Por que Alonso ainda não está "velho demais" para a Fórmula 1?

Por que Alonso ainda não está “velho demais” para a Fórmula 1?

Fernando Alonso ainda estará ativo na F1 aos 45 anos de idade. Normalmente, você diz que essa vaga deveria ir para um piloto jovem e talentoso, mas se há um piloto que provou que a idade é apenas um número, esse piloto é o espanhol.

Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen são dois exemplos de como isso pode dar errado. Dois pilotos que talvez tenham permanecido ativos na F1 por tempo demais. Em algum momento, eles perderam a fome e só estavam ativos no esporte porque gostavam de correr. Eles não estavam mais lá para vencer ou se tornar campeões mundiais.

Você também percebe isso agora com alguns pilotos mais velhos no grid atual. Com Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen, você se pergunta se todos eles ainda querem isso. Sim, correr na Fórmula 1 é ótimo, mas será que eles ainda têm aquela ambição ardente de aproveitar ao máximo suas carreiras? Eles querem ser melhores a cada fim de semana do que no anterior?

Por que Alonso merece permanecer na F1?

Enquanto com esses pilotos, em algum momento, você pensa “Dê esse lugar a uma jovem estrela”, você nunca tem essa sensação com Fernando Alonso. No final de 2018, o fogo havia se apagado, e foi sensato que Alonso se afastasse temporariamente da F1. Desde seu retorno, no entanto, Alonso tem estado mais faminto do que nunca, provando repetidamente que ainda está entre os melhores.

Alonso não está na F1 para fazer número. Alonso quer vencer e não se contentará com um desempenho abaixo do esperado. É por isso que ele se encaixa tão bem na Aston Martin. Essa equipe está repleta de ambição. Eles construíram uma fábrica totalmente nova, tiraram os melhores funcionários das grandes equipes e se tornarão uma equipe oficial de fábrica em 2026 por meio de seu acordo com a Honda. Um novo projeto precisará de alguma experiência no cockpit, especialmente se o filho do proprietário continuar ocupando o outro assento.

Alonso também não demonstrou em nenhum momento, desde seu retorno, que seu lugar não é no topo. Em seu primeiro ano de volta à F1, ele bateu de frente com Esteban Ocon. Naquela época, Ocon estava pilotando para a Alpine há um ano, enquanto Alonso estava fora do esporte há dois anos. Alonso marcou mais pontos e terminou à frente de Ocon em mais corridas do que vice-versa, e o duelo de classificação terminou em 11-11.

No segundo ano, Alonso venceu o duelo de forma mais convincente. Ocon proclamará depois desse ano que venceu Alonso. Isso é verdade em pontos, mas Alonso perdeu um grande número de pontos naquele ano devido aos abandonos. O fato de Ocon ter marcado apenas 11 pontos a mais que Alonso, apesar de todos os DNFs de seu companheiro de equipe, não foi exatamente uma conquista significativa.

Além disso, Alonso, mesmo com sua idade, era mais forte que Ocon na classificação. Durante todo o ano, Alonso foi, em média, um décimo mais rápido que o francês por sessão de classificação e venceu o duelo de classificação por 12 a 10.

Como Alonso assumiu a liderança na Aston Martin

No entanto, a mudança para a Aston Martin é o exemplo que mostra que Alonso ainda tem o que fazer na F1. Enquanto Sebastian Vettel não foi muito melhor que o canadense nos anos em que esteve ao lado de Lance Stroll, Alonso o deixou para trás. Por exemplo, o duelo de classificação entre Vettel e Stroll em 2022 foi de 13 a 7. Alonso venceu o duelo em 2023 por 18 a 3. A diferença média por sessão de qualificação também dobrou de um décimo e meio para três décimos. A diferença em pontos também aumentou bastante.

No segundo ano, esse quadro não mudou. Além de Alonso ter um desempenho muito melhor do que Stroll em um ano inteiro, Alonso ainda está presente nos momentos em que pode brilhar. Com o carro da Aston Martin, ele subiu ao pódio oito vezes em 2023. Em Mônaco, o espanhol chegou perto da pole position e da vitória. Mônaco é o lugar onde os pilotos fazem a diferença.

Enquanto outros pilotos mostram sinais de estagnação ou até mesmo de declínio, Alonso ainda não apresenta desgaste. De acordo com Alonso, não haverá nenhum por enquanto. Ele parece estar falando sério quando diz que quer continuar correndo na F1 depois dos 45 anos, se ainda achar que pode.

Alonso mostra que a idade é apenas um número. Alguns pilotos do grid são muito mais jovens, mas estão mais prontos para se aposentar do que Alonso. Alonso não pode ficar sem correr. Se não for mais bom o suficiente para a F1, ele correrá em outra categoria. Provavelmente, ele nunca deixará de correr completamente, portanto, por enquanto, ele não deixará a F1. Ele merece isso.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World