Biden diz que abordagem de Netanyahu à guerra em Gaza é um "erro"

Local destruído por ataque israelense em Rafah, sul da Faixa de Gaza 27/3/2024 . REUTERS/Bassam Masoud

Por Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) – A abordagem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à guerra em Gaza é um “erro”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma entrevista divulgada na terça-feira, oferecendo mais críticas à forma como o aliado próximo está lidando com o conflito.

“Acho que o que ele está fazendo é um erro. Não concordo com sua abordagem”, disse Biden em comentários à Univision, uma emissora de língua espanhola nos EUA.

Biden já vinha chamando o bombardeio de Israel em Gaza de “indiscriminado” e as ações militares israelenses de “exageradas”.

A Casa Branca disse na semana passada que o presidente, em um telefonema com Netanyahu, ameaçou condicionar o apoio dos EUA à adoção de medidas concretas para proteger os trabalhadores humanitários e os civis. A conversa ocorreu após um ataque aéreo israelense que matou sete funcionários da organização humanitária World Central Kitchen.

“O que estou pedindo é que os israelenses simplesmente peçam um cessar-fogo e permitam, nas próximas seis, oito semanas, acesso total a todos os alimentos e medicamentos que entram no país”, disse Biden na entrevista.

O ataque militar de Israel a Gaza tem sido alvo de crescentes críticas internacionais. Nos EUA, Biden tem enfrentado meses de protestos de ativistas, muçulmanos e árabes-americanos, que têm exigido um cessar-fogo permanente em Gaza e restrições à assistência militar dos EUA a Israel.

O ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro matou 1.200 pessoas, de acordo com os registros israelenses. A retaliação subsequente de Israel já matou mais de 33.000 pessoas, de acordo com autoridades de saúde em Gaza, deslocou quase toda a população de 2,3 milhões de pessoas e levou a alegações de genocídio que Israel nega. O enclave também sofre com a fome generalizada.

Israel tem recebido mais ajuda externa dos EUA do que qualquer outro país desde a Segunda Guerra Mundial, embora a assistência anual tenha sido diminuída por dois anos pelo financiamento e equipamentos militares enviados à Ucrânia desde a invasão russa em 2022.

Os EUA tradicionalmente protegem Israel no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e vetou três propostas de resolução sobre a guerra em Gaza. O país se absteve na mais recente votação no mês passado, permitindo que o conselho exigisse um cessar-fogo imediato.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World