Pílula do dia seguinte: qual é a eficácia? Pode tomar regularmente? Tire dúvidas

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Conhecida por ser uma contracepção de emergência, a “pílula do dia seguinte” (PDS) chegou ao Brasil em 1999 com o propósito de evitar gestações não planejadas em mulheres que tiveram relações sexuais desprotegidas, enfrentaram falhas em outros métodos contraceptivos (como ruptura de preservativos ou esquecimento de anticoncepcionais) ou foram vítimas de violência sexual.

Segundo Silvana Chedid, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a PDS é um método seguro e com raros efeitos colaterais se utilizado corretamente. Assim como o anticoncepcional diário, seu objetivo é bloquear a ovulação. No entanto, a diferença reside na dose de hormônios presentes nesse medicamento. “Enquanto a PDS requer uma dose maior para interromper a ovulação, o anticoncepcional diário realiza essa tarefa com doses menores e de forma contínua ao longo do ciclo”, explica Silvana.

pílula do dia seguinte: qual é a eficácia? pode tomar regularmente? tire dúvidas

Uso de pílula do dia seguinte é recomendado em situações de emergência, como ruptura de preservativo. Foto: dalaprod/Adobe Stock

Vendida em farmácias sem necessidade de receita e disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), a pílula do dia seguinte pode ter eficácia superior a 90% dependendo do momento em que for tomada. Apesar disso, sua administração requer atenção. Afinal, como todo medicamento, o uso de forma inadequada pode acarretar danos à saúde ou até mesmo comprometer o efeito do comprimido.

Um exemplo disso é o uso frequente da PDS, ou pior ainda, a substituição do anticoncepcional diário e do preservativo por ela. Afinal, é crucial se lembrar da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), já que os preservativos são a melhor forma de proteção.

Abaixo, tire dúvidas cruciais sobre a PDS e entenda o que é mito em relação a esse medicamento.

Quando a pílula do dia seguinte deve ser tomada?

De acordo com estudo publicado pelo The Lancet, a pílula do dia seguinte apresenta boa eficácia principalmente quando administrada nas primeiras 24 horas depois da relação sexual desprotegida.

Segundo a análise, que contou com a participação de 1.955 mulheres, a eficácia do medicamento funciona da seguinte forma:

  • 99,5% de eficácia se usado nas primeiras 12 horas após a relação desprotegida;
  • 95% entre 13 e 24 horas;
  • 85% quando consumido depois de 25 a 48 horas;
  • 58%, depois de 49 a 72 horas.

Ainda de acordo Carolina de Souza, ginecologista e obstetra da Maternidade São Luiz Star e Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, o medicamento pode ser usado em até cinco dias, mas, neste caso, a eficácia diminui significativamente.

O que pode “cortar” o efeito do medicamento?

Segundo Carolina, alguns medicamentos indicados para convulsão e o uso de rifampicina (utilizada no tratamento da tuberculose) podem interferir na eficácia da medicação.

Além disso, Silvana complementa que episódios de vômito em até seis horas após a ingestão do medicamento também podem colocar a eficácia em risco. “Nesse caso, o ideal é ingerir uma nova dose”, orienta a ginecologista.

Quais os possíveis efeitos colaterais?

Apesar de raros, efeitos adversos podem acontecer. A ginecologista Milena Bastos Brito, membro da Comissão de Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cita alguns deles:

  • Náusea
  • Vômito
  • Tontura
  • Fadiga
  • Cefaleia
  • Sensibilidade mamária
  • Dor abdominal
  • Atraso menstrual

Em relação ao atraso menstrual, Milena observa que 13% das mulheres experimentam um atraso superior a sete dias, enquanto 15% têm um atraso de três a sete dias ou uma menstruação adiantada, e 57% experimentam o retorno da menstruação dentro de três dias após a data esperada.

É permitido tomar o medicamento com frequência?

Não, a pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas em casos emergenciais. Isso porque, conforme explica Carolina, o uso rotineiro desse medicamento pode aumentar os riscos de efeitos colaterais, além de elevar a probabilidade de falhas.

Outro ponto também a se considerar é a questão da eficácia variar muito dependendo do momento em que o medicamento é tomado. Às vezes, por uma inconveniência, como não encontrar uma farmácia próxima, o consumo da PDS pode acontecer tardiamente, aumentando os riscos de gravidez.

    Considerando esses fatores, optar por outros métodos de contracepção, como anticoncepcional regular ou DIU, pode ser melhor. Além disso, vale reforçar a importância dos preservativos, independentemente do uso de anticoncepcional comum, da PDS ou até mesmo de dispositivo intrauterino. Afinal, essa é a melhor forma de evitar as IST’s.

    Se eu já uso anticoncepcional regularmente, posso recorrer à pílula do dia seguinte?

    É frequente que algumas mulheres experimentem insegurança e sintam a necessidade de “reforçar a proteção”. No entanto, se já estão utilizando regularmente anticoncepcionais, ou até mesmo um DIU, recorrer à pílula do dia seguinte não é necessário.

    Naturalmente, a situação muda caso haja algum deslize no uso do anticoncepcional ou se surgir algum problema com o DIU.

    Essa combinação não é recomendada devido à alta dose hormonal presente na pílula do dia seguinte, o que pode sobrecarregar o corpo quando usada em conjunto com outros métodos contraceptivos. Isso pode aumentar as chances de efeitos adversos, como vômitos, náuseas e até mesmo sangramento vaginal.

    A pílula do dia seguinte é abortiva?

    Segundo Carolina, esse é o principal mito relacionado à PDS. Isso porque o contraceptivo perde sua função quando é utilizado por uma mulher que já está grávida.

    “A pílula impede a ovulação ou a retarda, portanto, não há encontro do espermatozoide com o óvulo. Logo, não ocorre a fundação e formação do embrião. Por isso, é errado dizer que ela provocaria um aborto”, explica a ginecologista.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World