ucrânia

mais de 80 países discutem um plano de paz para a ucrânia

GIAN EHRENZELLER/EPA

Davos, Suíça, 14 jan 2024 (Lusa) – Mais de 80 países reuniram-se hoje na Suíça para procurar um consenso sobre uma fórmula de paz para a Ucrânia proposta pelo seu Presidente, Volodymyr Zelensky, mas os coorganizadores suíços admitiram estar-se ainda longe de incluir a Rússia.

Os conselheiros para a Segurança Nacional de 83 Estados participaram numa quarta ronda de conversações assentes nas propostas em 10 pontos de Zelensky para uma paz justa e duradoura na Ucrânia, quase dois anos após o início da ofensiva militar russa em grande escala no país.

As conversações foram copresididas pelo conselheiro presidencial ucraniano Andriï Iermak, que dirige o gabinete de Zelensky, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) suíço, Ignazio Cassis, e decorreram na luxuosa estância de esqui de Davos, no leste da Suíça, na véspera da cimeira de cinco dias do Fórum Económico Mundial, que reúne a elite económica e política mundial.

“Oitenta e três nações estão em Davos para falar de paz e dos meios para alcançar a paz. Paz na Ucrânia, mas também noutros países onde existem conflitos. Uma paz de que o povo ucraniano necessita urgentemente”, afirmou Cassis numa conferência de imprensa.

“Teremos, de uma forma ou de outra, de encontrar uma maneira de incluir a Rússia. Não haverá paz sem que a Rússia tenha uma palavra a dizer”, observou.

Mas “tal não significa que devamos (…) esperar que a Rússia faça alguma coisa. A cada minuto que passa, dezenas de civis na Ucrânia são mortos ou feridos. Não temos o direito de esperar eternamente”, acrescentou.

O chefe da diplomacia suíça indicou contudo que, até agora, nem Kiev nem Moscovo estiveram dispostas a dar esse passo, nas três reuniões realizadas a nível de conselheiros da Segurança Nacional em Copenhaga, em junho de 2023, em Jeddah, em agosto, e em Malta, em outubro.

Cassis sublinhou a importância da participação nas negociações do Brasil, da Índia e da África do Sul, que fazem parte dos BRICS, juntamente com a Rússia.

“O seu envolvimento é muito importante, porque eles estão em diálogo com Moscovo e mantêm um certo grau de confiança” com a Rússia, explicou.

As conversações de Davos centraram-se, em particular, nos critérios para determinar o fim das hostilidades, a retirada das tropas russas, a justiça para os crimes cometidos e a prevenção de uma nova escalada.

Segundo o MNE suíço, a reunião de hoje deverá ser provavelmente a última desse tipo a nível de conselheiros de segurança nacional, devendo-se encarar a perspetiva de uma reunião a um nível superior.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética, e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

As últimas semanas foram marcadas por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, enquanto as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

ANC (HB) // SCA

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World