Chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

O início da primavera é o melhor momento para iniciar pequenas remodelações em casa. Isso porque, por um lado, os dias tornam-se mais longos, o que facilita a realização dos trabalhos ao ar livre; por outro lado, as temperaturas sobem e os materiais secam mais rapidamente. Além disso, não há problema em deixar as janelas abertas para ventilar e, assim, evitar odores fortes.

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

decorar casa

Créditos: Habitissimo

Tudo isto com uma vantagem adicional: com a chegada do verão e das férias, os trabalhos de renovação estarão terminados. Mas que obras podem ser feitas com a mudança de estação? De todos os tipos, mas há alguns particularmente interessantes, como sugerem os especialistas do Habitissimo.

Melhorar o isolamento

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

primavera

Créditos: Habitissimo

Se, durante o inverno, te apercebeste de que a tua casa perdeu muito calor, está na altura de resolver o problema. Embora possa parecer um investimento significativo, deves ter em conta que a tua fatura do aquecimento poderá reduzir até 50%.

Que renovações melhoram o isolamento da casa? A instalação de materiais de isolamento nas paredes exteriores é um trabalho que pode ser feito num único dia e sem qualquer intervenção. E, se as tuas janelas tiverem alguns anos, é uma boa ideia trocá-las por outras mais eficientes.

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

terraço

Créditos: Habitissimo

Ainda há tempo para a chegada do calor sufocante do verão, mas não há melhor altura do que o início da primavera para considerar a instalação de ar condicionado. O motivo? A procura de produtos e profissionais aumenta à medida que as temperaturas sobem.

Renovar a casa de banho e a cozinha

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

casas de sonho

Créditos: Habitissimo

Tanto a casa de banho como a cozinha são divisões húmidas e sofrem especialmente no inverno. Se tiver aparecido humidade, bolor ou fugas, é aconselhável não deixar passar o tempo e encontrar uma solução o mais rapidamente possível. Se os revestimentos forem substituídos, tudo secará muito mais depressa.

Ao renovar tanto a casa de banho como a cozinha, há outro aspeto importante a ter em conta: se tiver de mudar os azulejos, vale a pena gastar um pouco mais para renovar a canalização, especialmente se já tiver alguns anos. Esta é a melhor forma de evitar avarias que, mais tarde, obrigariam a novas paredes ou pavimentos.

Repintar paredes

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

casas sustentáveis

Créditos: Habitissimo

As tintas atuais não libertam cheiros fortes, mas é sempre bom arejar a casa. As temperaturas amenas da primavera permitem-no e, além disso, quando as janelas estão abertas, secam muito mais depressa. A temperatura também é importante no caso das fachadas exteriores, porque com demasiado calor a tinta pode secar demasiado depressa e rachar.

Preparar os espaços exteriores

chegou a primavera: pequenas remodelações a fazer em casa

eficiência energética

Créditos: Habitissimo

Os terraços, alpendres ou jardins são os ambientes mais esquecidos durante o inverno. Por isso, quando a estação fria termina, é altura de os renovar, para que estejam perfeitamente prontos para serem utilizados quando os dias permitirem. Pintar paredes e grades, mudar o pavimento se estiver danificado, instalar nova iluminação ou substituir a relva danificada são algumas ideias.

E se tencionamos realizar o nosso sonho de construir uma piscina no jardim ou no pátio, é uma boa ideia tomar a decisão agora. Se quisermos desfrutar dela no verão, devemos pedir orçamentos o mais cedo possível.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World