Investimento em refinarias: a curiosa ‘vocação’ do Brasil de desperdiçar oportunidades

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A Lei 9.478, de 06 de agosto de 1997, extinguiu o monopólio da Petrobras nas atividades relativas à cadeia do petróleo, mas desde então houve apenas um movimento privado significativo no refino, a aquisição da Refinaria de Mataripe (antiga RLAM), que pertencia à Petrobras, pela Mubadala Investment Company.

É pouco, considerando a produção de petróleo (9.ª do mundo em 2022) e o mercado consumidor crescentes (8.º do mundo em 2022) no Brasil. Esse desinteresse privado explica-se pelo histórico de décadas de intervenções governamentais nos preços dos combustíveis via controle acionário da Petrobras, mortal para um setor de capital intensivo com longo prazo de maturação.

O setor de refino tem sofrido impacto das novas demandas ambientais. A capacidade em países desenvolvidos (OCDE) tem reduzido. O alto investimento (Capex) em nova capacidade ou em reforma de unidade existente contrasta com a curva declinante de demanda por fósseis, em decorrência do compromisso com a redução das emissões. Em contrapartida, tem havido expansão da capacidade no Oriente Médio e Ásia (principalmente Índia e China).

Mesmo considerando as inegáveis competências técnicas e capacidade econômica da Petrobras, o mercado brasileiro comportaria outros atores contribuindo com investimentos, empregos e arrecadação de tributos. Com maior número de agentes, haveria o estímulo natural ao aumento da eficiência e à redução dos preços. Ademais, o retorno sobre o capital investido no refino é bem inferior ao de um campo do pré-sal, ensejando uma questão clássica de alocação ótima de recursos.

investimento em refinarias: a curiosa ‘vocação’ do brasil de desperdiçar oportunidades

Governo pretende aumentar a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco Foto: Wilton Jr. / Estadão

A intervenção em preços, por melhores que sejam as intenções, gera custos maiores para a sociedade, principalmente para as camadas mais vulneráveis, pois as consequências são fuga de investimentos, redução de empregos e inflação via componente cambial. Os maus exemplos são muitos e ajudam a explicar casos como os da Argentina e da Venezuela. O primeiro possui reservas gigantescas de gás, capazes de sustentar seu consumo por centenas de anos, mas é importador desse produto. O segundo possui as maiores reservas de petróleo do planeta – mas os Estados Unidos, com 23% das suas reservas, produzem 17 vezes mais.

No passado, projetos de grandes refinarias com escasso embasamento técnico geraram elevadas perdas para a Petrobras e contribuíram para a ampliação da defasagem existente entre a oferta e a demanda internas de combustíveis fósseis.

A despeito de 25% da oferta de energia para o setor de transporte terrestre vir de biocombustíveis, o Brasil supre 30% do seu consumo de diesel e em torno de 5% do consumo de gasolina com importações.

Nesse cenário, projetos de ampliações das atuais. refinarias, nascidos sob critérios técnico-econômicos sustentáveis, elevarão em cerca de 500 mil barris/dia sua atual capacidade sem que haja investimentos em novas refinarias.

Considerando os patamares pré-covid19, as vendas de gasolina encerraram o ano de 2022 com um crescimento de 12,8% (541 mil barris/dia – gasolina A, antes de sofrer adição de etanol e transformar-se em Gasolina C). Já as vendas de diesel subiram 10,3% (950 mil barris/dia – diesel A, antes de sofrer adição de biodiesel e transformar-se em Diesel B), ambas atingindo marcas recordes.

Projeções indicam, em um cenário de crescimento econômico, que a demanda de gasolina poderia subir quase 40% e a de diesel aproximadamente 50% em quinze anos. A variação 2023/2022, com dados de dezembro sendo fechados, projeta crescimento superior a 5%.

O Brasil está diante de uma oportunidade ímpar, gerada pelos seus dotes naturais e pelas questões geopolíticas, de atrair investimentos vultosos em energia. Cabe ao Estado, em qualquer das vertentes (petróleo, solar, biomassa, eólica, dentre outras), zelar por uma regulação eminentemente técnica e por um ambiente de negócios saudável, que atraia investimentos. Competimos com outros países e precisamos ser mais rápidos do que eles. Se falharmos, não será a primeira oportunidade perdida, mas talvez seja a última.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World