Vulcão entra em atividade ao lado de porto pesqueiro, na Islândia

A atividade sísmica acelerou fortemente durante a noite e as poucas dezenas de habitantes que tinham se instalado em Grindavik foram retirados por volta das 3h locais, segundo a rádio e a televisão públicas islandesas.

Por Redação, com agências internacionais – de Grindavik, Islândia

Uma nova erupção vulcânica foi registrada neste domingo perto do porto de pesca de Grindavik, no sudoeste da Islândia, de onde os habitantes foram retirados com urgência durante a madrugada.

vulcão entra em atividade ao lado de porto pesqueiro, na islândia

O vulcão na Islândia não entrava em atividade há mais de oito séculos

A atividade sísmica acelerou fortemente durante a noite e as poucas dezenas de habitantes que tinham se instalado em Grindavik foram retirados por volta das 3h locais, segundo a rádio e a televisão públicas islandesas.

A erupção começou por volta das 8h locais a norte de Grindavik, de acordo com o Gabinete Meteorológico Islandês (IMO). Imagens de vigilância mostram grandes fluxos de lava cor de laranja brilhante ao longo de duas fissuras.

 

Perigo

“Uma nova fissura se abriu fora dos limites da cidade de Grindavik”, declarou o instituto em novo boletim ao meio-dia.

O IMO tinha anunciado de manhã que uma primeira fissura abriu “em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a norte de Grindavík”, a cerca de 450 metros da cidade.

“Os habitantes foram todos retirados durante a noite e não há vidas em perigo, mas a infraestrutura pode estar em risco. Os voos não foram interrompidos”, declarou o presidente islandês, Guðni Jóhannesson, em mensagem na rede social X (ex-Twitter).

 

Precaução

Para o presidente da Câmara de Grindavik, Fannar Jónasson, a nova fissura cria outra situação mas nada pode ser feito, o que é preocupante.

Esta é a quinta erupção vulcânica na Islândia em quase três anos, tendo a anterior ocorrido na noite de 18 de dezembro na mesma região, cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital, Reiquiavique.

Grindavik, uma pequena cidade com 4 mil habitantes, já tinha retirado todos os habitantes em a 11 de novembro de 2023, como medida de precaução, após centenas de sismos provocados pelo deslocamento do magma sob a crosta terrestre – precursor de uma erupção vulcânica.

 

Impacto

Os terremotos danificaram a cidade, criando grandes fissuras nas estradas, casas e edifícios públicos.

Pouco depois da erupção de 18 de dezembro, os habitantes foram autorizados a regressar brevemente às suas casas e, cinco dias depois, de forma permanente, antes de serem novamente retirados nesta madrugada. Apenas algumas dezenas de moradores regressaram pela manhã às suas casas, mas de forma muito breve.

As autoridades locais tinham determinado, nesse sábado à noite, que os habitantes abandonassem a localidade até segunda-feira, devido à atividade sísmica e ao impacto nas fendas existentes na cidade. Por isso, tiveram de acelerar o ritmo de saída durante a noite.

A decisão surge na sequência do desaparecimento, na quarta-feira, de um islandês de 51 anos que trabalhava no preenchimento de uma fenda em um jardim privado quando o solo cedeu subitamente sob seus pés.

 

Erupções

Após 48 horas de buscas intensas, as autoridades decidiram suspendê-las na sexta-feira à noite, devido ao fato de a área ser muito perigosa. O homem, que ainda não foi encontrado, tinha caído mais de 30 metros numa fenda.

Na mesma região, as autoridades estão atentas à central geotérmica de Svartsengi, que fornece eletricidade e água a cerca de 30 mil pessoas e cujas instalações estão protegidas por um muro.

“O que conta é onde a lava flui. Agora é muito importante monitorá-la”, explicou Kristín Jónsdóttir, especialista da IMO.

Até a erupção de março de 2021, a península de Reykjanes, ao sul da capital, foi poupada de erupções durante oito séculos.

Terra de fogo

Desde então registraram-se mais quatro erupções – em agosto de 2022, julho e 18 de dezembro de 2023 e nesta manhã – o que os especialistas acreditam ser sinal de nova atividade vulcânica na área.

Quatro dias após a erupção de 18 de dezembro, as autoridades declararam que a atividade vulcânica tinha cessado, mas não puderam dizer se tinha terminado, devido a possíveis fluxos de lava subterrâneos.

A Islândia, terra de fogo e gelo e a região mais vulcânica da Europa, conta com 33 sistemas considerados ativos.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World