População da China cai pelo 2º ano seguido, com taxa de natalidade em mínima recorde

população da china cai pelo 2º ano seguido, com taxa de natalidade em mínima recorde

Mulher e criança em parque de Pequim 12/01/2024 REUTERS/Tingshu Wang

Por Farah Master

HONG KONG (Reuters) – A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo em 2023, quando uma taxa de natalidade em mínima recorde e uma onda de mortes por Covid-19 ao fim dos lockdowns rigorosos impulsionaram uma desaceleração que terá efeitos profundos de longo prazo no potencial de crescimento da economia.

O Centro Nacional de Estatísticas informou que o número total de pessoas na China caiu em 2,08 milhões, ou 0,15%, para 1,409 bilhão em 2023.

Esse número foi bem superior ao declínio populacional de 850.000 em 2022, que foi o primeiro desde 1961, durante a Grande Fome da era Mao Zedong.

No início do ano passado, a China registrou um aumento dramático da Covid em todo o país, depois que três anos de medidas rígidas e quarentena mantiveram o vírus em grande parte contido até que as autoridades suspenderam abruptamente as restrições em dezembro de 2022.

O total de mortes no ano passado aumentou 6,6%, chegando a 11,1 milhões, com a taxa de mortalidade atingindo o nível mais alto desde 1974, durante a Revolução Cultural.

Os novos nascimentos caíram 5,7%, para 9,02 milhões, e a taxa de natalidade foi um recorde de baixa de 6,39 nascimentos por 1.000 pessoas, abaixo da taxa de 6,77 nascimentos em 2022.

Os nascimentos no país vêm despencando há décadas como resultado da política de filho único implementada de 1980 a 2015 e da rápida urbanização durante esse período. Assim como nos booms econômicos anteriores no Japão e na Coreia do Sul, grandes populações se mudaram das fazendas rurais da China para as cidades, onde ter filhos é mais caro.

A taxa de natalidade do Japão foi de 6,3 por 1.000 pessoas em 2022, enquanto a taxa da Coreia do Sul foi de 4,9.

“Como observamos repetidamente em outros países com baixa fertilidade, o declínio da fertilidade costuma ser muito difícil de reverter”, disse a demógrafa Zhou Yun, da Universidade de Michigan.

Diminuindo ainda mais o apetite para a criação de bebês na China em 2023, o desemprego entre os jovens atingiu níveis recordes, os salários de muitos trabalhadores caíram e a crise no setor imobiliário, onde mais de dois terços da riqueza das famílias estão armazenados, se intensificou.

Os novos dados aumentam as preocupações de que as perspectivas de crescimento da segunda maior economia do mundo estão diminuindo devido ao menor número de trabalhadores e consumidores, enquanto os custos crescentes de cuidados com idosos e benefícios de aposentadoria colocam mais pressão sobre os governos locais.

A Índia ultrapassou a China como a nação mais populosa do mundo no ano passado, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), alimentando mais debates sobre os méritos da realocação de algumas cadeias de suprimentos baseadas na China para outros mercados, especialmente com o aumento das tensões geopolíticas entre Pequim e Washington.

A longo prazo, os especialistas da ONU preveem que a população da China diminuirá em 109 milhões até 2050, mais do que o triplo do declínio de sua previsão anterior em 2019.

A população da China com 60 anos ou mais chegou a 296,97 milhões em 2023, cerca de 21,1% de sua população total, acima dos 280,04 milhões em 2022.

A taxa de 7,87 mortes por 1.000 habitantes na China em 2023 foi maior do que a taxa de 7,37 mortes em 2022.

A população do país em idade de aposentadoria, com 60 anos ou mais, deve aumentar para mais de 400 milhões até 2035 — mais do que toda a população dos Estados Unidos — em comparação cerca de 280 milhões de pessoas atualmente.

A Academia de Ciências da China, administrada pelo Estado, prevê que o sistema de aposentadoria ficará sem dinheiro até 2035.

(Reportagem adicional de Alessandro Diviggiano em Pequim)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World