Preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha alcança um novo mínimo histórico

O mercado ibérico de eletricidade terá esta sexta-feira à tarde a sua hora mais barata de sempre, com um preço negativo de 10 cêntimos por megawatt hora. O preço médio diário será mais alto, mas com Portugal a pagar menos 25% do que Espanha

preço grossista da eletricidade em portugal e espanha alcança um novo mínimo histórico

Preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha alcança um novo mínimo histórico

O mercado ibérico de eletricidade (Mibel) alcançou esta quinta-feira um novo registo histórico, com o mais baixo preço horário de sempre em Portugal e Espanha. Na contratação de eletricidade para sexta-feira, 12 de abril, o Mibel terá uma hora com a energia a ser transacionada a -0,1 euros por megawatt hora (MWh), tanto em Portugal como em Espanha.

Esse registo supera os preços horários negativos que foram alcançados nos últimos dias, e que chegaram a -0,05 euros por MWh em Espanha e -0,03 euros por MWh em Portugal no mercado de contratação para o dia seguinte. No mercado intradiário, que serve para fazer ajustes à contratação feita de véspera, já eram frequentes os registos de preços negativos em algumas horas.

Os dados da plataforma do Mibel de contratação de eletricidade para o dia seguinte, designada Omie, mostram, contudo, que esta sexta-feira estará longe de ter o preço diário mais baixo de sempre, já que haverá uma elevada amplitude de preços entre as várias horas do dia.

Se Portugal e Espanha terão um preço mínimo comum de 10 cêntimos negativos, o preço máximo atingirá os 78,44 euros por MWh em Espanha e os 74,23 euros por MWh em Portugal.

O pico de preço em Espanha esta sexta-feira ocorrerá durante a manhã, mas o lado português do Mibel não acompanhará esse máximo diário, num desacoplamento de preços também conhecido como market splitting.

Esta separação ocorre sempre que a capacidade de interligação entre dois países (ou regiões) está esgotada. Durante o início da manhã desta sexta-feira Portugal estará a exportar eletricidade para Espanha no máximo da capacidade disponível nas linhas que ligam os dois países, levando a que o preço em algumas horas seja mais baixo em Portugal do que em Espanha.

Desta forma, o preço médio diário em Portugal esta sexta-feira será de 14,98 euros por MWh, quase 25% mais baixo do que o preço espanhol, de 19,94 euros por MWh.

Será o preço diário mais alto desde 25 de março, quando o custo grossista da eletricidade passou os 20 euros em ambos os países.

A subida no preço médio diário (que esta quinta-feira foi de 12 euros por MWh) é explicada por uma redução da produção eólica, que ao início da manhã e ao fim do dia de sexta-feira irá requerer uma maior produção hidroelétrica, que cobrará mais pela sua energia nessas horas de pico de procura. Durante o dia, a abundância de energia solar manterá os preços horários no zero ou em valores negativos.

O preço grossista corresponde apenas a uma parte do custo a suportar pelos consumidores de eletricidade, cuja fatura inclui também as tarifas de acesso à rede. Mas o preço verificado no Mibel é uma referência relevante para grande parte da indústria, cujas tarifas de eletricidade variam em função do mercado grossista, e para dezenas de milhares de famílias que também têm tarifários indexados ao mercado ibérico.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World