Cafeína pode influenciar gordura e risco de diabetes, defende estudo

cafeína pode influenciar gordura e risco de diabetes, defende estudo

Máquina de café | Fotografia: Unsplash

A concentração de cafeína no sangue pode influenciar a nossa gordura corporal, um dos principais fatores para desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Estas conclusões resultam de um estudo realizado em 2023 que utilizou marcadores genéticos para estabelecer uma ligação mais definitiva entre os níveis de cafeína, o IMC (Índice de Massa Corporal) e o risco de diabetes de tipo 2. A equipa de investigação, composta por cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, da Universidade de Bristol e do Imperial College London, no Reino Unido, teoriza sobre a possibilidade de bebidas com cafeína sem calorias serem exploradas como um método potencial para ajudar a reduzir os níveis de gordura corporal.

“As concentrações de cafeína plasmática mais elevadas previstas geneticamente foram associadas a um menor IMC e à massa gorda de todo o corpo”, lê-se no estudo publicado no British Medical Journal. O estudo analisou dados de 10.000 participantes, recolhidos em bases de dados genéticas existentes. Os participantes que tem variações que afetam os genes, especificamente o CYP1A2 e o seu gene regulador AHR, tendem a metabolizar a cafeína mais devagar , permitindo que esta permaneça na corrente sanguínea durante um período prolongado. E também consomem menos cafeína normalmente.

Os investigadores estabeleceram relações causais prováveis entre a presença destas variações, doenças como a diabetes, massa corporal e fatores de estilo de vida. Embora tenha sido encontrada uma ligação significativa entre os níveis de cafeína, o IMC e o risco de diabetes tipo 2, não foi observada qualquer relação entre a quantidade de cafeína no sangue e as doenças cardiovasculares, incluindo fibrilhação auricular, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

Estudos anteriores apontam para  queum aumento moderado do consumo de cafeína promove uma melhor saúde cardíaca e um IMC mais baixo. Esta nova investigação fornece informações adicionais sobre os efeitos do café no organismo. No entanto, é fundamental ter em conta que os efeitos da cafeína no organismo não são iguais para todos, pelo que é necessário ter cuidado ao avaliar os seus benefícios.

Os investigadores sublinharam a necessidade de mais estudos para confirmar a causa e o efeito deste fenómeno.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World