Michael Douglas é Benjamin Franklin em série que retrata sua missão na corte francesa

LOS ANGELES, INGLATERRA (FOLHAPRESS) – Quando Michael Douglas foi convidado para estrelar e produzir a minissérie “Franklin”, ele primeiro se lembrou de suas aulas de história na escola e depois foi dar uma olhada numa nota de US$ 100. Nela está estampado seu personagem, Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos.

“Não vi nenhuma semelhança”, diz o ator de 79 anos, se referindo à calvície e ao peso acentuado de Franklin, um prolífico escritor, cientista e diplomata que liderou diversos papéis vitais na criação do país.

“Ben era um homem renascentista. Foi um dos melhores escritores do século 18 e só frequentou dois anos de escola”, afirma Douglas, durante um evento de lançamento da série que chegou à Apple TV+ nesta sexta-feira.

“Franklin” se passa longe dos Estados Unidos, nas cortes empetecadas de pó-de-arroz e vestidos pomposos da França, mais de uma década antes da Revolução Francesa. É um baile de trejeitos aristocráticos, pontuada pela chegada dos estrangeiros Franklin e seu jovem neto Temple, interpretado por Noah Jupe.

A tarefa da dupla é convencer os franceses a apoiar financeira e militarmente a revolução americana contra a Grã-Bretanha. Franklin, com 70 anos, chega ao país como uma celebridade, famoso por conta de suas invenções com eletricidade. O ano é 1776, quando as forças americanas estão prestes a entrar em colapso, com menos de 3.000 soldados.

“Não havia nenhum plano. Não sei bem o que eles estavam pensando ao declarar independência porque não tínhamos dinheiro nem exército de verdade, nem navios, nem nada”, diz Douglas. “Ben é enviado porque ele é conhecido. E você pensa, vamos começar uma nova democracia pedindo ajuda para uma monarquia!”

A estada de Franklin na França durou mais de oito anos, com boas doses de espionagem, certa humilhação pela pouca afinidade com a língua francesa, e eventuais casos amorosos, com destaque para a amizade com Madame Brillon —vivida pela francesa Ludivine Sagnier—, pianista e compositora que organizava salões culturais.

“Franklin era um sedutor de homens e mulheres. Ele tinha um charme e podia conversar sobre muitos assuntos. E ele amava as mulheres. Eu não gostaria nada de ter sido casado com ele”, diz Douglas. “Ele tinha um brilho nos olhos.”

Franklin era ambicioso e tinha relações complicadas com sua família, incluindo um filho que ele havia abandonado na prisão por ser leal à coroa britânica e uma filha com a qual não tinha contato. “Só porque alguém é talentoso não significa que seja uma pessoa adorável. Ele era um tanto narcisista e tinha um temperamento explosivo. E podia ser muito teimoso”, afirma o ator.

Para ficar mais parecido com o personagem, Douglas chegou a fazer testes com maquiagem. No entanto, as duas horas e meia de trabalho diário, além dos 45 minutos para tirar tudo, não valiam a pena para uma produção de oito episódios. “Nós conversamos e achamos melhor deixar um pouco mais da minha personalidade para ter o apoio do público.”

Entre o desfile interminável de perucas extravagantes, Franklin se destaca pelo rosto bronzeado e madeixas compridas. Às vezes, ele exibe seu próprio chapéu, um gorrinho feito de pele de marta, causando curiosidade dos franceses.

O ator se apoiou num inglês de sotaque “lento e claro” para viver o personagem, nascido em Boston e que passou a vida na Filadélfia. “Sempre fico nervoso com sotaques, não sou bom como minha mulher Catherine [Zeta-Jones], que é britânica e galesa.” E seu francês? “Pas mal”, arrisca o ator.

Já o ator Noah Jupe viveu como seu personagem, aprimorando o francês à medida que se apaixona pelo país. Na história real, ele permanece em Paris após o retorno do avô aos Estados Unidos.

Douglas é ganhador de duas estatuetas do Oscar, primeiro como produtor de “Um Estranho no Ninho”, de 1975, e depois como ator em “Wall Street”, de 1987. Ele falou que nunca havia feito um papel histórico e que isso foi uma das razões para topar “Franklin”, gravado na França e com cenas em Versalhes.

“Nos últimos anos, passei a riscar coisas da minha lista”, diz, explicando que também nunca havia feito comédia até a série da Netflix “O Método Kominsky”, nem atuado com tela verde de efeitos especiais até o filme da Marvel “Homem-Formiga”.

“Franklin” é baseado no livro “A Great Improvisation”, ou uma grande improvisação, sem edição brasileira, de Stacy Schiff, embora Douglas tenha se apegado mais à biografia de Franklin escrita por Walter Isaacson.

No fim, o que mais impressionou Douglas foram os paralelos constantes com a realidade. “Pudemos ver o quão vulnerável e frágil é uma democracia, e como ela deve ser protegida.”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World